Empregos part-time

Muita gente me pergunta sobre empregos e como é o pagamento aqui. Vou explicar neste post como funciona o part-time. Pra começar, pra trabalhar legalmente é preciso ter work permit, e normalmente a imigração não concede facilmente pra brasileiros. No meu caso, eu tinha work permit por causa do internship, que como eu disse no post anterior é uma ótima alternativa. Se você prefere um programa de intercâmbio convencional, pode sempre procurar algum trabalho que pague em dinheiro*.

Normalmente esse tipo de trabalho é mais pesado, como limpeza, construção, e restaurantes, mas quem faz diz que vale a pena. As vezes esse tipo de trabalho parece humilhante no começo pra quem veio do Brasil, estudou, tem uma qualidade boa de vida, mas conheço várias pessoas que passaram por cima do preconceito e estão felizes fazendo isso como um serviço temporário.

A maioria dos part-time jobs como lojas e restaurantes paga por hora, e normalmente é o salário mínimo, $10,25 na província de Ontário. Alguns restaurantes pagam menos, $8,90 mas ganham TIPs (gorjeta), o que no final acaba sendo mais lucrativo. O pagamento é feito semanal ou quinzenal, e para empregos em empresas, trabalhando full-time o salário normalmente é fixo, pago a cada duas semanas, e varia de área pra área.

Eu tive dois part-time jobs. Trabalhei em uma loja fazendo de tudo um pouco, desde ajudar os consumidores até receber mercadoria, organizar estoque, decorar vitrine, caixa, fazer pedido de novas mercadorias e transferência de uma loja pra outra. Era um trabalho fácil e era bem divertido. O meu segundo part-time foi no college como notetaker, que era bem simples também. Minha função era assistir aulas e fazer anotações pra alunos que tem algum tipo de deficiência. Além de simples, foi uma experiência boa pra aprender mais sobre outras áreas. Aprendi como são produzidas bebidas alcoólicas, marketing pra eventos especiais, leis canadenses, psicologia, ética e um pouco mais de inglês.

Enfim, se você pensa em imigrar pro Canadá, pense que se o salário part-time não é dos piores, imagine como é o salário de um profissional qualificado. Mas vale levar em conta que trabalhando part-time não dá pra se manter, você vai precisar ter uma reserva de dinheiro pra pagar suas contas.

Dica: Conheço várias pessoas que vieram estudar inglês, começaram a trabalhar em um desses empregos ilegais e largaram a escola pra fazer mais dinheiro. Na minha opinião investir no inglês vale mais a pena, mas é um investimento a longo prazo que carece paciência, então venha preparado com uma boa quantia de dinheiro guardada, se surgir oportunidade, trabalhe eventualmente, mas continue se dedicando aos estudos.

* quando falo em trabalho que pague em dinheiro, é porque normalmente o salário é depositado diretamente na conta bancária, ou pago em cheque nominal para pessoas que possuem permissão de trabalho, pois dessa quantia, o governo desconta algumas taxas. O dinheiro que falei é cash mesmo, sem nenhum vínculo com o governo canadense, que aí você pode depositar ou gastar sem problemas, mas lembre-se que isso é ilegal, e você pode ter problemas se escolher este caminho.

Para ler mais sobre emprego full time clique aqui e veja a minha mais recente experiência de trabalho.


Deixe uma mensagem