Eleições – Como justificar o voto no exterior

O voto no Brasil é obrigatório, e pra quem está fora do país e não transferiu seu título de eleitor, a justificativa é obrigatória em todas as eleições, inclusive segundo turnos.

Eu fiquei sem justificar duas vezes e regularizei a minha situação quando transferi o meu título pro Canadá. Na verdade, nem me lembrei de eleições, e muito menos trouxe o meu título comigo, ou seja, nem se eu quisesse ia dar pra justificar, já que não tinha o número do meu título, mas lembro que não encontrei muita informação do que fazer pra justificar o voto quando precisei.

No site do Tribunal Superior Eleitoral explica tudo o que acontece quando você não justifica o voto. Depois de três vezes sem votar ou justificar, o seu título é cancelado, e isso acarreta alguns prejuízos, como por exemplo ficar proibido de tirar ou renovar passaporte, participar de concursos públicos ou pegar empréstimos.

Pra justificar o voto é só preencher o requerimento de justificativa eleitoral e enviar para o cartório eleitoral onde você vota junto com a cópia de uma identidade brasileira (passaporte, carteira de motorista, identidade) e um comprovante de que você está no exterior (cópia do passaporte, cartão de embarque, matrícula em instituição de ensino, contrato de trabalho, etc). O prazo é de 60 dias após a eleição, ou até 30 dias depois de voltar pro Brasil. Se você transferiu seu título pro exterior mas estará viajando, você deve enviar o requerimento para o Juiz Eleitoral ou entregar no consulado.

E não se esqueça, o primeiro turno é no dia 5 de Outubro, e o segundo turno dia 26 de Outubro.

6 Comment

  1. Muito útil a sua postagem, obrigada! 🙂

  2. Muito útil a sua postagem, obrigada! 🙂

  3. Pois é Chris, eu fiquei irregular um tempão por não saber também.

  4. Pois é Chris, eu fiquei irregular um tempão por não saber também.

  5. Mari, ótimo post porque eu estarei aí no segundo turno e não sabia muito bem o que fazer…
    Bjao

  6. Mari, ótimo post porque eu estarei aí no segundo turno e não sabia muito bem o que fazer…
    Bjao

Deixe uma mensagem