Internship Program

O programa que eu escolhi estudar aqui foi o de estudo e trabalho, que é muito comum nos Estados Unidos, mas infelizmente foi descontinuado no Canadá. No meu caso, como eu queria ficar um ano, seriam seis meses de estudo e seis de trabalho. A escola tinha a opção de você achar um emprego por conta própria, ou pagar uma taxa e eles acharem pra você, escolhi a segunda opção pela comodidade. E antes mesmo de viajar, tive uma entrevista por Skype com a empresa que seria responsável por providenciar o emprego, me perguntaram qual o tipo de trabalho eu queria e disseram que quando chegasse a hora, entrariam em contato.

Logo que comecei a escola o pessoal do departamento de internship já me chamou pra conversar e eu descobri que poderia mudar de cidade pra trabalhar, o que na agência de intercâmbio disseram que não poderia ser feito. Escolhi ir pra Vancouver pra fazer os seis meses de trabalho. Tudo decidido, me orientaram em todas as coisas que eu deveria fazer. Me ajudaram a escrever meu currículo, abrir conta no banco, e entrar com o processo do SIN number, que é como se fosse a carteira de trabalho daqui. Depois de dois meses estudando, meu inglês já estava muito melhor, foi quando me chamaram dizendo que tinham uma vaga disponível pra trabalhar numa loja, e que se eu quisesse eles arranjariam uma entrevista. Aceitei, fui na entrevista, passei e comecei a trabalhar!

A entrevista foi bem tranquila, já que era uma vaga de vendedora, foi mais mesmo pra ver como estava o meu inglês. O gerente da loja fez perguntas básicas sobre minha vida, tipo de onde eu vim, quanto tempo estava no Canadá, quanto tempo ficaria, se eu estava gostando da cidade e outras perguntas desse gênero. Como esse emprego era ligado a escola, eles não exigiam muito dos estudantes, o que eles queriam mesmo era saber se eu daria conta de atender os clientes. Depois dessa breve conversa, o gerente já disse que eu estava contratada e perguntou quando eu podia começar.

Trabalhei numa loja esportiva chamada SVP Sports, que por sinal vende coisas bem baratas. No começo era complicado, muitas vezes não entendia bem o que as pessoas falavam, não sabia os termos em inglês e não entendia absolutamente nada de esportes. Mas o pessoal da loja sempre ajudou muito. Aos poucos fui me adaptando e aprendi muito mais do que se eu estivesse na escola. Quando encontrava com meus amigos era nítido meu progresso, todos eles elogiavam meu inglês, e estava sendo muito mais fácil entender as pessoas. Em quatro meses de trabalho subi 5 níveis, o que não seria possível se estivesse apenas estudando.

Nesse tipo de intercâmbio você pode escolher se quer trabalhar na sua área de formação ou em qualquer tipo de emprego. A diferença é que na área de formação os trabalhos são voluntários, e em qualquer área são pagos. Escolhi qualquer área, pois meu objetivo era melhorar meu inglês, e não obter experiência profissional.

O tempo foi passando, e eu ainda teria mais quatro meses pra estudar quando terminasse o trabalho. Foi nessa época que descobri a desvantagem do internship. Meus amigos da escola começaram a ir embora, e eu fui ficando sozinha. O pessoal da loja eram legais, mas não eram companhia pra toda hora, foi então que resolvi voltar pra escola. Tive que assinar um termo de compromisso pra poder trabalhar e estudar ao mesmo tempo, dizendo que isso não comprometeria meu aprendizado, e voltei pra escola. A partir daí tudo voltou ao normal e como fiz todas essas mudanças entre trabalho e estudo, sobrou apenas um mês pra passar em Vancouver.

Vantagens do programa:

Você estuda, melhora o inglês e tem a oportunidade de conviver com canadenses, o que ajuda muito no listening e speaking. Além disso, dá pra ganhar uma graninha, que não é muito, mas o suficiente pra pagar as contas básicas. Quando o estudante vem nesse programa, vem com o visto de estudo e trabalho, mas não vá achando que você pode largar a escola e trabalhar onde quiser, a imigração é bem rígida quanto a isso, você tem que continuar a escola e não pode trabalhar mais tempo do que o tempo que estudou.

Loja: SVP Sports