TTC – “The delay we are experiencing is now clear”

We apologize for any inconvenience

The delay we are experiencing is now clear

Quem já veio pra Toronto sabe do que eu estou falando. O TTC é o sistema de transporte público daqui, e integra ônibus, metrô e streetcar, e a cada cinco minutos se desculpa pelo transtorno do metrô atrasado. Comparado com o sistema de transporte público do Brasil, o TTC é muito bom. Durante as horas de rush é possível encontrar os trens cheios e pessoas se espremendo, e algumas vezes você tem que esperar o próximo trem, que normalmente vem mais vazio.

Particularmente eu tenho muito o que reclamar, pois não moro a passos do metrô, e tenho que pegar o streetcar. Todas as manhãs é a mesma coisa, tenho que esperar de dez a quinze minutos um streetcar que dê pra entrar, o que acaba sendo o mesmo tempo que eu gastaria andando pro trabalho. Agora que não está mais frio eu vou de tênis ou sapatilha andando e troco de sapato no trabalho, ou ando de bicicleta, o problema maior é no inverno que 10 minutos andando parecem uma eternidade com todo aquele frio e neve na rua, não tem outro jeito senão esperar. Mas e quando eu vou pra algum lugar mais longe? O jeito é se espremer num transporte público lotado no estilo brasileiro.

O metrô possui 4 linhas, que cobrem uma grande parte da cidade, principalmente o centro. E de cada estação é possível pegar ônibus e streetcars pra onde você quiser ir. O sistema é simples e fácil de usar, os ônibus tem um trajeto reto, e se você precisar mudar de direção basta trocar de ônibus para a direção desejada. Se você quiser saber mais sobre como usar o TTC, leia esse post.

Além disso, o serviço é equipado com auto-falantes dizendo qual será a próxima parada – next stop: spadina, spadina station – e gps, pra você saber exatamente a que horas o seu transporte chegará. E não precisa nem ter um smartphone pra usar o serviço, é só mandar uma mensagem para o número 898882 com o número do ponto que você deseja e pronto, em segundos você receberá uma mensagem de volta com o próximo horário se vai demorar ou não. Esse serviço é ótimo pro inverno, quando está absurdamente frio e você não quer esperar do lado de fora por muito tempo. Mas se caso você tenha um smartphone pode baixar o aplicativo pra ver também.

Quando cheguei aqui, apesar de andar com um mapa na bolsta, pois não tinha um celular com google maps, sempre me perdia, e se não fosse pelo metropass, eu teria gasto uma fortuna em passagem indo e voltando dos lugares errados ou em taxis. Mas também já tive que pagar duas vezes pelo metropass no mesmo mês quando perdi o meu no um dia depois de ter comprado.

Apesar de ainda estar longe de ser perfeito, ele supre a necessidade da maioria da população, e principalmente dos pobres estudantes internacionais que podem comprar o passe com desconto. Com histórias tristes ou engraçadas, o TTC faz parte da rotina, e quem nunca pegou o blue night (o ônibus da madrugada) voltando da balada não sabe o que é diversão.

Diferente do Brasil, aqui existe o metropass, que é um cartão que dá direito a passe livre no transporte público. É válido para o mês todo e você pode usar quantas vezes quiser pra qualquer um dos veículos do TTC. A vantagem é que você não precisa sempre ter troco no bolso, e se você utiliza o transporte com frequência fica muito mais barato. A desvantagem é que você se torna preguiçoso. Se eu tenho que andar dos quarteirões e o ônibus está por perto, eu não penso duas vezes em pegá-lo. Definitivamente o metropass foi o culpado pelos meus quilos a mais.

 

Deixe uma mensagem