Overbooking, e agora?

Na minha última viagem pro Brasil, o vôo de volta teve overbooking na escala de NY pra Toronto. Enquanto eu estava esperando na sala de embarque, o aviso foi dado e disseram que estavam procurando por voluntários pra trocar de vôo em troca de recompensas.

Curiosa, fui até o guichê pedir mais informações. Me informaram que dariam um vocher no valor de $500 pra quem se voluntariasse a trocar o vôo. Como eu não tinha nenhum compromisso em Toronto, fui me informar, e me disseram que o próximo vôo seria uma hora depois, aceitei. Afinal, o que seria mais uma hora numa viagem que já estava durando quase 30 horas não é mesmo?

O voucher poderia ser usado na compra de qualquer ticket pela Delta Airlines no período de um ano, desde que o ticket fosse pra mim mesma e não poderia ser trocado por dinheiro.

Enfim, aceitei a troca, esperei mais uma hora e embarquei no aviãozinho mais teco teco que eu já voei. Era uma aeronave super pequena, mas como o vôo era só de uma hora foi tranquilo.

Na chegada, a triste surpresa de que minha mala se quebrou na viagem, ou seja, mais tempo ainda no aeroporto, mas no final deu tudo certo, e planejo usar o meu voucher pra uma próxima viagem logo!

Quando acontece overbooking, as companias aéreas primeiro procuram por voluntários pra trocar de vôo, como foi o meu caso. Se não tiverem voluntários suficientes, eles começam a trocar os passageiros que fizeram check-in atrasado. Nesse caso, estes nem sempre ganham a recompensa pra trocar de vôo. Portanto, se você passar por uma situação de overbooking, veja qual será o próximo vôo, e se você tem tempo pra esperar, vale a pena, você pode garantir sua próxima viagem. 🙂

Outra dica importante é olhar a política da empresa aérea, e ver quais são os seus direitos no caso de overbooking.

2 Comment

  1. Adu says:

    Poxa que chato pelo overbooking, mas que otimo pela recompensa..se algum dia eu estiver em um voo lotado, eu ja vou ser voluntaria para a troca rsrsrs. Aproveite bem a passagem.

  2. Anônimo says:

    Cuidado porque às vezes eles falam que o próximo vôo é em uma hora, mas acaba atrasando e você acaba ficando muitas horas a mais no aeroporto. Já vi um caso que a pessoa ficou 8 horas esperando! Enfim, que bom que o seu deu certo! Ótimo negócio.

Comentários fechados.