Tirando o visto Americano no Canadá

Eu participo de várias comunidades no facebook de brasileiros no Canadá/Toronto, e vejo muita gente perguntado sobre como tirar o visto americano estando no Canadá, e gostaria de compartilhar a minha experiência ruim 🙁

No meu primeiro ano em Toronto, tentei tirar o visto americano quando já estava aqui. Achei que seria fácil tirar aqui e que não teria nenhum problema. Como eu morava em BH, e o consulado mais próximo era no Rj e na época pra marcar uma entrevista estava demorando uma média de 3 meses, eu achei que valeria a pena tirar no Canadá mesmo, já que o consulado era em Toronto mesmo.

Juntei todos os papéis necessários, preenchi o formulário online, paguei e agendei a entrevista pro mês seguinte. Compareci ao consulado, levando uma pilha de documentos, e pra minha surpresa, em menos de 2 minutos de conversa meu visto foi negado.

A única pergunta feita a mim pela agente do consulado foi o que eu fazia em Toronto, e eu disse que estudava inglês, e logo depois ela já me entregou um papel rosa dizendo que infelizmente meu visto tinha sido negado e que no papel explicava o motivo. Não tive nem como argumentar, peguei o papel e saí de lá toda triste, já que o objetivo de tirar o passaporte era ir pro Brazilian Day NY.

No papel dizia que eu não apresentava nenhum vínculo com o Canadá ou Brasil, e por isso o visto foi negado, e que eu poderia tentar novamente quando a minha situação mudasse.

Obviamente eu não tinha intenção nenhuma de ir pros Estados Unidos e ficar por lá ilegalmente, mesmo porque eu ainda tinha mais de 6 meses de curso de inglês pagos aqui no Canadá, eu só queria ir passar um fim de semana, mas enfim, não desisti e quando tentei novamente, minha situação já tinha mudado, e consegui o visto bem facilmente. Mas isso é assunto pra um outro post…

No próprio site do consulado fala que é mais aconselhável tentar tirar o visto no país de origem, se o seu status em outro país for de residente temporário, ou de estudo, mas acho que na época não tinha isso no site, ou então eu resolvi arriscar assim mesmo, sei lá.

Para mais informações: http://travel.state.gov/content/visas/english/visit/visitor.html#apply

Alguém mais teve uma experiência ruim ao tentar tirar o visto? Me conta!

1 Comment

  1. […] pro Canadá já pensava em passear nos Estados Unidos com bastante frequência, mas devido ao visto negado, esse sonho foi adiado por um tempo e finalmente, depois de quase quatro anos morando quase na […]

Deixe uma mensagem