Express Entry: O que dá pra providenciar antes do convite

to do list
O assunto do momento no mundo dos aspirantes a imigração é o Express Entry, o programa que entrou em vigor em Janeiro de 2015 com o intuito de otimizar o processo de imigração, e dá a residência permanente em até seis meses.

A diferença nesse processo é que funciona num sistema de pontos. Quando você atinge a pontuação necessária, você é convidado a aplicar para um dos processos de imigração. Nesse momento, você tem até 60 dias para enviar todos os documentos.

Como o tempo é curto e a lista de documentos é extensa, dá pra providenciar alguns documentos com antecedência.

Cadastrar o perfil

Primeiramente, pra cadastrar o perfil no Express Entry, você precisará fazer o IELTS (General Training) e a equivalência do diploma (caso tenha estudado em uma instituição fora do Canadá). Com os resultados na mão, aí sim você vai poder fazer o seu perfil. É necessário fazer esse passo antes, pois quando você estiver preenchendo o formulário será pedido o número de referência desses dois documentos.

Se você estudou no Canadá e no Brasil, pode colocar apenas a graduação do Canadá, mas ficará com menos pontos no ranking, por isso, é melhor fazer a equivalência pra todos os cursos estudados.

Pegue referências dos antigos trabalhos

Perfil criado, já comece a amolar todos os seus chefes de empregos passados pra pegar as cartas de referência. Confie em mim, faça isso o quanto antes pois tem algumas empresas que demoram meses pra enviar. Essa carta é bem específica, precisa citar quanto tempo foi trabalhado na empresa, cargo ocupado, descrever, salário anual, e tem que ser impresso em papel timbrado da empresa e assinado pelo seu chefe/ gerente. Todo o envio dos documentos é online, e você vai precisar de uma cópia digital de todos os documentos.

Police certificate

Pro Brasil agora só pedem o certificado de antecedentes criminais emitido pela polícia federal, esse certificado sai na hora online, então não precisa se preocupar em tirar antes, mas assim que receber o convite tire, pois você terá que traduzi-lo. E se você morou em outro país que não seja o Canadá por mais de seis meses, vai precisar tirar o certificado de lá também. Países como os Estados Unidos demoram até 3 meses pra enviar, por isso é bom fazer com antecedência, mas só quando você achar que já está próximo de ser convidado, pois os certificados só valem por 3 meses.

Comprovação de renda

Pra fazer o perfil do Express Entry, você precisa ter um valor mínimo na conta, e precisa mostrar extratos bancários dos últimos seis meses, portanto, não vale pegar dinheiro com alguém e colocar na conta na hora de enviar a documentação, o dinheiro tem que já estar na conta por um período mais long. Além disso, você vai precisar de cartas do banco com informações específicas como tempo de conta, média de valor na conta e outras informações especificadas no check list. No processo do Express Entry, também não dá pra fazer carta custeio como muitos fazem pra tirar o visto de estudo ou turismo, ou seja, o dinheiro tem que ser seu, não pode ser emprestado.

Documentos de identidade

Faça cópias do seu passaporte (todas as páginas que tenham vistos ou carimbos) e todos os seus permits (study, work, visas). Como esses documentos não vão mudar, você já pode deixar prontinho.

Foto

É necessário uma foto digital no estilo daquelas de passaporte. Essa foto tem que ser no mínimo 3.5 x 4.5 cm, e não precisa ser tirada por um profissional, desde que siga todas as instruções. Essa é a foto da aplicação e que vai ficar no seu PR Card, mas as vezes a imigração pede que você envie duas fotos pelo correio mais ao final do processo.

Quando o convite chega, tem um check list bem detalhado de todos os documentos necessários e qual a maneira de envia-los, mas como o tempo é curto, como disse antes, as vezes é melhor já preparar o que der.

74 Comment

  1. Oi Mariana, estou acompanhando o seu relato sobre o novo processo e estou achando muito útil.
    No seu caso, o que te garantiu o convite. Ter estudado no Canadá por 1 ano ou a sua experiência de trabalho após os estudos?
    Obrigado!

