IELTS General Training: Como foi minha prova

Quem está estudando pro IELTS sabe como a prova funciona, e pra quem não sabe o que é essa prova, eu explico. O IELTS é uma prova de proficiência de inglês, ela é a prova mais reconhecida no mundo atualmente, mais do que o TOEFL. O mais importante nesta prova é saber manejar o tempo pra responder tudo no tempo certo, e claro, não ficar muito nervoso.

Como já comentei antes aqui e aqui, cheguei a começar a estudar pro TOEFL mas nunca fiz nem essa nem a prova do IELTS. Quando entrei na George Brown College não precisei fazer já que estava no Canadá e pude fazer a prova de admissão do próprio College.

Outra razão por que eu não fiz a prova antes é que ela só tem validade de dois anos, e existem dois tipos diferentes. O Academic e o General Training. O Academic, como o nome já diz é para fins acadêmicos, colleges e universities, e o General é para fins de imigração e um não substitui o outro.

Com as novas regras da imigração para o Express Entry, fazer o teste de proficiência se tornou obrigatório, e aí não teve jeito, tive que fazer. Confesso que eu estava super nervosa pra prova, já que não prestava nenhum tipo uma prova há mais de um ano, mas foi bem mais tranquilo do que eu imaginei.

A prova consiste em 4 partes: Listening, Reading, Writing e Speaking nessa ordem e aproveitando que tá tudo fresquinho na memória vou contar pra vocês com mais detalhes.

Listening

O listening dura 30 minutos e tem 4 partes com 40 questões no total, começa fácil e vai aumentado o nível de dificuldade. A última parte é a mais difícil. Você tem que escutar a gravação e completar as lacunas com palavras da gravação. Mas o texto escrito é diferente do falado, então tem que prestar atenção no sentido pra colocar a palavra certa na lacuna.

Reading

O Reading do General training é diferente do Academic. Ele é voltado mais para coisas do cotidiano ou matérias jornalísticas. A primeira parte foi sobre anúncios de aulas de esportes, e as outras duas sobre desenhos em cavernas. Essa parte é bom treinar pra aprender a ler apenas as partes mais importantes já procurando pela resposta. Se você for ler o texto inteiro, vai perder muito tempo. Em inglês chama skimming reading.

Writing

Essa foi a parte que eu acho que eu fui pior, e foi por um motivo muito bobo: eu demoro muito pra escrever a mão. Eu organizei minhas idéias bem rápido, mas na hora de passar a limpo com uma letra legível demorei muito tempo, e acabei usando o tempo total de 1 hora nessa prova. Terminei de escrever faltando 5 minutos, e deu pra dar uma revisada rápida, mas aí já não dava tempo de adicionar nada no texto. O meu primeiro tema foi escrever uma carta para um serviço de informação turística reclamando do atendimento. E o segundo tema foi pra contrastar pessoas que investem muito dinheiro na aparência e pessoas que acham que é um desperdício de dinheiro gastar com roupas, acessórios e produtos de beleza, e no final dar minha opinião. O Writing também é diferente pra prova do Academic.

Speaking:

Essa prova é bem tranquila. Os tópicos são coisas do dia a dia, e não tem resposta certa ou errada, o importante é falar. Todas as outras provas foram de manhã e o speaking ficou marcado para as 3:10 da tarde. Essa parte dura de 11 a 14 minutos apenas e é dividida em 3 partes.

1. Introdução:

O entrevistador vai fazer perguntas simples como seu nome, de onde você é, se você trabalha ou estuda, e pede pra você explicar um pouco mais sobre seu estudo/trabalho. Nessa parte, o entrevistador também me perguntou sobre coleções. Perguntou qual tipo de coisa as pessoas colecionavam no meu país, e depois pulou para o tema de cartas, perguntando qual tipo de carta ou email eu achava mais difícil de escrever.

2. Fale por 2 minutos:

Meu tema foi músicas da minha infância. No cartão com o tema pedia pra falar sobre uma música que eu lembrava da minha infância, o que eu sentia quando ouvia essa música. E aí eu tenho um minuto pra preparar e depois dois minutos pra falar sobre o tema.

3. Perguntas e respostas sobre o mesmo tema:

Como o meu tema foi música, o entrevistador fez perguntas relacionadas com  música e publicidade, como por exemplo se eu achava que a música influencia as pessoas a comprar. Também pediu pra comparar o jeito que as pessoas ouviam música antigamente, e como ouvem hoje. Essa parte é quase como um bate papo, só que você não tem sua vez de fazer perguntas.
E essa foi minha prova. No próximo post vou dar umas dicas de como estudar pra tirar uma nota alta.

39 Comment

  1. Eu me preparei para o exame IELTS de casa, tudo online, é um curso preparatorio via skype. Pra quem estiver interessado: https://preply.com/pt/skype/professores-ielts

  2. Ci says:

    Olá! Qual foi sua nota no IELTS?

