Meu Canadá: Mandy Mais

A participação no #meucanada de hoje é da super celebridade entre os imigrantes e aspirantes a imigração Mandy. Ela tem um blog e um canal do youtube e fala sobre assuntos do cotidiano, polêmicas e tudo que envolve o Canadá, principalmente as cidades de Montreal e Toronto.



Nome: Mandy
Cidade natal: Salvador – BA
Cidade onde mora atualmente: Toronto – ON
Blog/vlog e redes sociais:Blog: www.mandyemais.com

Snap: mandyemais

Foco principal do blog: Falar sobre as aventuras, desafios e delicias de morar no exterior
Blog/vlog preferido sobre o Canada: Além do Virei Canadense, que dentre muitas coisas me ensinou aonde patinar de graça em Toronto, acesso bastante o www.blogto.com!!!

Quero compartilhar 3 coisas que amo sobre o Canada!


1. Sensação de Liberdade

Algo que não tem preço é andar nas ruas e não ter medo. No Brasil eu já fui vitima de assalto à mão armada e roubos e tem alguns hábitos que mantenho e que nunca vejo acontecer entre os canadenses. Quando algum estranho se aproxima de mim e eu estou sozinha costumo ficar apreensiva. Também fico olhando para minha bolsa toda hora, caso tenha colocado em algum lugar próximo. Aqui a realidade é bem diferente. Você não vê um canadense preocupado bom a bolsa ou ficando apreensivo. Tenho amigos que não trancam o carro se forem ficar um tempo em casa antes de sair de novo. Alguns clientes do meu antigo trabalham revelaram que as vezes esqueciam de trancar a porta!

Durante o meu primeiro mês no Canada eu achava que os canadenses andavam rápido demais. Na verdade, descobri um ano depois que era eu que andava devagar. Logo quando cheguei meus pés doíam, pois infelizmente eu tinha perdido o habito de caminhar. Hoje em dia eu só ando de transporte publico, quando não estou de bicicleta e também caminho o máximo que posso! Se tem algo que não passa em minha cabeça é a possibilidade de ser assaltada.
Além disso, é uma delicia poder ir a parques e sentar sem preocupação. Muitas pessoas tiram até um cochilinho. 🙂
Outra coisa que é deliciosa é poder ver as famílias unidas e participando dos diversos eventos que a cidade oferece. Ano passado fui a um show do Maroon 5 e tinham muitas famílias, com filhos de todas idades, incluindo crianças ainda no carrinho!
Mas, é claro. Apesar de tudo o Canada tem problemas. Existem sim frutos, violência e descriminação saiba mais. Claro que em uma proporção muito menor. Por isso, sempre tenho cuidado. Mas, não tem preço poder andar despreocupada com meu celular, minha câmera ou mesmo sozinha durante a noite!

2. 4 Estações

Algo que amo no Canada é o equilibro entre as quatro estações. É simplesmente incrível poder ver a cidade e as pessoas se transformarem.

Outono: 

Começou a esfriar e as pessoas estão empolgadas com o Halloween e Feriado de Ação de Graças. Nessa época do ano as cidades ficam belíssimas e em tons amarelos e alaranjados. É uma ótima época para tirar fotos. As pessoas também começam a usar cores mais escurar e roupas mais quentinhas.

Inverno: 

Quando ele chega, existem aqueles que ficam felizes com a neve e aqueles que simplesmente odeiam o inverno. A partir de novembro ja começa a esfriar, mas ele so começa mesmo em dezembro. Durante o Natal ja é normal termos dias a -20C. Janeiro e Fevereiro são os meses mais frios e teremos dias com temperaturas como -30C ou até mesmo sensação de -40C. A depender da cidade, será mais ou menos frio. É uma época que acho magica. A neve é linda e brilha! Esse é o momento para fazer esportes de inverno e frequentar algumas atividades mais indoor. Em geral, vemos menos pessoas na rua e todas andam rápido. Apesar de tudo, a cidade não para. Ninguém deixa de trabalhar, estudar, etc. As cidades são muito bem preparadas e existem excelente opções de vestimenta para o inverno. Em Toronto tem um grande caminho subterrâneo chamado PATH e os estabelecimentos e imóveis tem aquecimento. Inclusive… ao entrar você vai querer tirar logo seu casaco antes de começar a suar!

Primavera: 

Quando o inverno está indo embora, em março, chega a primavera. A cidade começa a esquentar e ficar florida. As pessoas voltam a sair na rua e é incrível ver a alegria delas. Todo mundo rindo e conversando. É época de usar cores quentes! As pessoas começam querer curtir o calor e você vai ver algumas canadenses de biquíni nos parques tomando sol quando ainda faz 18C.

