Homestay e Outras Moradias

contei anteriormente que minha primeira experiência morando em homestay (Casa 1: Foto acima) não foi nada boa. O quarto era horrível, a comida também, e a família não se importava nem um pouco com os estudantes que moravam lá. Claro que nem todas as famílias são ruins, eu mesma tive uma boa experiência na minha segunda homestay quando fui pra Vancouver.
Quando morava no Brasil mudei de casa várias vezes por causa de localização, preços e conveniência, mas quando vim pra cá vi que tem muitos outros fatores que influenciam a mudança. Aqui no Canadá me mudei 8 vezes (eram 6 quando escrevi esse post originalmente) e com tantas mudanças aprendi como procurar moradia, qual a média de preços e o que é bom ou ruim. Normalmente, quando você se muda tem que pagar por dois meses de aluguel, pelo primeiro mês e pelo último. É uma forma de garantir que o inquilino não vai apenas se mudar sem avisar.

Casa 2: Aqui é muito comum alugar quartos e dividir as áreas comuns com pessoas que você não conhece, por exemplo outros estudantes internacionais. O primeiro quarto que aluguei foi assim. Uma amiga já morava na casa e me recomendou, a localização era boa, mas a casa não era das melhores, como o preço era bem baixo e meu tempo na homestay estava acabando, aceitei. A casa inteira era de quartos alugados, e eu aluguei um quarto no basement, que tinha entrada separada do resto da casa. Cada quarto tinha chave, e a casa só tinha os quartos, banheiro e cozinha, sem sala. No começo estava ok, até que percebi que as outras meninas eram muito bagunceiras e sempre deixavam tudo muito sujo. Me cansei disso e me mudei.

Casa 3: Aluguei um outro basement (porão) com uma amiga, a mesma da casa anterior. Este era no estilo bachelor (apenas um quarto grande, cozinha e banheiro) e também não era bom, mas pelo menos era tudo limpinho. Como era apenas um quarto não deu muito certo dividir, pois os meus horários eram muito diferentes dos da minha amiga (eu estudava de dia e ela trabalhava a noite, ou seja, quando eu estava dormindo ela chegava do trabalho), e ela se mudou. Eu continuei nesse basement morando sozinha até ir pra Vancouver

Outro fator que me fez não gostar dessa casa é que dava pra ouvir todo o barulho dos vizinhos de cima, e por algum motivo eles andavam o tempo todo!
Casa 4: Essa família me recebeu muito bem em Vancouver, e lá era tudo ótimo. O quarto era bom e a cama super confortável, e a comida? Era maravilhosa! Assim como a primeira família, esta também era filipina, mas eram completamente diferentes. Nessa casa era apenas um casal e um cachorrinho muito fofo, e junto comigo tinham mais duas meninas da Espanha. A minha “mãe” era cabeleireira e tinha um salão na própria casa, além disso ela era uma excelente cozinheira, e não fazia apenas arroz grudado e frango sem sal, muito pelo contrário, todas as comidas eram muito saborosas. Ganhei até um corte de cabelo grátis enquanto estava hospedada lá!

Casa 5: Quando voltei de Vancouver aluguei um apartamento com amigos, e este foi o primeiro lugar que realmente me senti em casa. Era limpo, arrumado, cada um tinha seu espaço, tínhamos móveis, cozinha boa, e tudo perfeito, mas o contrato acabou, e tive que me mudar.

Casa 6: Quando o contrato do apartamento anterior venceu, eu aluguei um quarto com umas brasileiras. Essa casa também não era a melhor, mas tinha muitas vantagens, e esse é o motivo que morei lá por mais de um ano. É uma casa pequena, com dois quartos, cozinha, banheiro e uma sala, que transformamos em mais um quarto. A vantagem é a localização, bem perto do centro, do college, e dava pra ir a pé em muitos lugares. Além disso tem um parque bem em frente, onde eu levei muitos tombos patinando no gelo no inverno, e tomei muito sol na piscina pública no verão.

Casa 7: Mais uma vez o contrato acabou, e as meninas voltaram pro Brasil, e como eu não queria ser a responsável pela casa e correr atras de novas moradoras pra dividir o apartamento, me mudei pra um apartamento pra dividir com um amigo meu. A localização era boa, bem pertinho da Casa 5, pertinho do metrô, fácil acesso e o apartamento também era bom, mas era muito pequeno, e quando começamos a procurar por algo maior, foi difícil achar algo que agradasse, e eu acabei decidindo morar sozinha.

Casa 8: Finalmente, o meu atual apartamento! É o bachelor no 17o andar com uma vista linda do lago Ontário e do centro da cidade. Não é grande, tem quarto e sala juntos, mas é o espaço ideal pra mim. Tenho minha privacidade, tenho espaço pra convidar alguns amigos e simplesmente estou adorando!

