Manual de sobrevivência no Canadá: 10 dicas de boas maneiras

Nem todos os costumes e regras de etiqueta são iguais em todos os lugares do mundo. Algumas coisas que pra gente é falta de educação, pra outras culturas não é, e vice versa. Pra quem vem pro Canadá, uma das primeiras coisas que se nota é a educação dos canadenses. Eles se desculpam por tudo,  não andam atropelando as pessoas e respeitam muito o espaço dos outros. Veja algumas dicas de boas maneiras pra não fazer feio com os canadenses:
  1. Tirar os sapatos ao entrar em casa: Quando visitar alguém, tire o sapato logo na entrada da casa. Normalmente as casas tem um espaço já reservado para os sapatos das visitas. Esse costume é para manter a sujeira da rua fora de casa, e é muito comum, até mesmo em festas, todos os convidados tirarem os sapatos e ficar apenas de meias. Sabendo disso, ande sempre com meias combinando e sem furos 🙂
  2. Leve sua própria bebida: Quando for visitar um amigo, seja pra um jantar ou uma festa, leve sua bebida (BYOB – Bring your own booze)
  3. Mantenha-se a direita na escada rolante: Já vi esse mesmo costume em outros países. O lado direito da escada rolante é pra quem não está com pressa e vai apenas ficar em pé esperando a escada chegar ao topo. Já o lado esquerdo fica livre pra quem estiver com mais pressa e quer subir mais rápido.
  4. Leve sua própria sacola ao supermercado: No Brasil essa prática também já acontece, e aqui as sacolas são cobradas nos supermercados, então se você não quer pagar pela sacola, leve a sua de casa.
  5. Inclua impostos no preço da compra: O preço dos produtos nas prateleiras não incluem os impostos. Portanto, saiba que quando chegar ao caixa o preço vai ser diferente do que você viu na prateleira. Em Ontario, adicione 13% de impostos. É importante saber disso pra não sair por aí fazendo barraco dizendo que o preço está errado.
  6. Seja pontual: Ao contrário dos brasileiros, pontualidade é fundamental para os canadenses. Se você marcou as 20:00, chegue as 20:00, ou então avise que vai atrasar e marque um novo horário. Eles não gostam de ficar esperando.
  7. Dê gorjeta: A média de gorjeta aqui é de 15% sob o valor total sem impostos. E é de bom tom dar gorjeta nos restaurantes, taxis, salões de beleza, bares e boates.
  8. Espere pra ser levado à sua mesa: Os restaurantes possuem host ou hostess, que é a pessoa que vai te receber na porta e te levar até a sua mesa. Não entre e vá se sentando, aguarde para ser encaminhado.
  9. Evite contato físico demais: Os canadenses não dão beijinhos quando conhecem uma pessoa, o contato só começa quando já tem uma intimidade, mas mesmo assim, evite muito contato como ficar encostando ao conversar. Para cumprimentar é normal entre amigos um abraço ou um beijo no rosto, mas se você não tem intimidade, um aperto de mão basta.
  10. Espere as pessoas saírem pra entrar: Essa dica é principalmente para o transporte público. Quando as portas do metrô, ônibus ou Streetcar se abrirem, espere as pessoas saírem pra você entrar, isso facilita o fluxo e faz com que tudo ante mais rápido.