  2. Oi Rodrigo, foi a combinação de todos os fatores.
    O processo é por pontuação, e cada experiência que você tem conta mais pontos.

    Abraço

  3. Com relação à emprego, não conta só o registro na carteira de trabalho ?
    Tem um modelo de como deve ser essa carta do empregador ?

    abraços;
    Catherine
    http://meetyoutherecanada.blogspot.com.br/

  4. Oi Catherine, a carta é importante pra imigração verificar se seu cargo é mesmo o que eles descrevem. Somente com a carteira não dá pra verificar o que você realmente faz na empresa, já que títulos são bem subjetivos né?!

    Não tenho um modelo, mas é isso que fala no CIC: You must provide proof of each of your current and previous work experiences.
    Your evidence should include a reference letter from your employer and previous pay stubs, where available.
    The reference letter is an official document printed on company letterhead and must include your name, the company's contact information (address, telephone number and e-mail address), the signature of your immediate supervisor or personnel officer at the company and a business card of the person signing the letter. The letter should indicate all positions held while employed at the company and must include the following details: job title, duties/responsibilities, job status (if current job), the dates you worked for the company, the number of work hours per week and your annual salary plus benefits."

  5. Jonathas Alves says:

    Oi Mariana. Parabéns pelo blog
    Não sabia que, já estando no Canadá, precisava comprovar renda também. Mesmo com oferta de emprego?

  6. Oi Jonathas, depende do programa de imigração. Para o CEC se você já tiver um trabalho não precisa. Ou então com o LMIA, com apenas oferta de emprego você precisa sim comprovar.

    Abraço

  7. Olá Mariana, tudo bem? Parabéns pelo blog e pelas informações prestadas.
    Você sabe qual é o valor em dólares necessário para comprovar ao aplicar para o EE?
    Um grande abraço
    Ignácio

  8. Oi, você pode encontrar as informações de comprovação de renda nesse link http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/funds.asp

  9. Júlia says:

    ótimo post!!

  10. Olá Mariana!Parabéns pelo Blog!
    Sabe me dizer se pra diploma técnico É necessária a equivalência do mesmo,já que a profissão também é regulamentada no Canadá?

  11. Olá Mariana!Parabéns pelo Blog!
    Sabe me dizer se pra diploma técnico É necessária a equivalência do mesmo,já que a profissão também é regulamentada no Canadá?

  12. Oi Roberta, a equivalência é só pra mostrar pra imigração o equivalente no Brasil ao período estudado no Brasil. Ou seja, se é um curso bachelor de 4 anos, ou 3 e assim por diante. Eu acredito que todos tem que fazer essa equivalência mesmo que faça a validação do diploma. Acho melhor você perguntar algum consultor de imigração pra confirmar direitinho.
    Abraço

  13. Oi Mariana! Vc aplicou pelo EE? Conseguiu o PR?

  14. Oi Mariana! Vc aplicou pelo EE? Conseguiu o PR?

  15. Oi Andrea, apliquei pelo EE sim, mas o PR demora em torno de seis meses pra sair.

  16. Oi Andrea, apliquei pelo EE sim, mas o PR demora em torno de seis meses pra sair.

  17. Mariana, vc tem alguma postagem com o assunto "seguro saúde"?Se sim, vc perdia me direciona? Se não, vc poderia escrever sobre? rsrs… Quero tanto saber mais sobre o assunto.Sei que em Ontário não é possível ter acesso ao sistema público com o visto de estudante,mas queria mais detalhes de como os estudantes costumam fazer e tbm valores! =)

  18. Mariana, vc tem alguma postagem com o assunto "seguro saúde"?Se sim, vc perdia me direciona? Se não, vc poderia escrever sobre? rsrs… Quero tanto saber mais sobre o assunto.Sei que em Ontário não é possível ter acesso ao sistema público com o visto de estudante,mas queria mais detalhes de como os estudantes costumam fazer e tbm valores! =)

  19. Oi Andréa, não tenho nenhuma postagem sobre isso pq sempre tive um seguro privado, nunca utilizei o seguro OHIP que é o do governo canadense.
    Você está certa, estudantes internacionais não tem direito ao OHIP, normalmente a escola tem um seguro privado, que é obrigatório e cobre emergências. Quanto aos valores eu não sei te informar pq sempre paguei junto com a escola no mesmo pacote.

