Dirigindo em Ontário: Posso usar a carteira do Brasil?

Uma dúvida muito comum antes de ir pro exterior é a questão da carteira de motorista. Vale a pena tirar a carteira internacional? Quanto tempo é válida e muitas outras questões. Eu mesma sempre tive dúvidas quanto a isso, principalmente porque aqui no Canadá cada província tem sua própria lei.

Posso usar a carteira do Brasil?

Em Ontário, que é onde eu moro você pode sim dirigir com a carteira do Brasil, mas tem algumas regras dependendo do seu status e tempo de permanência no país:

Turista visitando por menos de 3 meses: Você pode usar a CNH brasileira sem problemas por 90 dias.

Turista visitando por mais de 3 meses: Nesse caso, você vai precisar da carteira internacional, aquela traduzida do Brasil. Essa informação é bem conflitante, no site do Ministério dos Transportes de Ontário, a única informação encontrada é que após três meses como turista é necessária a carteira internacional,  mas não falam em um tempo máximo pra usar a carteira, eu imagino que vale pra 6 meses, que é o tempo máximo de permanência no país como turista. Mais informações aqui.

Estudantes/trabalhadores: Residentes temporários com visto de estudo ou trabalho são considerados residentes de Ontário e precisam tirar a carteira canadense após 60 dias.

Residentes permanentes: Podem usar a carteira do Brasil por 60 dias e depois devem tirar a carteira canadense.

Como tirar a carteira internacional (PID)?

Para tirar a Permissão Internacional para Dirigir, vá ao site do Detran de seu estado e pegue o requerimento, tire uma cópia da sua carteira de motorista, pague a taxa e vá ao Detran com os documentos. É muito simples, não precisa fazer nenhuma outra prova nem nada. Mas na minha opinião só vale a pena tirar a carteira de motorista internacional se você for ficar mais de 3 meses como turista em Ontário, caso contrário vale mais a pena usar a CNH brasileira por 60 dias e depois tentar a carteira canadense.

Como tirar a carteira de motorista canadense?

Fiz um post explicando o passo-a-passo de como tirar a carteira de motorista em Ontário, veja aqui.

Lembrando que cada província tem suas próprias regras, e se você for pra outra província, pesquise as regras do lugar.