Bonjour Montreal: Passeio na parte Francesa do Canadá

Contaminada com a magia francesa depois de passar o fim de semana em Montreal, estou aqui pra compartilhar o quão maravilhosa é aquela cidade. Já tinha visitado várias vezes, mas essa foi a primeira vez que fiquei mais de um dia, e sem dúvida nenhuma, estou mais apaixonada por essa pequena França no meio do Canadá.

Montreal é a segunda maior cidade do Canadá, localizada na província de Quebec, possui 1.7 milhões de habitantes. Foi colonizada pela França, e por isso, eles ainda mantém a língua como língua oficial. 56% da população fala inglês e francês e é bem comum ver em lojas e restaurantes funcionários que não falam ou não são fluentes em inglês. Normalmente, quando entramos em algum estabelecimento, as pessoas começam a falar em francês, e ao perceber que os turistas não falam a língua, trocam para o inglês ou chamam outra pessoa pra atender. Além disso, toda a sinalização da cidade é escrita em Francês, inclusive o nome das ruas e estações de metrô.

Particularmente neste fim de semana, a cidade estava em festa por causa da Formula 1. Algumas ruas do centro estavam fechadas com festivais e feiras sobre carros, e alguns brasileiros que estavam comigo compararam o evento com o salão do automóvel em Campos do Jordão no Brasil. Foi uma viagem incrível e cheia de surpresas.

O Trem:

Viajei pela primeira vez de trem! O Via Rail tem umas promoções muito boas pra viajar bem barato dentro do Canadá e até pros Estados Unidos. O trem era confortável e tinha tomadas e wifi! Total das passagens: $50, incluindo ida e volta.

O Albergue:

Com um mês de antecedência os hotéis e albergues já estavam quase lotados por causa da Formula 1, achamos um que parecia legal, tinha um preço bom e tinha vaga para todo o grupo. Fechamos… Chegamos lá, digamos que foi uma pequena decepção ver que o lindo quarto de hotel era na verdade um cortiço. Esse albergue eu não recomendo, mas recomento um outro que é melhor.

Dica: Sempre procure referências de albergues através de amigos ou pela internet.

A Formula 1:

Não entendo nada de Formula 1, e fui mais pela experiência, e apesar do lugar que ficamos não favorecer em nada, foi uma experiência muito legal. Nossos ingressos eram de admissão geral, e o nosso lugar era perto da pista, mas na grama molhada, sem direito a cadeirinhas. Mas enfim, deu pra chegar pertinho da pista e sentir os carros, porque ver mesmo, só dava pra ver o vulto. Como aqueles carros são rápidos! E como o barulho é alto! Mas dá uma sensação muito boa assistir ao vivo, eu recomendo! O vídeo mostra um pouco a sensação dos carros, mas ao vivo é outra coisa. Pra conferir mais informações da corrida, preços e comprar ingresso, visite o site oficial.

A Cidade:

Como já falei, sou apaixonada por Montreal, a cidade é linda, as pessoas são lindas, tudo é lindo! Tem vários pontos turísticos legais pra visitar, como a igreja de Notre Dame, biosphere, old Montreal e centro olímpico. É uma cidade que merece ser visitada, principalmente no verão (veja aqui o roteiro de 3 dias na cidade). Quem não foi deveria ir.

Deixe uma mensagem