Taxistas multados por se recusarem a atender passageiros

Fonte: http://toronto.ctvnews.ca/should-toronto-taxicabs-charge-a-vomit-fee-1.1643329
Hoje lí uma notícia na CTV que falava que alguns taxistas de Toronto foram multados por não aceitarem levar passageiros saindo de baladas no fim de semana ao seu destino. Lendo a notícia me veio a lembrança que isso já aconteceu comigo várias vezes, e achei muito certa a decisão das multas.

Eu moro pertinho do centro, na região da sherbourne station, e num dia de verão certamente andaria a pé até em casa, principalmente se não estivesse sozinha, mas no inverno é mais complicado, pois está frio, e andar, ou esperar pelo blue nighté uma tarefa difícil. Mais de uma vez, voltando pra casa no fim de semana, quando o metrô já estava fechado, eu optava por pegar um taxi pra não ter que esperar pelo ônibus muito tempo no frio, mas a surpresa vinha quando perguntavam qual era o destino. Os taxistas se recusavam a me levar pois a corrida seria apenas de alguns quarteirões.

A última experiência, e mais frustrante foi neste inverno, no dia da tempestade de gelo. Eu estava em uma festa, e quando decidi ir pra casa, a tempestade estava forte, e estava bastante frio. Na ocasião eu estava apenas com meu cartão de débito, por isso, quando o primeiro taxi parou, perguntei se aceitava cartão, e ele muito grosso respondeu que a máquina de cartão não estava funcionando por causa da tempestade, então falei que iríamos parar no banco no caminho e eu sacaria o dinheiro, este aceitou, mas quando eu disse o destino já entrando no taxi, o taxista mais grosseiro ainda disse que não me levaria. Muito nervosa, pois o céu estava caindo em gelo, o frio intenso, e não tinha nem jeito de andar nas calçadas todas congeladas, parei um próximo taxi, que mal abriu o vidro pra perguntar onde eu iria e arrancou quando disse o meu destino. Enfim um terceiro taxi parou e aceitou parar no banco e me levar em casa.
No Brasil, quando eu morava em Belo Horizonte isso também acontecia, e era uma coisa que sempre me indignou profundamente. Não entendo a atitude dos taxistas, não sei se eles acham que vão perder dinheiro ou se apenas não vale a pena, mas o pior nem é isso, o pior é se recusar a prestar um serviço, e ainda colocar a vida da pessoa em risco, já que forçam as pessoas a andar a pé em local perigoso ou se congelar. Valeu Canadá pela boa atitude!


4 Comment

  1. Anônimo says:

    não sabia que eles se negavam a levar as pessoas só por ser curta a distância…aqui podia ter uma multa para muitas coisas…não vejo a hora de ir embora do Brasil.

    abraço;
    Catherine
    meetyoutherecanada.blogspot.com

  2. Anônimo says:

    não sabia que eles se negavam a levar as pessoas só por ser curta a distância…aqui podia ter uma multa para muitas coisas…não vejo a hora de ir embora do Brasil.

    abraço;
    Catherine
    meetyoutherecanada.blogspot.com

  3. Oi Catherine. As vezes eles se recusam por ser curta distância e muitas vezes pelo por ter mais de 4 pessoas ou por os passageiros estarem embriagados. Espero que isso nunca aconteça com você.

  4. Oi Catherine. As vezes eles se recusam por ser curta distância e muitas vezes pelo por ter mais de 4 pessoas ou por os passageiros estarem embriagados. Espero que isso nunca aconteça com você.

Comentários fechados.