A visão dos gringos sobre o Brasil

Conheci algumas pessoas que já moraram no Brasil ou já visitaram e é engraçado/trágico ver os comentários dos gringos sobre coisas simples. Não vou entrar em detalhes sobre as coisas ruins que gringos falam sobre o país, isso já foi postado neste artigo, e infelizmente concordo com a maioria das coisas.
Recentemente conheci duas pessoas que moraram seis meses no Brasil, uma Indiana nascida no Estados Unidos que foi dar aulas de inglês em Americana São Paulo e voltou apaixonada com a cantora Vanessa da Mata, coxinha e pão de queijo, e adorava como nós temos mania de falar tudo no diminutivo. E um canadense que foi trabalhar no Brasil em uma multinacional e morou no sul do país. O comentário mais engraçado que ele fez foi que ele gostava muito daquelas barraquinhas que tem na rua que vende coisas da China (Camelô), que era bom porque tudo era barato e se achava de tudo, mas as vezes quando ele voltava lá pra trocar alguma mercadoria ou comprar mais, nem sempre achava as mesmas barraquinhas. Acho que ele não sabia que os camelôs vendem coisas falsificadas e normalmente são ilegais.
Um amigo que visitou o Rio e São Paulo achou tudo lindo e ficou apaixonado com as baladas, principalmente as casas de samba da Lapa no Rio de Janeiro. Mas reclamou da falta de sinalização, principalmente em são Paulo, que o fez ficar perdido por horas.
O Brasil é um país lindo, e não há como negar que todo mundo que vem visitar se apaixona pelo cenário, principalmente se o local visitado for as praias do nordeste. Mas como fazer os turistas virem ao Brasil, se tudo que aparece na mídia é coisa negativa? Muitos amigos já comentaram que só tem coragem de ir ao Brasil se for com um brasileiro junto, pra ensinar o jeitinho e não ser roubado ou morto. Sim, eles acham mesmo que vão morrer, e que o cenário brasileiro é como no filme velozes e furiosos, onde tudo é muito pobre e as pessoas andam com armas na rua.

Já me perguntaram se eu tenho arma, se eu moro na favela, e se tenho amigo traficantes. E eu me pergunto, com um país que tem tantas coisas boas, pode ser vendido de uma maneira tão ruim no exterior? Claro que tem o fator da violência, mas muitos outros países tem, e mesmo assim milhares de pessoas visitam todo ano sem o menor medo.
Quando me perguntam sobre o Brasil eu falo a verdade, é um país lindo sim, e vale a pena visitar, mas tem que tomar certos cuidados. Não é como nos filmes, e também não é apenas samba, futebol e carnaval.

6 Comment

  1. Na verdade todos os latinos tem esse mesmo calor humano e simpatia.

  2. Na verdade todos os latinos tem esse mesmo calor humano e simpatia.

  3. Eu espero que as coisas melhorem depois da copa, mas tudo depende do que acontecer no mundial…. veremos…

  4. Eu espero que as coisas melhorem depois da copa, mas tudo depende do que acontecer no mundial…. veremos…

  5. Eu quero ver o que vai ser depois da copa, se já falam mal do Brasil agora, imagina o que vai ser depois…

    beijo;
    Catherine

  6. Você esqueceu de falar do calor humano e simpatia que só o brasileiro tem.

Deixe uma mensagem