Receita de Poutine

Receita de PoutinePostei uma foto do Poutine do Mc Donald’s e várias pessoas perguntaram o que era aquilo e pediram a receita. Já comentei brevemente sobre Poutine no blog antes, mas aí vai a explicação do que é essa delícia calórica.

O poutine são batatas fritas cobertas com o molho gravy, que é uma espécie de molho de carne e queijo coalho. É um prato típico do Canadá, principalmente da província de Quebec, e é famoso em todo o país, levando até grandes franchises a se adaptar e oferecer o molho, como por exemplo o KFC e Mc Donald’s.

Pra quem quer tentar fazer em casa e está no Canadá, a receita é fácil, vá ao supermercado, compre o molho em pó, queijo e batatas, siga a receita no verso e pronto! 🙂 Aqui é bem fácil de fazer já que o molho vem pronto, mas se você está no Brasil e quer experimentar, veja a receita:

O que precisa:

30 ml (2 colheres de sopa) de manteiga sem sal

30 ml (2 colheres de sopa) de farinha de trigo

2 xícaras de caldo de carne

Sal e pimenta a gosto

2 dentes de alho finamente picado

1 kg de batatas inglesas

500 g de queijo coalho

Poutine

Modo de preparo:

  1. Em uma panela derreta a manteiga, adicione a farinha de trigo e misture por 5 minutos ou até que a mistura se torne dourada, adicione o alho, sal e pimenta e cozinhe por 30 segundos.
  2. Adicione o caldo de carne e deixe ferver. Misture em fogo baixo até que a mistura engrosse. Reserve
  3. Descasque, corte e frite as batatas
  4. Jogue o queijo coalho cortado em cubinhos e o molho nas batatas. E está pronto pra comer!

A receita foi testada por alguns leitores e aprovada! Claro que não é a melhor que existe, mas dá pra quebrar o galho de quem está com desejo dessa delícia e não tem acesso a ela.

 

O poutine aqui é tão popular que tem restaurantes que só vendem isso, e pra variar, eles oferecem variações, como por exemplo carne moída ou bacon adicional. Eu particularmente prefiro o original.

Aqui vai a lista dos melhores poutines em Toronto pra quem quiser provar:

Poutini’s
Smoke’s Poutinerie
Caplansky’s
Great Burger Kitchen
BQM Diner
Gilead Cafe
Bamburger
Craft Burger

27 comentários sobre “Receita de Poutine

  1. Roger disse:

    Parece uma delicia. Vi agora no Food Network, num roteiro pelo Canadá, ai coloquei no Google e to aqui. Vou fazer. Obrigado por disponibilizar a receita.

  2. Pingback: A Origem do Poutine - vireicanadense
  3. Pingback: Retrospectiva 2014: Os posts mais visitados - vireicanadense
  4. Pingback: Curiosidades canadenses - vireicanadense
  5. Pingback: Retrospectiva 2014: Os posts mais visitados - vireicanadense
  6. Mari Cimini disse:

    Com certeza não é a melhor receita, mas se você não estiver no Canadá, é a maneira de comer esse prato, por aqui qualquer lugar tem, então nem vale a pena fazer em casa! 🙂

  7. Mari Cimini disse:

    Com certeza não é a melhor receita, mas se você não estiver no Canadá, é a maneira de comer esse prato, por aqui qualquer lugar tem, então nem vale a pena fazer em casa! 🙂

Deixe uma mensagem