  3. Ci says:

    Olá! Qual foi sua nota no IELTS?

  4. Anônimo says:

    até melhorooooooouuu um pouco , mas nem sempre fone e leitura labial ajuda . Sem sombra de duvida ajuda 90% mas queria que o listening fosse presencial e não gravação .
    Ter problema auditivo é péssimo , dificulta demais para ver filmes dublados , nem em português eu entendo . Vou ter que ter o dobro de esforço infelizmente .

  5. O IELTS oferece provas especiais pra quem tem algum tipo de deficiência auditiva, visual e de fala, basta entrar em contanto para saber mais detalhes e especificar o que você precisa, eles podem oferecer fones de ouvidos, ou uma pessoa para leitura labial por exemplo.

  6. O IELTS oferece provas especiais pra quem tem algum tipo de deficiência auditiva, visual e de fala, basta entrar em contanto para saber mais detalhes e especificar o que você precisa, eles podem oferecer fones de ouvidos, ou uma pessoa para leitura labial por exemplo.

  7. Anônimo says:

    E para quem tem problema de audição e não pode se dar muito bem com listening ? Nem em português eu entendo

  8. Anônimo says:

    E para quem tem problema de audição e não pode se dar muito bem com listening ? Nem em português eu entendo

  9. Oi Alenne, sim, pro college o IELTS é necessariamente o Academic e pra imigração o General. Se o seu objetivo é entrar num college e depois aplicar pra imigração então você terá que fazer os dois sim. Mas lembre-se que a validade do teste são 2 anos, então é melhor fazer mais próximo de quando quiser aplicar tanto pro college quanto pra imigração.

  10. Oi Alenne, sim, pro college o IELTS é necessariamente o Academic e pra imigração o General. Se o seu objetivo é entrar num college e depois aplicar pra imigração então você terá que fazer os dois sim. Mas lembre-se que a validade do teste são 2 anos, então é melhor fazer mais próximo de quando quiser aplicar tanto pro college quanto pra imigração.

  11. Olá, para o College preciso necessariamente fazer o IELTS Academic? E para o Express Entry tenho de fazer o Generic? Teria, então, fazer os dois, caso queira primeiro estudar e depois imigrar pelo Express Entry?
    Grata.
    Alenne

  12. Olá, para o College preciso necessariamente fazer o IELTS Academic? E para o Express Entry tenho de fazer o Generic? Teria, então, fazer os dois, caso queira primeiro estudar e depois imigrar pelo Express Entry?
    Grata.
    Alenne

  13. Olá, tudo bem? Sim, eu fiz essa prova do college sim, e foi bem tranquila. Conto um pouco sobre isso neste post: http://www.vireicanadense.com/2013/04/ielts-toelf-e-outras-provinhas-mais.html

    Eu acho que só é permitido fazer a prova do college quando você já está no país, é bom conferir isso direitinho. Outra alternativa seria fazer o programa pathway, procure na busca aqui do blog sobre isso pra se informar melhor.
    Espero ter ajudado,
    Abraço

  14. Olá, tudo bem? Sim, eu fiz essa prova do college sim, e foi bem tranquila. Conto um pouco sobre isso neste post: http://www.vireicanadense.com/2013/04/ielts-toelf-e-outras-provinhas-mais.html

    Eu acho que só é permitido fazer a prova do college quando você já está no país, é bom conferir isso direitinho. Outra alternativa seria fazer o programa pathway, procure na busca aqui do blog sobre isso pra se informar melhor.
    Espero ter ajudado,
    Abraço

  15. Tenho uma pergunta sobre o College George Brown, estou querendo ir para o Canada e pensei nesse college e como vi que no seu post vc mencionou sobre ele e disse que fez a prova la mesmo e queria fazer o mesmo e queria saber se essa prova e tranquila pois tenho ingles anvancado mais fico com medo do IELts e prefiro pagar um semestre de ESL no college e depois teria como fazer essa prova interna ou não? e como seria essa prova? desde ja agradeço sua atenção obrigado e adorei seu blog

  16. Tenho uma pergunta sobre o College George Brown, estou querendo ir para o Canada e pensei nesse college e como vi que no seu post vc mencionou sobre ele e disse que fez a prova la mesmo e queria fazer o mesmo e queria saber se essa prova e tranquila pois tenho ingles anvancado mais fico com medo do IELts e prefiro pagar um semestre de ESL no college e depois teria como fazer essa prova interna ou não? e como seria essa prova? desde ja agradeço sua atenção obrigado e adorei seu blog

  17. Oi Igor,
    Sim, você fica com as perguntas enquanto escuta o listening. Você pode escrever na prova, pois só entrega o gabarito no final.

  18. Oi,
    a parte do listening , voce fica vendo a folha de respostas enquanto escuta? por exemplo, a parte de preencher lacunas, voce fica vendo a folha ou tem um tempo pra ver as perguntas e memorizar o que vai perguntar para depois ouvir e responder?
    tem alguma folha de rascunho para anotar as respostas?

