Aplicativos úteis em Toronto

O primeiro mês no país é o mais difícil pra quem acabou de chegar. A insegurança do idioma e de estar em um lugar onde tudo é novidade é grande, e qualquer coisa que ajude na adaptação é válida.

Quando eu cheguei em Toronto, não tinha um smartphone, tinha um celular básico com internet, que usava pra olhar o Facebook, dicionário e google maps quando me perdia, era básico, mas era uma ajuda e tanto pros momentos de desespero. Além disso, tinha um mapa de papel que mostrava a linha do metrô e as ruas da cidade com o número dos ônibus, e assim não ficava perdida por muito tempo. Antes de sair de casa sempre olhava no google como chegar nos locais e anotava tudo pra não me perder, e assim fui conhecendo a cidade.

Pra quem está chegando em outro país, eu recomendo que faça um plano de celular com internet, não precisa ter o mais novo modelo do iphone ou nada fancy, pode ser um modelo básico como o que eu tinha quando vim, mas que funcione em caso de emergências. Facilita por exemplo quando você pega o ônibus errado e vai parar num lugar que não tem a menor idéia de onde é, mas não precisa ter medo, você vai conseguir voltar pra casa!

Confira os aplicativos pra iphone que acho úteis e indispensáveis para quem está chegando em Toronto, ou até mesmo pra quem já está aqui há um tempo:

Rocket Man:

É o app pro TTC (transporte público de Toronto), te informa o ponto de ônibus, streetcar ou metrô mais próximo e quanto tempo você vai esperar. É útil pro inverno quando você não quer esperar muito tempo do lado de fora no frio; pro calor quando você não quer esperar muito tempo no calor; de madrugada, quando você não tem certeza se vale a pena pegar um taxi ou esperar pelo transporte público ou pra qualquer momento quando você só quer saber quando o próximo ônibus está vindo.

Google Maps:

O google maps é indispensável pra mim. Me salva sempre que estou perdida (acredite, mesmo morando aqui há dois anos ainda me perco) e ainda me diz como chegar em qualquer lugar, quanto tempo vai demorar e qual a melhor rota de carro, a pé ou de transporte público.

Weather Network:

Pra um país com o clima maluco como o Canadá, um aplicativo pra ver a previsão do tempo é essencial. Você vai saber quando usar short e blusinha, e levar blusa de frio ou guarda-chuva no verão, ou casacos extras no inverno. Esse app é muito mais preciso do que o app do iphone, e ainda informa a sensação térmica, que é mais realística do que a temperatura.

Currency:

Já ouviu falar na expressão “quem converte não se diverte”? Pois é, mas se mesmo assim quiser saber quanto tá o dólar em relação ao real, esse app é bom.

Yelp:

Esse app indica os serviços que você precisa próximos à você. Restaurantes, salões de beleza, floriculturas e vários outros serviços podem ser achados. Além disso, é possível ler os comentários de outras pessoas sobre os locais.

Tradutor:

O google translate tem mais de 50 idiomas listados e dá pra falar a palavra para ser traduzida e ouvir a tradução.

Dictionary:

Dicionário de inglês pra inglês com o significado das palavras, sinônimos e aplicação em frases. Nesse aplicativo você pode pronunciar a palavra que quer o significado quando não está certo de como escrevê-la.

Desculpem-me por só colocar os links pra iphone, mas os meus leitores usam mais iphone do que android. Gostou das dicas? Tem outros apps úteis que não foram listados? Dê sua opinião ou conte sua história.

2 Comment

  1. Legal Mari! Obrigada pelo recado lá no GabynoCanada! 🙂

  2. Heverardo miranda de oliveira says:

    Oi Gaby,aqui é Heverardo M.Oliveira infelizmente aqui no Brasil .Se
    Deus quiser um dia vou conhecer o nosso Canadá.Sou um ferreiro e artesão e ainda vou conhecer este maravilhoso país. Voce tem como me ajudar nas dicas de como chegar até aí?

Comentários fechados.