Como viver no frio

Em Fevereiro tivemos as temperaturas mais baixas do inverno, e foi até notícia no Brasil. Eu acho lindo acordar e ver da janela tudo branquinho, mas a beleza pra mim acaba quando eu tenho que colocar meus pés na neve pra sair de casa.

Postei um vídeo mostrando como as ruas ficam depois que a neve começa a derreter, e muita gente fez perguntas sobre como é a vida no inverno canadense, e por isso vou explicar melhor como as coisas funcionam.

Primeiro, a cidade não para por causa da neve, a não ser quando tem uma tempestade de neve muito grande e a cidade fica em alerta, fora isso, tudo funciona normalmente. Os escritórios abrem, as escolas, bancos, serviços públicos, tudo funciona normalmente, e em casos extremos fecham mais cedo para que as pessoas voltem pra casa em segurança.

É muito importante se agasalhar bem e ter uma bota apropriada pra neve. Casacos impermeáveis são uma boa pedida pra dias de neve, já que a neve vai derreter, e você não quer ficar molhado num dia frio. Botas mais resistentes também são importantes, pra não congelar os pés e principalmente pra não escorregar na neve. A sola da bota tem que ter ranhuras como na foto abaixo pra não escorregar, evite solado liso. A melhor marca de botas é a Sorel, mas elas são mais caras, em torno de $200, portanto, se você não planeja passar muitos anos nessa geladeira, eu recomendo procurar outras marcas mais baratas mas tão eficientes quanto essa.

botas de invernoAlguém também perguntou sobre dirigir na neve. Eu nunca tentei, tenho medo porque sei que é diferente. Mas existem pneus apropriados pro inverno que deixam o carro mais estável evitando que deslize, mas mesmo assim, é preciso ter experiência pra dirigir, principalmente se você pensa em pegar estrada, pois o tempo de resposta do freio aumenta, e mesmo com os pneus apropriados pra neve o carro ainda desliza um pouco, especialmente em alta velocidade.

Fora esses detalhes, a vida no frio é normal. Todo mundo trabalha normalmente, o transporte funciona normalmente, e a gente só vive com um pouco mais de camadas de roupas.

Vale lembrar também que a famosa cidade subterrânea (path) que todo mundo fala que é ótima no inverno, não é uma cidade de verdade, e ninguém mora embaixo da terra, são apenas passagens que ligam estações de metrô e prédios no centro da cidade. As passagens não são túneis escuros e úmidos, são como um shopping, tem lojas, praça de alimentação e é quentinho, mas infelizmente elas não ligam a cidade inteira embaixo da terra, então não pense que você vai poder sair de casa de bermuda e camiseta e andar pelo mundo subterrâneo, isso é um mito.

Gostou do post? Leia também o post de como se proteger do frio.

2 Comment

  1. Estou morando em Montreal e adorei seu post.
    To procurando bota de neve para comprar…..pois a neve comeca a chegar…..e estava bem perdida!!
    Obrigada!!!!

  2. avraham says:

    adorei o post, exatamente isso

Deixe uma mensagem