  20. Oi Andréa, não tenho nenhuma postagem sobre isso pq sempre tive um seguro privado, nunca utilizei o seguro OHIP que é o do governo canadense.
    Você está certa, estudantes internacionais não tem direito ao OHIP, normalmente a escola tem um seguro privado, que é obrigatório e cobre emergências. Quanto aos valores eu não sei te informar pq sempre paguei junto com a escola no mesmo pacote.

  21. Unknown says:

    Olá!

    Tenho algumas dúvidas.
    1. Estas Cartas de Referência das empresas precisam ser em inglês? Se sim, precisa ser juramentalmente?
    2. O certificado de antecedentes criminais precisa ser traduzido juramentalmente?
    3. Quanto a comprovação de renda, acha que posso ter problemas se depositei 1/3 do valor em maio, outro 1/3 do valor em junho e o último 1/3 do valor em agosto para enfim aplicar em setembro?
    4. Eles descontam o valor de custos necessários ou é um valor que temos que ter além do que formos declarar?

    Obrigado!

  22. Unknown says:

    Olá!

    Tenho algumas dúvidas.
    1. Estas Cartas de Referência das empresas precisam ser em inglês? Se sim, precisa ser juramentalmente?
    2. O certificado de antecedentes criminais precisa ser traduzido juramentalmente?
    3. Quanto a comprovação de renda, acha que posso ter problemas se depositei 1/3 do valor em maio, outro 1/3 do valor em junho e o último 1/3 do valor em agosto para enfim aplicar em setembro?
    4. Eles descontam o valor de custos necessários ou é um valor que temos que ter além do que formos declarar?

    Obrigado!

  23. Oi! Todas as traduções devem ser juramentadas!
    Respondendo as perguntas: 1 – Se a pessoa que escrever a carta falar inglês, ela pode escrever em inglês mesmo, se não falar, deve escrever em português e aí você manda traduzir.
    2 – Sim, se os antecedentes criminais estiverem em outra lingua que não seja o inglês ou frances, deve ser traduzido.
    3 – Os consultores aconselham que o dinheiro esteja na conta por no mínimo 6 meses, mas talvez se você explicar de onde veio o dinheiro ficará tudo bem. A imigração só quer ter certeza que você não pegou dinheiro emprestado só pra enviar a documentação.
    4 – No site oficial você pode ver o mínimo que deve ter na conta de acordo com o número de pessoas em sua família. http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/funds.asp

    Espero ter ajudado! 🙂

  24. Oi! Todas as traduções devem ser juramentadas!
    Respondendo as perguntas: 1 – Se a pessoa que escrever a carta falar inglês, ela pode escrever em inglês mesmo, se não falar, deve escrever em português e aí você manda traduzir.
    2 – Sim, se os antecedentes criminais estiverem em outra lingua que não seja o inglês ou frances, deve ser traduzido.
    3 – Os consultores aconselham que o dinheiro esteja na conta por no mínimo 6 meses, mas talvez se você explicar de onde veio o dinheiro ficará tudo bem. A imigração só quer ter certeza que você não pegou dinheiro emprestado só pra enviar a documentação.
    4 – No site oficial você pode ver o mínimo que deve ter na conta de acordo com o número de pessoas em sua família. http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/funds.asp

    Espero ter ajudado! 🙂

  25. Unknown says:

    Mariana,

    Temos que traduzir juramentalmente as cartas de referências das empresas ou podemos traduzir por conta própria?
    Além do diploma algum outro documento precisa ser traduzido? Quais precisam ser juramentados além do diploma?

    Obrigado!

  26. Oi! Todos os documentos em português devem ser traduzidos por um tradutor certificado. A imigração não aceita nenhum tipo de tradução livre.

  27. Oi! Todos os documentos em português devem ser traduzidos por um tradutor certificado. A imigração não aceita nenhum tipo de tradução livre.

  28. Bruno Audi says:

    Oi Mariana! Parabéns pelo blog, muito completo e com ótimas informações!
    Tenho duas dúvidas em relação sobre comprovação de renda.

