O Significado da Bandeira do Canadá

Já se perguntou qual o significado da bandeira do Canadá? O que significa essa folha estranha no meio com as duas faixas vermelhas? Essa é a hora de saber qual o significado!

bandeira do canada

Breve história:

A busca pela nova bandeira começou em 1925 mas o projeto não foi concluído e em 1945, o comitê parlamentar iniciou o novo processo de design da bandeira, e recebeu mais de 2600 desenhos. Mesmo assim o projeto não saiu do papel até 1965, quando três modelos de bandeira foram apresentados para substituir a bandeira da Inglaterra no país.

  1. Bandeira vermelha, com uma flor-de-liz junto com a bandeira da Inglaterra (Não consigo imaginar como seria e não achei a foto pra ilustrar)
  2. Bandeira com três maple leafs com bordas laterais azuis
  3. Bandeira branca com a maple leaf no centro

Bandeira_do_canada_antiga

Apesar do então Primeiro Ministro preferir a segunda, felizmente a terceira prevaleceu e sofreu algumas mudanças nas cores.

Significado da bandeira do Canadá:

maple_leafA folha central já era utilizada como emblema canadense desde 1700 pelos índios, e foi proposta como símbolo do país por várias vezes até virar oficialmente o símbolo na bandeira. É a folha de bordo, conhecida por aqui como Maple.

Muitas são as justificativas para as cores da bandeira canadense, a verdade é que as cores vermelho e branco são as cores oficiais do país desde 1921, vermelho remetendo à Cruz de São Jorge, presente na bandeira da Inglaterra e a cor branca remetendo ao emblema real da França, países colonizadores do Canadá. A decisão das bordas laterais vermelhas veio da inspiração na bandeira do Quartel Militar “Commandant’s Royal Millitary College”, com a justificativa de que a disposição das cores pode ser vista a distância.

Commandant_Royal_Millitary_College_flag

Segundo o site do patrimônio do Canadá, o significado da bandeira é “Dominion that is the envy of the world”, traduzindo, seria “O território que o mundo inveja”.

Outras teorias:

Outras informações não oficiais afirmam que a folha representa a natureza e as bordas laterais vermelhas representam o oceano Pacífico e Atlântico. A cor vermelha para a folha remete à cor natural da folha no outono e o seu formato foi especialmente desenhado para que quando no mastro, o vento não distorça a imagem da bandeira, e de qualquer forma dê para ver a folha.

 

Fontes:

http://www.pch.gc.ca/pgm/ceem-cced/symbl/df3-eng.cfm
http://www.pch.gc.ca/eng/1359645764952/1359645851381
http://en.wikipedia.org/wiki/Flag_of_Canada
http://oitoronto.com.br/22115/bandeira-do-canada/

37 Comment

  1. Anônimo says:

    legal

  2. Anônimo says:

    Mto bom, ajudou mto!

  3. Anônimo says:

    Nao achei muito interessante esse significado não ajudou em merda nenhuma!

  4. Anônimo says:

    Nao achei muito interessante esse significado não ajudou em merda nenhuma!

  5. Anônimo says:

    Who wrote this shit!IWanted to know the meaning of it,not where it comes from

  6. Anônimo says:

    Who wrote this shit!IWanted to know the meaning of it,not where it comes from

  7. Anônimo says:

    the little shit that wrote this last comment probably did't read all the text! Valeu, ajudou mto!

  8. Anônimo says:

    the little shit that wrote this last comment probably did't read all the text! Valeu, ajudou mto!

  9. Obrigada pelo comentario. Que bom que pude te ajudar!

  10. Obrigada pelo comentario. Que bom que pude te ajudar!

  11. Obrigada pelo comentario. Que bom que pude te ajudar!

  12. Obrigada pelo comentario. Que bom que pude te ajudar!

  13. Obrigada pelo comentario. Que bom que pude te ajudar!

  14. Obrigada pelo comentario. Que bom que pude te ajudar!

  15. ajudou mt

  16. ajudou mt

  17. Anônimo says:

    Oi precisa corrigir o início. O ano está errado (provavelmente erro de digitação):

    A busca pela nova bandeira começou em 1025 mas o projeto não foi concluído e em 1945, o comitê parlamentar iniciou o novo processo de design da bandeira, e recebeu mais de 2600 desenhos. Mesmo assim o projeto não saiu do papel até 1965, quando a três modelos de bandeira foram apresentados para substituir a bandeira da Inglaterra no país.