Morando em tantos lugares eu aprendi que dividir apartamento é uma loteria, pode dar certo ou não, e todos os lugares tem pontos negativos e positivos, o importante é tentar transformar os pontos negativos, e se não der certo, sempre terão muitos quartos/casas pra tentar uma vida nova.
DICAS: Pra quem quer vir pra cá, a melhor opção é se hospedar por um mês em homestay ou Airbnb, já contratada no Brasil e depois que estiver aqui começar a procurar outro tipo de moradia. Veja com os amigos, e busque em sites como o Craigslist ou Kijiji, que são sites de classificados que oferecem desde compra e venda de objetos até aluguel de casas, quartos, empregos e coisas bizarras como a venda de uma mascara de pato. Vai saber o que as pessoas procuram… Você pode procurar em sites como o viewit e padmapper também.
Para mais dicas sobre alugar apartamentos, veja este outro post.

26 Comment

  1. Analyst says:

    Oi Mari,estou planejando ir para Toronto em setembro para um periodo de 6 meses. tenho buscado por homestay no site http://http//torontohomestays.org/
    Você conhece? Tem alguma dica de segurança p não cair em fria nestas buscas a distânicia?

  2. Analyst says:

    Oi Mari,estou planejando ir para Toronto em setembro para um periodo de 6 meses. tenho buscado por homestay no site http://http//torontohomestays.org/
    Você conhece? Tem alguma dica de segurança p não cair em fria nestas buscas a distânicia?

  3. Oi! Olha, eu não conheço esse site, dei uma olhada e parece ser confiável, mas sinceramente não conheço. Minha sugestão seria contratar uma homestay por um mês através da escola que você virá estudar, e se caso não gostar da mesma, procure outra já estando aqui, assim você pode ir visitar antes de se mudar. Eu acho mais seguro, e qualquer problema você pode recorrer a escola.

  4. Oi! Olha, eu não conheço esse site, dei uma olhada e parece ser confiável, mas sinceramente não conheço. Minha sugestão seria contratar uma homestay por um mês através da escola que você virá estudar, e se caso não gostar da mesma, procure outra já estando aqui, assim você pode ir visitar antes de se mudar. Eu acho mais seguro, e qualquer problema você pode recorrer a escola.

  5. Oi Mari, tudo bem? Acabei de descobrir seu blog e estou devorando 🙂 Estou planejando ir para Toronto estudar inglês no ILAC com meu marido e minha filhinha de 1 ano de maio à agosto. No nosso caso ficar em homestay não é uma opção. O que você sugere? Procurei alguns apartamentos no Airbnb, mas estou com receio. Outra coisa, estudando no ILAC da 920 Yonge St qual o bairro você pode recomendar para eu procurar moradia? Muito obrigada 🙂 Bjs Renata

  6. Oi Mari, tudo bem? Acabei de descobrir seu blog e estou devorando 🙂 Estou planejando ir para Toronto estudar inglês no ILAC com meu marido e minha filhinha de 1 ano de maio à agosto. No nosso caso ficar em homestay não é uma opção. O que você sugere? Procurei alguns apartamentos no Airbnb, mas estou com receio. Outra coisa, estudando no ILAC da 920 Yonge St qual o bairro você pode recomendar para eu procurar moradia? Muito obrigada 🙂 Bjs Renata

  7. Oi Renata, como você descobriu o blog?
    Que legal que está vindo pra cá. Eu estudei da ILAC também 🙂
    Eu acho que a melhor opção pra vc seria o Airbnb sim, mas dá uma pesquisada, lê os comentários de quem já ficou na casa, pesquisa bastante. Como você vai ficar só um mês, as únicas opções seguras seriam homestay, hotel ou recomendação de alguém. Das outras opções eu acho que o Airbnb é a mais segura sim.

    Quanto a localização, a ILAC fica bem no centro, então de qualquer lugar é facil de chegar na escola. Procure algum lugar que seja mais próximo do metrô que aí qualquer lugar será ótimo pra se locomover pra escola. Espero ter ajudado 🙂

  8. Oi Renata, como você descobriu o blog?
    Que legal que está vindo pra cá. Eu estudei da ILAC também 🙂
    Eu acho que a melhor opção pra vc seria o Airbnb sim, mas dá uma pesquisada, lê os comentários de quem já ficou na casa, pesquisa bastante. Como você vai ficar só um mês, as únicas opções seguras seriam homestay, hotel ou recomendação de alguém. Das outras opções eu acho que o Airbnb é a mais segura sim.