    Irei eu e minha esposa. Posso utilizar o extrato da minha conta e da dela, ou o extrato deve ser só da minha conta (o aplicante principal) ?

    Tenho dinheiro investido em um fundo de investimento. O extrato deles é válido?

    Obrigado!

  29. Oi Bruno, você pode usar o extrato da sua conta e da sua esposa sim! Desde que o proprietário da conta esteja indo também, não tem problema algum.
    Quanto ao fundo de investimento eu não tenho certeza se pode ser usado, eu acredito que sim, mas não tenho certeza.

    Abraço

  30. Bruno says:

    Ok, muito obrigado pelas informações e pela atenção!

    Abaços.

  31. Tati says:

    Oi Mari! Conheci o blog há pouco tempo e já estou gostando muito!

    Minha pergunta é sobre a validade dos documentos… O IELTS General, a equivalência dos diplomas brasileiros e os antecedentes criminais expiram? Qual tempo máximo antes posso providenciar?

    Obrigada!!

  32. Tati says:

    Oi Mari! Conheci o blog há pouco tempo e já estou gostando muito!

    Minha pergunta é sobre a validade dos documentos… O IELTS General, a equivalência dos diplomas brasileiros e os antecedentes criminais expiram? Qual tempo máximo antes posso providenciar?

    Obrigada!!

  33. Oi Tati, tudo bem?
    O IELTS tem validade de 2 anos, a equivalência 5 anos e os antecedentes criminais por 3 meses. Faça o IELTS o quanto antes, pois é mais difícil de marcar, a equivalência também pode ser providenciada com bastante antecedência, os antecedentes criminais, se for só o do Brasil pode deixar pra quando receber o ITA, pois é tudo online, sai na hora.

  34. Oi Tati, tudo bem?
    O IELTS tem validade de 2 anos, a equivalência 5 anos e os antecedentes criminais por 3 meses. Faça o IELTS o quanto antes, pois é mais difícil de marcar, a equivalência também pode ser providenciada com bastante antecedência, os antecedentes criminais, se for só o do Brasil pode deixar pra quando receber o ITA, pois é tudo online, sai na hora.

  35. Cris says:

    Olá Mariana, como vai?
    Estou adorando o seu blog. Muito obrigada por todas as dicas.
    Eu, marido e filho estamos iniciando o processo e estamos um pouco perdidos. Marcamos uma entrevista com um consultor de imigração para dezembro agora, mas ainda tenho muitas dúvidas se devemos iniciar o processo por aí….
    Bom, com relação a equivalência dos diplomas, minha pergunta é se temos que fazer o pedido de todos os diplomas ou só da graduação? No meu caso eu sou química, tenho também além do diploma da graduação, diplomas de mestrado e doutorado. Desde já, muito obrigada.

    Abs

    Cristiane

  36. Oi Cris, tudo bem?
    Quanto mais equivalências, melhor! Quanto mais alto o seu nível acadêmico, mais pontos você terá para a imigração, mesmo que não seja a área que você atua atualmente, vale a pena fazer a equivalência de tudo. Se eu não me engano, dá pra fazer tudo em uma mesma aplicação, ou seja, é o mesmo preço pra um ou vários diplomas.

    Obrigada por acessar o blog!
    Espero ter ajudado. Abraço

  37. Oi Cris, tudo bem?
    Quanto mais equivalências, melhor! Quanto mais alto o seu nível acadêmico, mais pontos você terá para a imigração, mesmo que não seja a área que você atua atualmente, vale a pena fazer a equivalência de tudo. Se eu não me engano, dá pra fazer tudo em uma mesma aplicação, ou seja, é o mesmo preço pra um ou vários diplomas.

    Obrigada por acessar o blog!
    Espero ter ajudado. Abraço

  38. Debora says:

    Oi Mariana,
    Para não comprovar renda pelo CEC você tem que ter um ano de experiência de trabalho ou apenas estar trabalhando? Obrigada!

  39. Pra não comprovar renda você tem que ser elegível para o CEC que é o Canadian Experience Class, ou seja, tem que estar trabalhando por no mínimo um ano no Canadá.

