Meu Canadá: Dose dupla Canadá

O primeiro blog do projeto #meucanada é o dos queridos Cris e Leo. Eles já vieram pra Toronto antes, e nessa segunda viagem contam no blog e vlog como é a vida de um casal intercambista no Canadá.


Cidade natal: São Paulo
Cidade onde mora atualmente: Toronto
Blog/vlog e redes sociais: 

Facebook: http://www.facebook.com/doseduplacanada
Foco principal do blog: Intercâmbio e nossa rotina em Toronto
Blog/vlog preferido sobre o Canada: Desde quando morávamos no Brasil já éramos fãs do Virei Canadense, então esse certamente tem que ser citado (ele fala de coisas práticas, então é ótimo), mas também gostamos do Gaby no Canadá porque foi o primeiro blog que lemos sobre Toronto, ainda em 2011.

3 coisas que aprendemos morando no Canadá

Dar mais valor às coisas simples que temos a nossa volta como, por exemplo, a natureza. Ter a oportunidade de vê-la se transformando nitidamente bem de perto e dar valor a isso, foi uma das coisas mais maravilhosas que aprendemos aqui, que nunca tínhamos conseguido no Brasil. A foto abaixo mostra as 4 estações aqui do Canadá (em sentido horário, inverno, verão, primavera e outono) e a cada florzinha que nasce na primavera, cada folha que muda de cor no outono ou a cada floquinho de neve que cai no inverno, a gente sempre tira milhares de fotos para registrar como tudo relacionado à natureza é maravilhoso e perfeito… e também como coisas simples assim podem nos deixar tão felizes.
Respeitar as diversas culturas e não achar que uma é melhor do que a outra. Muitas vezes torcemos o nariz para uma atitude de alguém de outra cultura e falamos: “nossa, que estranho”, mas já parou para pensar que somos estranhos para eles também? Lidar com outras culturas significa, mesmo achando “estranho” ou não concordando, saber respeitar. Isso parece fácil na teoria, quando ainda estamos no Brasil, mas então estando em um país multicultural como o Canadá, no dia a dia, que você percebe o desafio que é quebrar os preconceitos e a nossa mania de acharmos que sempre o nosso jeito que está certo. Com certeza esse foi um dos maiores aprendizados no Canadá. A foto abaixo mostra pessoas de 6 países diferentes ao redor do mundo e temos muito orgulho de termos conhecido todas as pessoas que passaram na nossa vida até agora e nos ensinaram um pouquinho deles, de suas culturas e que nos fizeram perceber que todos podem sim viver harmoniosamente, sabendo amar e respeitar o próximo do jeito que ele é.


– Aprender a lidar com novos desafios todos os dias. Uma coisa que aprendemos aqui no Canadá é que quando estamos fora da nossa cidade e da vida que levávamos no Brasil, por maior que seja nossa capacidade de adaptação, todo dia terá um novo desafio na nossa vida. Idiomas diferentes, culturas diferentes, situações que fogem do nosso controle, enfim… sabe o ditado “matar um leão por um dia?” Claro que nem sempre são desafios no sentido negativo, mas principalmente relacionados ao alcance dos nossos sonhos e realização como pessoa ou profissional. Desde que chegamos, nosso maior desafio é o idioma e em como expressar nossas idéias e sentimentos adequadamente, mas a cada dia que um desafio é vencido, sentimos mais força de vontade para vencer os próximos, então, definitivamente, aprender a lidar com desafios tem sido algo que o Canadá vem nos ensinando muito. Essa foto abaixo é do nosso primeiro desafio vencido que foi fazer 6 meses de curso de inglês e completar esse período com êxito. Estamos longe de sermos fluentes, mas certamente esse desafio nos deu mais coragem para as próximas etapas.

Obrigada Cris e Leo por participarem desse novo projeto e boa sorte nessa nova etapa da vida de vocês!