Como chegar no Aeroporto de Toronto

Ao chegar pela primeira vez num país diferente, eu concordo que pegar um taxi ou contratar um serviço de pick-up no aeroporto vale a pena. Você não conhece a cidade, provavelmente estará super cansado e ainda com várias malas, mas depois do primeiro contato com a cidade, eu não vejo necessidade de continuar pagando caro para chegar ou voltar do aeroporto, principalmente se a viagem for curta ou se você não tem várias malas.

Existem várias maneiras de ir ao aeroporto, da mais barata, custando apenas $3,25 até as mais cômodas mas mais caras, dependendo de onde você estiver. Confira todas as possibilidades:

De transporte público:

Dá pra ir ao aeroporto usando o TTC em qualquer hora do dia ou da noite, mas fique atento aos horários de pico.
Valor: $3,25
Site: http://www.ttc.ca

192 Airport Rocket:

Onde pegar: Estação de metrô Kipling (última estação da linha verde no lado oeste).
Horário de funcionamento: Segunda à sexta das 4:56am até 2:13am, sábado de 5:18am às 2:15am e domingos de 8:15am às 2:15am. Como esse horário pode mudar, confira no site oficial os horários certinhos.
Tempo de viagem: aproximadamente 30 minutos. Lembrando que você ainda tem que contar mais o tempo pra chegar na estação do metrô.

52A Lawrence West

Onde pegar:  Estações Lawrence ou Lawrence West, ou na rua mesmo em um dos pontos de ônibus da Lawrence Ave.
Horário de funcionamento: Todos os dias das 5am até 2am.
Tempo de viagem: 70 a 90 minutos

352 Lawrence West Blue Night

Onde pegar:  Como esse é o blue night da linha anterior, as estações já estão fechadas, e portanto, os pontos são na rua.
Horário de funcionamento: Essa é a versão “24 horas” do 52A, esse ônibus funciona das 2am às 4am. Veja o horário completo aqui.
Tempo de viagem: 70 a 90 minutos

300A Bloor-Danforth –  Esse ônibus só funciona de madrugada, ele substitui o metrô.

Onde pegar: Em qualquer ponto de ônibus da Danforth ou Bloor street.
Horário de funcionamento: Todos os dias das 2am às 5am. Veja o horário completo aqui.
Tempo de viagem: 45 minutos da Yonge e Bloor.

332 Egliton West – Esse ônibus só funciona de madrugada.

Onde pegar: Em qualquer ponto de ônibus da Eglinton West Ave.
Horário de funcionamento: Todos os dias de 1:30am as 5am. Veja o horário completo aqui.
Tempo de viagem: Aproximadamente 45 minutos.

Minha dica pra quem quer usar otransporte publico é consutar o Google Maps pra ver a melhor opção de linhas de ônibus ou metrô, e checar o horário dos ônibus com o aplicativo Rocket Man.

De taxi ou limo**:

Como em qualquer outro lugar do mundo, você pode simplesmente pegar um taxi ou uma limo e ir ou voltar do aeroporto normalmente. No site do aeroporto tem um mapa com os custos aproximados da corrida. O mapa é de 2010, mas acho que ainda dá pra ter uma noção de quanto custaria um taxi pra localidade que você quer ir, mas não se baseie apenas no mapa pra decidir se pega o taxi ou não.

** A limo não é aquela legal extendida, é só um carro normal um pouco mais espaçoso.

Uber:

Em Toronto o Uber funciona e pode ser usado no aeroporto. Eu não recomendo pegar o uber no aeroporto pois lá eles só oferecem o XL que é o mais caro, mas recomendo usar quando se vai pro aeroporto, o preço é melhor do que o taxi na maioria das vezes e pra saber os valores é só usar o aplicativo.

De GO Bus (34):

Pra quem mora no norte de Toronto, Hamilton, Oakville e Missisauga uma boa opção é pegar o GO trem.

Onde pegar em Toronto: Estações Finch, Yorkdalle ou York Mills. O trem só vai pro terminal 1, mas de lá você pode pegar o trem do aeroporto pra ir pro terminal 3, caso precise.
Horário de funcionamento: O serviço funciona de hora em hora das 5:00 am até 2:00am de segunda a sexta, e das 9:00 am as 1:00 am aos domingos
Tempo de viagem: Aproximadamente 15 – 30 minutos
Valor: $6,40
Site: www.gotransit.com

De express trem (UP Express):

O novo trem, que substituiu o ônibus downtown express foi inaugurado em 2015 e causou polêmica pelo preço no começo. Ele sai da Union Station ou da Dundas West Station direto pro aeroporto. A viagem dura em torno de 25 minutos.

Onde pegar: Union Station, Dundas West Station ou Weston (Lawrence & Weston Rd)
Horário de funcionamento: Todos os dias de 5:30am as 1:00am.
Tempo de viagem: Aproximadamente 25 minutos saindo da Union.
Preço: $12 e $9 com o presto card saindo da Union
Site: www.upexpress.com

Na minha opinião, pegar Uber ou TTC é o mais vantajoso, pois não moro próximo aos pontos do UP Express. A viagem de TTC demora uma média de 1 hora do centro, é barata, e se não for horário de pico é bem tranquilo. Eu opto por pegar Uber apenas quando tenho muitas malas ou vou viajar muito cedo.

Dica: Pra quem quer usar o TTC, algumas estações não tem elevador, o que eu faço quando tenho malas é pegar um taxi/uber até a estação mais próxima da minha casa que tenha escada rolante ou elevador, e de lá pego o TTC, pois o resto do caminho é todo fechado e eu não preciso carregar mala por muito tempo no frio. 🙂

Photo by www.torontoairport.com