Cervejas

Contaminada pelo calor maravilhoso do Brasil, esse post não podia vir em outra hora. Eu não sou uma forte bebedora de cerveja, mas que no calor uma gelada cai bem, isso cai. Pensando nisso, parei pra comparar Brasil e Canadá no quesito cervejas.


Como muitos sabem, no Canadá não é permitido beber em locais públicos abertos, por exemplo na rua ou em praias e parques, mas isso não impede de tomar uma gelada num bar ou pub, e temos vários pubs por aqui, principalmente no centro de Toronto e Vancouver, duas cidades que já morei e pude notar, e nessa variedade é que vem a diferença entre estes estabelecimentos no Canadá e no Brasil.

Num típico bar brasileiro, só são servidas cervejas locais, normalmente as duas mais populares Brahma e Skol, algumas premium como Original e Boehmia e algumas outras baratas como Nova Schin, Itaipava e Antartica. Quando percebi isso, fiquei pensando nos cardápios canadenses, e percebi que a variedade de cervejas no Canadá é muito maior. Em qualquer pub eles vendem cervejas nacionais e importadas, e o preço nem varia muito, normalmente as importadas são um ou dois dólares a mais, além disso, as garçonetes são treinadas pra entender de cerveja, e como a variedade é maior, se eu falar que quero uma cerveja mais suave, ela vai me mostrar todas as que eles servem e me explicar características de cada uma. Acho bem legal essa questão dos bartenders saberem bastante sobre a bebida, o que me faz interessar um pouco mais pela arte da cerveja. Claro que no Brasil temos bares especializados em cervejas artesanais e importadas, mas do meu ponto de vista, em Toronto a variedade é maior.

Como disse anteriormente, não é permitido o consumo de bebidas alcólidas em locais públicos, e como as leis são mais rígidas, também não é permitida a venda em supermercados e lojas de conveniência. Aqui temos a Beer Store e LCBO, lojas credenciada pra vender álcool em Toronto, e que vende apenas bebidas alcólicas. A primeira, como o nome já diz, vende especificamente cervejas e oferece uma variedade de mais de 350 marcas de cervejas, pra quem realmente gosta, é o paraíso.

Mais uma coisa para os cervejeiros é que Toronto possui uma fábrica de cerveja, a Steam Whistle bem pertinho da CN Tower e ela é aberta a visitação, vale a pena fazer um tour.

E por fim, gostaria de recomendar um pub irlandês em Toronto que eu gosto bastante, chama Village Idiot Pub e fica na 126 McCaul St (Dundas com University Ave.) um quarteirão da St. Patrick station. A bartender lá, Madeleine, sabe tudo de cerveja, e ainda te dá amostras pra provar antes de você pedir um copo.


View Larger Map
Uma desvantagem das cidades Canadenses é que apesar da variedade, o preço das bebidas é mais salgado. Por exemplo, uma caixinha da minha cerveja preferida, a Corona, na LCBO custa $12.95, ou seja $2.15 cada garrafinha long neck, já no bar, a mesma garrafinha é vendida na média por $7. Se você quiser pesquisar mais preços, no site da LCBO dá pra ver o preço das bebidas.

A pior desvantagem mesmo é a falta dos nossos queridos tira-gostos e também da cerveja extremamente gelada. Não importa se é inverno ou verão, a temperatura da cervejinha nunca é tão gelada como as servidas no Brasil.

2 Comment

  1. Caio says:

    Muito legal!!!

  2. Caio says:

    Muito legal!!!

Comentários fechados.