  40. Pra não comprovar renda você tem que ser elegível para o CEC que é o Canadian Experience Class, ou seja, tem que estar trabalhando por no mínimo um ano no Canadá.

  41. Olá Mariana, sobre a carta de referencia, você sabe me dizer se é obrigatório conseguir a carta de todos os empregos que já tive? Eu já tive 3 empregos, mas somente o meu atual emprego é da minha área. Teria algum problema conseguir a carta de refencia apenas do meu emprego atual? Estou neste emprego tem 3 anos.

    Atenciosamente.

  42. Oi Willian,

    A carta só é necessária para os empregos que você listar dentro dos NOCs A, B ou 0.
    Os empregos não precisam ser necessariamente na sua área, desde que sejam especializados, você ganhará pontos por eles dependendo dos anos de experiência.

  43. Oi Willian,

    A carta só é necessária para os empregos que você listar dentro dos NOCs A, B ou 0.
    Os empregos não precisam ser necessariamente na sua área, desde que sejam especializados, você ganhará pontos por eles dependendo dos anos de experiência.

  44. Unknown says:

    OI Mariana, gostei muito de seu blog Parabéns. Duas perguntas, preenchi o formulário de elegibilidade no site do governo canadense, e recebi a resposta do david cohen (attorney) que solicita o pagamento para então iniciar meu perfil no express entry. devo pagar esse valor(USD 995)?
    segunda pergunta,Levei a tradutora meus diplomas daqui, que traduziu e juramentou os mesmos, ainda preciso validar no WES tbm antes de tudo?

  45. Unknown says:

    OI Mariana, gostei muito de seu blog Parabéns. Duas perguntas, preenchi o formulário de elegibilidade no site do governo canadense, e recebi a resposta do david cohen (attorney) que solicita o pagamento para então iniciar meu perfil no express entry. devo pagar esse valor(USD 995)?
    segunda pergunta,Levei a tradutora meus diplomas daqui, que traduziu e juramentou os mesmos, ainda preciso validar no WES tbm antes de tudo?

  46. Olá,

    Como assim recebeu a resposta do attonrney? Quem é esse attorney? Para criar o perfil no Express Entry não é necessário pagar nada! O pagamento só é feito depois que você recebe o ITA. Será que você não entrou em um site errado? Isso tá com cara de golpe pra mim, ainda mais que o valor é em dolar americano? Muito estranho isso.

    Sim, você precisa fazer a equivalência do diploma no WES pra criar o perfil no express entry.

    Espero ter ajudado,
    Abraço

  47. Natalia says:

    Mariana, e como faço para calcular esses pontos? Achei já dois sites diferentes, um de um attorney e pela pontuação, de 365, ele dizia que eu era uma possível candidata, mas não sei, não levei fé, já que é sabido que necessita 450 pontos. Sabes onde encontro tabela de pontuação? Obrigada!

  48. Natalia says:

    Mariana, e como faço para calcular esses pontos? Achei já dois sites diferentes, um de um attorney e pela pontuação, de 365, ele dizia que eu era uma possível candidata, mas não sei, não levei fé, já que é sabido que necessita 450 pontos. Sabes onde encontro tabela de pontuação? Obrigada!

  49. Oi Natalia, os pontos podem ser calculados no site oficial da imigração:
    http://www.cic.gc.ca/english/express-entry/criteria-crs.asp

    E sim, você só vai receber o ITA se tiver uma pontuação mais alta (Acima de 450) mas você pode montar seu perfil com qualquer pontuação desde que tenha os requisitos mínimos.
    Abraço

  50. Oi Natalia, os pontos podem ser calculados no site oficial da imigração:
    http://www.cic.gc.ca/english/express-entry/criteria-crs.asp

    E sim, você só vai receber o ITA se tiver uma pontuação mais alta (Acima de 450) mas você pode montar seu perfil com qualquer pontuação desde que tenha os requisitos mínimos.
    Abraço

  51. Unknown says:

    Olá, Mariana. Muito legal o seu blog. Vc saberia dizer se o aplicante "secundário" precisa do doc. De antecedentes criminais do exterior? No caso, o meu marido será o principal, mas eu morei 1 ano sozinha no exterior. Será que eu preciso comprovar?
    Obrigada pela atenção 🙂

