Golpe do aluguel no Canadá

Semana passada várias pessoas compartilharam um vídeo do depoimento de um casal que sofreu um golpe quando tentou alugar um apartamento antes de vir pra Toronto. No vídeo eles contam que acharam um apartamento pela internet no Craigslist (classificados online) e pagaram tudo antes mesmo de chegar aqui, e depois do pagamento nunca mais tiveram resposta do proprietário que mandaria a chave do imóvel pelos correios.

Já indiquei várias vezes o Craigslist e Kijiji pra achar quartos, casas pra alugar, e outras coisas pra comprar e vender. Ainda acho que é um bom lugar pra achar coisas baratas, mas é sempre bom ter cuidado com ofertas muito boas. Já comprei coisas usadas através dos classificados e também já usei pra procurar casas e percebi que não se pode confiar em tudo que se vê, principalmente em se tratando de alugueis em Toronto, onde tudo é bem caro.

Um golpe que é bem popular é o de aluguel de casas ou apartamentos. O golpista posta um anúncio pra alugar um apartamento ótimo, com ótima localização, normalmente mobiliado e com um preço muito mais baixo do que a média. Deixam apenas um e-mail para contato, e respondem bem rapidamente explicando detalhes do apartamento perfeito, e no final, o proprietário fala que não está em Toronto (normalmente falam que estão em algum outro país) e que o interessado deve preencher o formulário e depositar o dinheiro, assim receberá a chave pelo correio.

Só pelo jeito que esses golpistas respondem o e-mail dá pra perceber que tem alguma coisa errada, mas pessoas inocentes podem cair na conversa. Primeiro, como a pessoa muda de país e leva a chave do imóvel junto? O normal seria deixar com alguém de confiança na cidade ou com alguma imobiliária. Segundo, ninguém aluga um apartamento bom, com boa localização e mobiliado por um preço muito barato, e terceiro, como alugar um apartamento sem olha-lo antes?

Fiquem espertos quando alugar alguma coisa, se você receber uma resposta do proprietário dizendo que não está na cidade, saia pois é roubada! Outra dica é, peça sempre recibos de pagamento, e só pague quando receber a chave e assinar o contrato de aluguel. E por último, se você não estiver na cidade, como foi o caso do casal do vídeo, peça amigos para darem uma olhada no local pra você, e se você não conhecer ninguém na cidade onde vá morar, vale a pena pagar homestay, algum hotel barato ou Airbnb para os primeiros dias, e depois que chegar visitar os apartamentos.

Veja o vídeo para mais dicas e leia esse outro post sobre como evitar cair em golpes do aluguel no Canadá.

Essas são apenas algumas dicas simples que podem evitar uma grande dor de cabeça.

2 Comment

  1. Obrigada Mirella. Devemos divulgar essas informações pra que mais gente não caia nessa. É importante lembrar que existe gente mal carater em qualquer lugar, e qualquer desconfiança é válida quando a oferta é muito boa.

  2. Nossa… isso é verdade mesmo e aqui no prédio que estou morando em downtown, já aconteceu uma vez. Na verdade, fiquei sabendo hoje quando ouvi uma conversa de uma moça que estava falando com o pessoal da recepção.
    Antes da menina continuar falando, o porteiro já foi perguntando: "Quanto a pessoa está falando que está cobrando?"… ela disse C$650 por mês … e ele respondeu "É scam, aqui nesse prédio é pelo menos o dobro do preço" e foi contando toda essa história que você mencionou.
    Um absurdo…. excelente post!!!! Vou divulgar…

Deixe uma mensagem