Preparando para entrevistas de emprego

Resumé e Cover Letter devidamente formatados e enviados pras empresas, dedos cruzados para que alguém entre em contato, e se você formatar o currículo e tiver as qualificações necessárias, vai obter alguma resposta positiva pra uma entrevista de emprego!

Uma dica boa é sempre checar os e-mails e configurar a caixa postal do seu celular, com uma mensagem de voz educada com seu nome e pedindo pra deixar uma mensagem. É comum os recrutadores deixarem uma mensagem quando o candidato não atende.

Hi, you have reached Mariana Cimini. Unfortunately, I cannot take your call right now. Please leave me a message and I will return it as soon as I can.”

Quando for convidado para uma entrevista, pesquise ao máximo sobre a empresa, vá ao site, redes sociais, LinkedIn, Facebook, Youtube, pesquise no Google se tem comentários sobre a empresa e sobre o setor. Em caso do nome do entrevistador ser citado, pesquise também sobre este, pra isso, o LinkedIn é o mais indicado. A estratégia de pesquisar sobre o entrevistador é tentar achar alguma ligação entre você e a pessoa, um amigo em comum, lugar que estudou ou trabalhou anteriormente, isso ajuda a quebrar o gelo e traz um pouco mais de proximidiade com o entrevistador.

Algumas vezes, a primeira entrevista é por telefone, e normalmente é tudo marcado com antecedência, mas algumas vezes pode acontecer de no primeiro contato já começarem a fazer perguntas. Se não for uma boa hora pra conversar, ou se você não estiver preparado pra responder as perguntas, peça pra marcar uma outra hora, e aí na hora marcada esteja em um lugar silencioso onde o celular tenha boa recepção. Aproveite esse tempo para se informar mais sobre a empresa e estudar o seu currículo pra não fazer feio.

Experiência pessoal:

**A minha primeira entrevista para o meu atual emprego foi pelo Skype, já que eu estava no Brasil de férias, e aconteceu algo inesperado, eu estava preparada, aguardando a ligação, e no meio da conversa minha cadelinha começou a latir, ela entrou no quarto sem que eu percebesse e do nada começou a latir, morri de vergonha e pedi mil desculpas. No meu caso, o entrevistador foi bem tranquilo, e a entrevista estava bem informal, e por isso não foi realmente um problema. Mas EVITE locais que possam ter algum tipo de barulho, principalmente barulhos inesperados como crianças, animais ou construção.

Dica extra:

Outra dica importante é providenciar uma lista de referências antes da entrevista, para que caso eles peçam você já tem tudo em mãos. Liste referências profissionais, acadêmicas, e se caso você não tenha referências suficientes, cite uma referência pessoal. Essa lista é simples, o ideal são pelo menos três referências, e basta colocar o nome da pessoa, cargo, empresa, relação de trabalho com você (chefe for exemplo), endereço da empresa e o contato da referência (e-mail e telefone). Avise à estas pessoas que você está a procura de emprego, e peça permissão para usá-la como referencia. É muito comum recrutadores realmente conferirem as referências, e por isso liste só pessoas que te darão as melhores referências e mais relacionadas com a vaga.

Mais uma experiência pessoal:

Quando eu estava procurando emprego, listei o meu chefe do meu último trabalho no Brasil, o gerente da loja que estava trabalhando em Toronto e um professor do college. A única pessoa que foi contactada foi o gerente da loja, e por coincidência, quando ligaram pra ele pra checar minha referência eu estava trabalhando e ele falou no telefone na minha frente e me deu uma excelente referência.

Além de perguntas básicas do tipo se eu sou confiável, se eu chego no horário, consigo terminar o trabalho no tempo previsto e com qualidade, a última pergunta foi se o gerente me contrataria novamente e ele falou que sem dúvida alguma ele me contrataria a qualquer hora, que ele estava muito triste de me ver saindo da loja, pois eu era a melhor funcionária que ele já teve, mas que ele sabia que era o melhor pra mim e que eu teria grande sucesso no futuro.

Enfim, mesmo os empregos não tendo nenhuma relação, uma referência super positiva faz toda a diferença.

No próximo post falarei um pouco mais sobre como se preparar pra entrevista. Se prepare, chegue com antecedência e boa sorte!

Photy by Freepik