  52. Unknown says:

    Olá, Mariana. Muito legal o seu blog. Vc saberia dizer se o aplicante "secundário" precisa do doc. De antecedentes criminais do exterior? No caso, o meu marido será o principal, mas eu morei 1 ano sozinha no exterior. Será que eu preciso comprovar?
    Obrigada pela atenção 🙂

  53. Olá,tudo bem? Eu apliquei sozinha e por isso não sei detalhes sobre o processo de casal, mas eu acho que todos os aplicantes precisam apresentar todos os documentos sim.

  54. Olá,tudo bem? Eu apliquei sozinha e por isso não sei detalhes sobre o processo de casal, mas eu acho que todos os aplicantes precisam apresentar todos os documentos sim.

  55. Edna Nilo says:

    Mariana B noite!!

    Vc indicaria pagar um consultor de imigração????

  56. Oi Edna, eu só usei um consultor pra verificar minha documentação antes de enviar, então infelizmente não tenho nenhum pra indicar.

  57. Oi Edna, eu só usei um consultor pra verificar minha documentação antes de enviar, então infelizmente não tenho nenhum pra indicar.

  58. Oi Mariana, seu site é muito interessante. Parabéns. Pena que só descobri na última hora 😛 (eu e minha esposa embarcaremos para Toronto em 5/7, ela com Student Permit e eu com o Open Work Permit).
    Deixa eu aproveitar e perguntar: a certidão de antecedentes criminais que mencionastes, é somente a aquela oriunda da Justiça Federal mesmo e que pode ser extraída online? Achei estranho eles desconsiderarem a certidão da Justiça Estadual pois é lá que "se cometem' a maioria dos crimes (ex: homicídios, estupros, não aparecerão na certidão da JF).
    De qualquer modo, gostaria de confirmar e esclarecer isso, se fosse possível. Terias o link desta informação (não consegui encontrar).
    Muitíssimo obrigado.

  59. Oi Mariana, seu site é muito interessante. Parabéns. Pena que só descobri na última hora 😛 (eu e minha esposa embarcaremos para Toronto em 5/7, ela com Student Permit e eu com o Open Work Permit).
    Deixa eu aproveitar e perguntar: a certidão de antecedentes criminais que mencionastes, é somente a aquela oriunda da Justiça Federal mesmo e que pode ser extraída online? Achei estranho eles desconsiderarem a certidão da Justiça Estadual pois é lá que "se cometem' a maioria dos crimes (ex: homicídios, estupros, não aparecerão na certidão da JF).
    De qualquer modo, gostaria de confirmar e esclarecer isso, se fosse possível. Terias o link desta informação (não consegui encontrar).
    Muitíssimo obrigado.

  60. Edna Nilo says:

    SOU PROFESSORA EDUCAÇÃO INFANTIL, COMO ESTA O MERCARDO POR
    Aí?????

  61. Mariana says:

    Oi Mariana,

    Em relação a carta de referência de empregador, apenas ela é suficiente, ou é necessário apresentação da carteira de trabalho? Pois no meu caso fiquei mais de um ano na empresa, mas a carteira nunca foi assinada.
    Muito obrigada.

  62. Mariana says:

    Oi Mariana,

    Em relação a carta de referência de empregador, apenas ela é suficiente, ou é necessário apresentação da carteira de trabalho? Pois no meu caso fiquei mais de um ano na empresa, mas a carteira nunca foi assinada.
    Muito obrigada.

  63. Anônimo says:

    Ola, a carta de referencia tem que ter traducao juramentada tb? Eu faco um anexo da traducap juramentada?
    Bruna

  64. Anônimo says:

    Ola, a carta de referencia tem que ter traducao juramentada tb? Eu faco um anexo da traducap juramentada?
    Bruna

  65. Ricardo says:

    Oi, Mariana! Tudo bem?
    Só um toque que talvez seja legal você colocar aí: pode acontecer de não ser possível emitir o certificado de antecedentes criminais online, provavelmente por divergências cadastrais na PF.
    Nesse caso a pessoa tem que ir pessoalmente na DPF para solicitar o certificado. Eles dão prazo de 15 dias mas geralmente em menos de uma semana fica pronto.
    Aconteceu comigo, meu irmão e outros conhecidos. Não conseguir online não quer dizer necessariamente que haja registros criminais, somente que não foi possível emitir o certificado.
    Talvez ajude, para que não deixem pra muito em cima da hora também.