  18. Anônimo says:

    Oi precisa corrigir o início. O ano está errado (provavelmente erro de digitação):

    A busca pela nova bandeira começou em 1025 mas o projeto não foi concluído e em 1945, o comitê parlamentar iniciou o novo processo de design da bandeira, e recebeu mais de 2600 desenhos. Mesmo assim o projeto não saiu do papel até 1965, quando a três modelos de bandeira foram apresentados para substituir a bandeira da Inglaterra no país.

  19. Obrigada, era um erro de digitação mesmo. Corrigido.

  20. Obrigada, era um erro de digitação mesmo. Corrigido.

  21. Anônimo says:

    OBS.: O amigo ali encima tb cometeu um erro de digitação (ou histórico msm), rsrs. Em 1025 Colombo nem havia chegado à América. rsrs

  22. Anônimo says:

    OBS.: O amigo ali encima tb cometeu um erro de digitação (ou histórico msm), rsrs. Em 1025 Colombo nem havia chegado à América. rsrs

  23. Anônimo says:

    a historia é legal

  24. Anônimo says:

    a historia é legal

  25. Anônimo says:

    Blog muito bom mas o único defeito é que tem erros de digitação.;-;
    MAS OBG PELO BLOG AJUDO BASTANTE^^

  26. Anônimo says:

    Blog muito bom mas o único defeito é que tem erros de digitação.;-;
    MAS OBG PELO BLOG AJUDO BASTANTE^^

  27. Olá, obrigada por ler o artigo.
    Você poderia ajudar a corrigir os erros de digitação? Reli o texto e só encontrei um pequeno erro. Obrigada!

  28. Olá, obrigada por ler o artigo.
    Você poderia ajudar a corrigir os erros de digitação? Reli o texto e só encontrei um pequeno erro. Obrigada!

  29. Anônimo says:

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

  30. João G. says:

    Muito bonita a história e, claro, a bandeira tbm. Vc já reparou que as bandeiras dos países desenvolvidos são simplificadas mas com grande significado e a bandeira do brasil (que por sinal eu odeioo) é cheia de frescura e o país é um submundo total??

  31. João G. says:

    Muito bonita a história e, claro, a bandeira tbm. Vc já reparou que as bandeiras dos países desenvolvidos são simplificadas mas com grande significado e a bandeira do brasil (que por sinal eu odeioo) é cheia de frescura e o país é um submundo total??

  32. Unknown says:

    Essa árvore também é encontrada no Brasil nas regiões mais frias do sudeste e sul. Aqui chama-se Plátano. As folhas tornam-se alaranjadas e amarelas antes de secar e adquirir a tonalidade marrom indicando que vão desprender-se para dar lugar à nova folhagem.

  33. Unknown says:

    Essa árvore também é encontrada no Brasil nas regiões mais frias do sudeste e sul. Aqui chama-se Plátano. As folhas tornam-se alaranjadas e amarelas antes de secar e adquirir a tonalidade marrom indicando que vão desprender-se para dar lugar à nova folhagem.

  34. Anônimo says:

    Oi, eu tava lendo e vi que vc não tinha achado a bandeira vermelha com a flor de lis junto com a bandeira da Inglaterra. Eu consegui achar com um pouco de sorte =)

    http://bit.ly/1MMffab

  35. Anônimo says:

    Oi, eu tava lendo e vi que vc não tinha achado a bandeira vermelha com a flor de lis junto com a bandeira da Inglaterra. Eu consegui achar com um pouco de sorte =)

    http://bit.ly/1MMffab

  36. Unknown says:

    Adorei as informaçoes, acho simplesmente linda a folha de lordo. Quero ve-la ai qq dia. Abs.

  37. Opa…. calma ai nativo… não fale algo que você não vive ou aprendeu a viver!
    O Brasil, pode ter seus defeitos e tal, mas, a sua cultura e significados são mais ricos e interessantes do que qualquer história capitalista que existe nestes países de primeiro mundo, e a historia territorial e muito parecido com o do Canadá, em relação aos índios e etc. Vai estudar a história mundial, e não pula assuntos principais voltado sobre assuntos éticos e significantes. Abraço e sucesso!

Comentários fechados.