Tive uma entrevista de emprego, e agora?

Entrevista feita, e você sente que arrasou! Não vá pra casa apenas e aguarde o contato. O mercado canadense é mais agressivo do que o do Brasil, os recrutadores exigem que você mostre interesse, e depois da entrevista, a maneira de mostrar interesse é mandando uma carta de agradecimento. Essa carta (Thank you note) pode ser manuscrita e entregue no escritório, ou pode ser em forma de e-mail, o que é mais comum hoje em dia. Veja aqui o modelo.

Não envie essa carta logo depois da entrevista, espere algumas horas, mas não mais de 24 horas.
Reafirme seu interesse pela vaga, agradeça pelo tempo que o entrevistador teve para te entrevistar e reforce que está aguardando ansiosamente pelo contato, mas não pareça muito desesperado, apenas educado. Se você estiver esquecido de mencionar alguma coisa importante, esta é sua oportunidade de fazer isso também. Se você quiser impressionar ainda mais, mande a Thank You Note em 24 horas e depois de três dias mande uma carta escrita à mão, que pode ser enviada pelo correio ou entregue diretamente. Eu confesso que essa última parte eu nunca fiz, sempre mandei minhas cartas de agradecimento por e-mail mesmo.

**Eu tenho um modelo de carta, mas nunca mando a mesma, sempre formato um pouco pra ficar mais pessoal, sempre comentando algum fato que ocorreu na entrevista e sobre a empresa, pra não parecer que só copiei e colei.

Nem sempre os recrutadores respondem a essa carta, mas se a vaga está pra ser preenchida em breve, pode ser que este responda já com informações sobre uma próxima entrevista ou dizendo que entrarão em contato em breve.

Se passar da data marcada para um feedback, mande um e-mail ou ligue para o recrutador/entrevistador, se este tiver fornecido o telefone de contato. Os canadenses valorizam quem corre atrás e mostram interesse de forma mais agressiva, eles valorizam também o seu esforço, por exemplo, valorizarão mais um contato direto do que um e-mail genérico.

Quando este contato é feito, duas respostas podem voltar. A primeira é que eles já contrataram alguém, e a segunda é que eles ainda estão no processo de entrevistas. Neste caso, se voluntarie para uma segunda entrevista caso necessário, ou pergunte qual a previsão pra decisão. Continue entrando em contato com a empresa até que eles tomem a decisão, o ideal é um contato uma vez por semana ou a cada duas semanas. Caso a resposta seja negativa, aceite a decisão e agradeça assim mesmo. Nunca se sabe se no futuro você se canditará pra outra vaga na mesma empresa ou encontre o recrutador em outra oportunidade. É bom sempre deixar uma boa impressão.

3 Comment

  1. Essa prática quanto ao recrutamento é boa e ensinada aqui para nós administradores no Brasil, infelizmente não é praticada. Nosso ensino tem base do exterior e isso distancia a execução do aprendido. Ainda não vi um recrutador brasileiro ao menos responder que recebeu o email com nosso perfil.
    Essa é nossa situação aqui no Brasil, obrigado por compartilhar suas experiências conosco.

  2. Oi John, intercâmbio de línguas não te dá direito a trabalhar, algumas poucas escolas fornecem esse programa de estudo e trabalho, mas você poderá trabalhar apenas part time. As únicas maneiras de trabalhar full time seriam estudando em um college, e só depois do fim do curso você poderá trabalhar, ou então imigrando.

  3. Muito bom, Mariana. Estou pensando seriamente em me mudar para Quebèc com minha família (esposa e filho recém nascido). Atualmente, tenho inglês e francês básico, mas estou pegando firme. Sou Engenheiro de Produção, trabalho com planejamento de obras industriais a um bom tempo.

    Você acha que se eu for para um intercâmbio, consigo arrumar um emprego por aí?

Deixe uma mensagem