  19. Oi Felipe, tudo bem?
    O ideal seria você fazer a prova quando já estivesse com um nível avançando de inglês, e que fizesse ou um curso preparatório pra prova ou estudasse por conta própria pra entender como a prova funciona. Estudando antes dá pra você ter uma noção se você está preparado ou não.

    A prova não é difícil, mas exige treinamento com o estilo do exame.
    Boa sorte!

  20. Oi Felipe, tudo bem?
    O ideal seria você fazer a prova quando já estivesse com um nível avançando de inglês, e que fizesse ou um curso preparatório pra prova ou estudasse por conta própria pra entender como a prova funciona. Estudando antes dá pra você ter uma noção se você está preparado ou não.

    A prova não é difícil, mas exige treinamento com o estilo do exame.
    Boa sorte!

  21. Obrigada pela dica Fernando!

  22. Obrigada pela dica Fernando!

  23. Olá, tudo bem?
    Estou no 2º ano do meu curso de inglês..Teria algum período adequado para fazer a IELTS . Me dou bem com o inglês, mas fico muito ansioso quando fico nervoso com algo e tendo a errar. Essa prova é complicável?
    Obrigado.

  24. Olá, tudo bem?
    Estou no 2º ano do meu curso de inglês..Teria algum período adequado para fazer a IELTS . Me dou bem com o inglês, mas fico muito ansioso quando fico nervoso com algo e tendo a errar. Essa prova é complicável?
    Obrigado.

  25. Minha prova é em Setembro/2015.

    Estou estudando por conta própria (autodidata), o segredo é a dedicação e acima de tudo ter um bom material didático, livros bons, vídeos, etc. E praticar muito.

    O British Council lançou um curso gratuito sobre o IELTS https://www.futurelearn.com/courses/understanding-ielts?utm_source=BC_IELTS_takeielts&utm_medium=web&utm_campaign=Understanding_IELTS_May15&_ga=1.208648082.1694156119.1431620640

  26. O curso preparatório pro IELTS pode ser menos tempo, mas com o nível intermediário você vai ter que fazer mais um pouco de aulas de general english pra tirar uma nota melhor. Acho que 6 meses é um tempo bom sim.

  27. O curso preparatório pro IELTS pode ser menos tempo, mas com o nível intermediário você vai ter que fazer mais um pouco de aulas de general english pra tirar uma nota melhor. Acho que 6 meses é um tempo bom sim.

  28. Se você praticar antes de fazer a prova vai se acostumar com o tempo e vai se dar super bem! Boa sorte!

  29. Se você praticar antes de fazer a prova vai se acostumar com o tempo e vai se dar super bem! Boa sorte!

  30. Great Blog! I am preparing for IELTS preparation & looking forward to get admitted to USA top university. I really enjoyed your blog and definitely share with friend. Thanks

    Skimming in IELTS

  31. Great Blog! I am preparing for IELTS preparation & looking forward to get admitted to USA top university. I really enjoyed your blog and definitely share with friend. Thanks

    Skimming in IELTS

  32. IELTS is very important for those people who need to Study In UK . IELTS test methodology is really awesome. I agree that one should pass this test to be able to communicate in UK English. 

    important ESL skills

  33. IELTS is very important for those people who need to Study In UK . IELTS test methodology is really awesome. I agree that one should pass this test to be able to communicate in UK English. 

    important ESL skills

  34. Ricardo says:

    Olá,
    qual o período você julga como necessário para um curso de imersão preparatório Ielts no Canadá para uma pessoa com nível intermediário? mais ou menos que 6 meses?

  35. Ricardo says:

    Olá,
    qual o período você julga como necessário para um curso de imersão preparatório Ielts no Canadá para uma pessoa com nível intermediário? mais ou menos que 6 meses?

  36. Eu fico nervosa só de pensar em ielts. Acho que pelo fato da prova ser cronometrada…dá um certo medo de não conseguir fazer, mas o negócio deve ser manter a calma mas ao mesmo tempo tentar ser o mais ágil possível.
    Quero ver se faço o ielts ainda esse ano ou no início do próximo.

    abraços.
    Catherine
    meetyoutherecanada.blogspot.com.br

  37. Eu fico nervosa só de pensar em ielts. Acho que pelo fato da prova ser cronometrada…dá um certo medo de não conseguir fazer, mas o negócio deve ser manter a calma mas ao mesmo tempo tentar ser o mais ágil possível.
    Quero ver se faço o ielts ainda esse ano ou no início do próximo.

    abraços.
    Catherine
    meetyoutherecanada.blogspot.com.br

  38. sara says:

    Thanks for the heads up! IELTS is very challenging and it should not be taken for granted. It needs time as well as constant review and practice.

    ielts speaking sample

  39. sara says:

    Thanks for the heads up! IELTS is very challenging and it should not be taken for granted. It needs time as well as constant review and practice.

    ielts speaking sample

Deixe uma mensagem