    Quanto a localização, a ILAC fica bem no centro, então de qualquer lugar é facil de chegar na escola. Procure algum lugar que seja mais próximo do metrô que aí qualquer lugar será ótimo pra se locomover pra escola. Espero ter ajudado 🙂

  9. Oi Mari, vc gostou da ILAC, pois ainda estamos fechando e podemos mudar rs na verdade vamos ficar por 3 meses e não 1 como você disse. Minha preocupação maior é minha bebê..em homestay normalmente eles não aceitam casal com filho. Mas vou pesquisar bastante no airbnb e vou seguir sua dica de ficar próximo de metro. Adorei o blog e vou continuar acompanhando. Esse será nosso trial, pois a intenção é imigrar 🙂 Vamos ver se dá certo! Bjs e obrigada mais uma vez Renata

  10. Oi Mari, vc gostou da ILAC, pois ainda estamos fechando e podemos mudar rs na verdade vamos ficar por 3 meses e não 1 como você disse. Minha preocupação maior é minha bebê..em homestay normalmente eles não aceitam casal com filho. Mas vou pesquisar bastante no airbnb e vou seguir sua dica de ficar próximo de metro. Adorei o blog e vou continuar acompanhando. Esse será nosso trial, pois a intenção é imigrar 🙂 Vamos ver se dá certo! Bjs e obrigada mais uma vez Renata

  11. Oi Renata, desculpa, achei que vc tinha falado que ia ficar um mês. Eu gostei da ILAC sim, achei os professores muito bons, mas também tem muitos alunos mais novos que não querem levar os estudos a sério.

    Já que você vai ficar mais tempo, eu aconselho fechar um mês de acomodação, e aí quando já tiver aqui vai olhando pessoalmente outro lugar, é mais seguro olhar pessoalmente. 🙂

  12. Oi Renata, desculpa, achei que vc tinha falado que ia ficar um mês. Eu gostei da ILAC sim, achei os professores muito bons, mas também tem muitos alunos mais novos que não querem levar os estudos a sério.

    Já que você vai ficar mais tempo, eu aconselho fechar um mês de acomodação, e aí quando já tiver aqui vai olhando pessoalmente outro lugar, é mais seguro olhar pessoalmente. 🙂

  13. tacioheya says:

    Olá Mariana, tudo bem?
    Estou indo para Vancouver este ano. Vi a respeito da casa que morou por lá. Você ainda tem o contato desta casa? Se sim, poderia me passar?
    Este é o meu email – taciorenan@gmail.com
    Desde já, obrigado pelas informações e pelo Blog!
    Abraços.

  14. Oii Mariana, queria saber e você conhece esse site para ficar em casas de familia em vancouver https://www.homestay.com ??? queria saber se é confiável

  15. Oii Tudo bem? Eu queria saber se também também como morar eu e minha amiga em ma casa de familia? E outra eu queria saber qual è o site que você faz o seu perfil pra encontrar a familia Qur combina com você?

  16. Oi Myllena, eu não conheço nenhum site pra isso. Normalmente os estudantes fecham a casa de família através da escola que vão estudar.

  17. Olá Mariana…estou indo para Vancouver em Abril e estou com receio da homestay…a família que vc ficou não tem como por exemplo eu pedir para ficar com eles?

  18. Oi Grazi, infelizmente não tenho contato com a família mais.

  19. Oi Grazi, infelizmente não tenho contato com a família mais.

  20. Mas não se preocupe, normalmente as famílias são boas, e caso tenha algo de errado, você pode reclamar e trocar de casa. 🙂

  21. […] acompanha o blog sabe que eu tive uma vida quase cigana nesses quase seis anos. Antes de conseguir um emprego na minha área, eu sempre dividi apartamento com outras pessoas, e […]

  22. […] Nesse vídeo dou dicas da melhor opção pra morar no Canadá assim que você chega no país, ficar em uma homestay, alugar um apartamento, AirBnb. Além disso, falo um pouco mais sobre como é alugar um apartamento e quais os requisitos necessários pra o aluguel. Links que falo no vídeo: http://www.airbnb.com.br E para mais informações sobre moradia, veja aqui, aqui e aqui. […]

  23. […] para mais informações sobre moradia, veja aqui, aqui e […]

  24. […] essa idéia fui pensar na melhor localização, e qual o tipo de moradia eu queria. Eu já tinha morado em basement anteriormente e descartei a possibilidade, já que não tive uma boa experiência. Ok, preciso […]

  25. Ju Kojima says:

    Oi Mari! Adoro o seu blog.
    Sobre o seu bachelor, você tem o contato da imobiliaria? Estou em Toronto mas em um basement e queria mudar para um apto.
    Obrigada!!

    1. Mari Cimini says:

      Oi Ju, o site é esse. O bachelor não tá listado aí mas ele existe 🙂

      http://amelinproperties.com/apartments-for-rent/22-close-ave/

Comentários fechados.