Água da torneira: Pode mesmo beber?

Photo by Joe Shlabotnik

Vamos às respostas então. A água de Toronto é sim tratada, mas algumas vezes ela não é a mais aconselhável para ser consumida direto da torneira. Explicarei o motivo. Em casas antigas ou prédios baixos (construídos antes de 1950), os canos são de chumbo, e este pode se corroer e ir pra água, e nesse caso, você vai ingerir chumbo quando beber a água da torneira, o que é prejudicial à saúde. Nas casas mais novas e prédios altos, isso não é um problema. Pra quem mora nessas casas antigas, e não trocou os canos, o governo tem um programa de distribuição gratuita de filtros para amenizar o problema.Toda vez que abro a torneira pra beber água penso nessa pergunta e outras mais. Será mesmo que essa água é limpa? Pode mesmo beber? Mas porquê ela sai turva e depois clareia? Se a água é boa, porquê tanta gente bebe água mineral? Pra quê aquelas jarras com filtro? Você também deve pensar sobre isso, certo?

Tirando esse caso, de acordo com a prefeitura de Toronto, a água é sim limpa e segura pra beber. E pra controlar a qualidade da água, testes são feitos a cada 4 ou 6 horas pra detectar metais e bactérias.

A resposta para a água turva é simplesmente a pressão da água. Como a água vem com pressão, ela provoca um turbilhonamento e acumula partículas minúsculas de ar, e por isso parece turva, mas se você reparar, logo após colocar no copo, a água fica normal.

Tá, mas se a água é tão boa, porquê tanta gente compra aqueles fardos de água? Isso depende do gosto de cada um. Tem gente que acha que a água da torneira tem gosto estranho. Eu sou o contrário, acho que a água mineral da garrafinha tem um gosto estranho, afinal, água não deveria ter gosto, certo?

Eu particularmente uso a jarra com filtro. Não confio na água? Confio sim, tanto que bebo água em restaurante (elas são da torneira) mas uso a jarra mais por besteira, ainda não me acostumei de beber a água diretamente da torneira, e além disso, gosto de água gelada, e teria que colocar na jarra de qualquer forma.

Enfim, segundo a prefeitura, a água é segura pra beber. Mas a decisão de fazer isso ou não vai de cada um.

Para mais informações, leia o site da prefeitura.

Deixe uma mensagem