Em busca do Inunnguaq

Só pra descobrir o nome desses monumentos demorou um tempão, eles não tem nenhum tipo de identificação por perto, mas finalmente consegui o nome, e daí fui em busca do significado dessas pedras empilhadas.

Os Inunnguaq, são monumentos construídos por toda a América do Norte pelos Inuit, primeiros habitantes do Alasca, Canadá e Greenland. Essas pedras empilhadas eram um instrumento de localização para os nativos, usado para navegação, como um ponto de referência da terra para rotas de viagem, pesca, caça, acampamentos e locais de culto. Normalmente eles ficam perto da água, ou no alto de montanhas, ou em locais bons pra caça.

Os marcos são particularmente diferentes, já que tem uma forma que lembra a forma humana, com uma pedra no topo como se fosse a cabeça, uma outra pedra na horizontal, e duas na vertical, como pernas, e ficou mais conhecido quando se tornou o símbolo das olimpíadas de inverno de 2010.
Além do Inunnguaq, também são populares os Inuksuk, que também são pedras empilhadas mas que não possuem formato humano.

Apesar de bem antigos (alguns são datados de 2400-1800 AC), hoje em dia mais inuksuk e inunnguaq estão sendo construídos para manter a tradição dos antepassados.

Onde achar os inunnguaq em Toronto:
Achar essas pedras é bem difícil, eu pelo menos não achei nada online, e todas as vezes que encontrei foi por acidente. Aqui são os dois lugares que lembro de ter visto. Se você viu em outro lugar, comente e ajude essa lista a crescer.

  • Toronto Pearson International Airport
  • Lakeshore (Coronation Park – 789 Lake Shore Blvd W


Fonte:
http://www.thecanadianencyclopedia.ca/en/article/inuksuk-inukshuk/
https://www.youtube.com/watch?v=NKQ97rOwBH0

2 Comment

  1. Interessante saber sobre essas pedras.

    abraços;

    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br/

  2. Interessante saber sobre essas pedras.

    abraços;

    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br/

Comentários fechados.