  66. Ricardo says:

    Oi, Mariana! Tudo bem?
    Só um toque que talvez seja legal você colocar aí: pode acontecer de não ser possível emitir o certificado de antecedentes criminais online, provavelmente por divergências cadastrais na PF.
    Nesse caso a pessoa tem que ir pessoalmente na DPF para solicitar o certificado. Eles dão prazo de 15 dias mas geralmente em menos de uma semana fica pronto.
    Aconteceu comigo, meu irmão e outros conhecidos. Não conseguir online não quer dizer necessariamente que haja registros criminais, somente que não foi possível emitir o certificado.
    Talvez ajude, para que não deixem pra muito em cima da hora também.

  67. jhosso says:

    Olá, Mariana. Tenho uma dúvida sobre a carta de recomendação. O cargo que ocupei no meu emprego no Brasil se enquadra em um NOC específico. No site da cic vi que para cada NOC existem várias atribuições que o profissional tem. Posso simplismente copiar as frases que estão como exemplos de atribuições desse NOC e colar em minha carta ou devo escrever com minhas próprias palavras?

  68. Oi, é só o da polícia federal mesmo que foi pedido. O site é esse aqui:
    http://www.cic.gc.ca/english/information/security/police-cert/central-south-amer/brazil.asp

  69. Você pode usar exemplos que estão na lista sim. Não precisa listar todos eles, apenas o que você realmente trabalhou. Eu usei a lista como base, mas mudei algumas palavras pra não ficar completamente igual.

  70. Luca says:

    Só a carta de referência, eles não reconhecem a nossa carteira de trabalho.

  71. Luca says:

    Sim, tem que ter tradução juramentada.

  72. Luca says:

    Sim, tem que ter tradução juramentada.

  73. Nanda Ley says:

    Olá Mariana!! Tudo bom? Quinta agora, terei uma entrevista com um advogado da DCI CONSULTING, conhece? Obtive através do cadastro deles 321 pontos, e pediram pra marcar 2 datas possíveis para a entrevista e tirar dúvidas a cerca do express entry. A etapa é essa mesmo? É por empresa de consultoria primeiro? Temos mto receio de ser alguma fraude. No caso quero ir p o Canadá com esposo e filhos. Inclusive falaram até de caso não conseguíssemos o Canadá, poderia migrar para o EUA. Pediram meu curriculum, só que pelo q vi, tenho q ter cartas de todos os empregos, e aqui fica difícil principalmente na área de engenharia, pois algumas empresas fora de fora, outra os chefes se aposentaram ou faleceram, ou não assumem mais o cargo. Sem contar q já fui e sou concursada em duas empresas. Como fica esse processo? Abraços e adorei as informações!!

  74. Oi Nanda, infelizmente não conheço essa empresa. Eu não fiz meu processo com advogado, então não sei exatamente qual o processo. O que eu imagino que eles fizeram foi fazer uma simulação de pontos baseado no seu currículo, e vão pegar mais informações detalhadas na entrevista. Os consultores fazem todo o processo pra você, pegam todas as suas informações e preenchem o formulário. Não sei como é o processo de imigração pros EUA, mas eu acho que não é tão fácil assim, é muito mais restrito do que pro Canadá. Mais na frente no processo, você terá que ter carta de todos os seus empregadores que você apresentou pra pontuar no processo, caso o seu chefe não esteja mais na empresa, você pode pedir uma outra pessoa da empresa pra fazer essa carta, pode até ser alguém do RH mesmo, o objetivo é mostrar pra imigração quais as funções você exerceu na empresa, quanto tempo trabalhou e quanto ganhava. Espero ter ajudado e boa sorte no processo!

Comentários fechados.