Verão: 

Por fim, chegou o tão esperado verão. Esse é o momento que as pessoas tiram férias e muitas empresas diminuem o expediente. Todo mundo quer aproveitar o calor o máximo possível. Durante o verão as temperaturas são realmente quentes, variando entre dias amenos (20C) até dias insuportavelmente quentes (40C). Em geral, todo mundo liga seu ar condicionado e mesmo o mais entusiasta dos canadense reclama um pouco do calor insuportável. Recentemente minha amiga canadense me revelou, um tanto envergonhada, que estava entusiasmada para o Outono chegar. Eu estava contando para ela, que não precisa ter vergonha, pois eu também a estava atingindo a minha cota do verão.

Claro, que tudo vai da sua preferencia, mas no Canadá tem temperaturas para todos os gostos. Além de tudo, no inverno vai anoitecer bem cedo, mas para compensar no verão anoitece bem tarde. Parece uma dança, linda e equilibrada.

3. O respeito e a gentileza

Por fim, uma das coisas que mais me cativa: o respeito e a gentileza. O canadense tem um respeito muito grande pelo individual, mas também pelo coletivo. Dificilmente ele vai ser enxerido e ficar dando palpites em suas opções.

Os carros param você atravessar na faixa, mas preste atenção. Se o motorista te ver (e fizer contato visual), ele começa a diminuir a velocidade e espera que você atravesse. Se você ficar esperando eles pararem, vai perceber uma certa impaciência. Eles costumam respeitar as leis de trânsito e existe uma certa confiança. Esse foi um tema que meu professor de direção insistiu bastante. Segundo ele, eu hesitava demais e isso podia causar acidente 🙂 A instrução era, em uma cruzamento com 4 paradas, se eu tinha feito contato visual e a preferencia era minha, eu deveria seguir enquanto o outro carro diminuía a velocidade… MAS, a brasileira aqui, queria ver o outro carro parar, hahaha

Aqui, pedir desculpas e segurar a porta é quase uma competição. Nesse vídeo até mostro algumas piadas e videos feitos sobre o assunto. Mas, é verdade! As pessoas seguram a porta quando você ainda está longe. E ai, só vemos as outras pessoas correndo para não atrapalharem a que está segurando (é bem engraçado). Quer ver um exemplo? Outro dia eu e meu marido íamos chegando com a bicicleta no prédio e um senhor que tinha acabado de sair retornou para abrir as 2 portas para ele. Eu achei que o senhor estava entrando, mas assim que ele acabou, ele começou a se posicionar para ir embora. Foi ai que ele percebeu que eu também estava entrando com a bike e ficou me pedindo desculpas por não ter segurado a porta para mim também. Eu posso afirmar, que em 3 anos de Canadá essa é só uma entre muitas histórias. Esse é o padrão (ou pelos menos foi para mim) e não a exceção.

Além disso, os canadenses não tem medo de apontar quando alguém faz algo errado. Eles reclamam mesmo e demandam que seus direitos seja cumpridos! Se fizer fila na loja, reclamam logo para abrirem um caixa. Também ja tive a infelicidade de escutar um comentário preconceituoso e uma moça se posicionou logo contra e falou que chamaria a policia.

A honestidade também é muito grande. Ja devolveram meu dinheiro ou me pagaram multas em lojas sem eu questionar nada. O vendedor simplesmente reconhecer que teve o erro e ja fez o procedimento. Meu marido já esqueceu coisas e quando voltou, quase 1 hora depois, estavam la, intocadas.

Bom, essas são 3 coisas que amo no Canada, o pais que escolhi para viver. Espero que você também descubra as suas. Beijos!

12 Comment

  1. Adorei!!! Em dezembro estou chegando em Toronto e não vejo a hora de sentir frio aí!!! Beijos Adoro o blog!

  2. Adorei!!! Em dezembro estou chegando em Toronto e não vejo a hora de sentir frio aí!!! Beijos Adoro o blog!

  3. Ricardo says:

    Mariana,

    Quantos pontos obtivestes para ser chamada para a Imigração?

    Pergunto pois consegui apenas 330 pontos.
    Consegui fazer o cadastro no EE, estou no Pool, já me cadastrei no Job Bank e estou esperando uma resposta.

    Achas que com essa pontuação conseguiremos ser aceitos?

    Obrigado!

  4. Oi Ricardo, eu obtive 483 pontos.
    Até agora a pontuação mínima para ser chamado foi 453, e pelo que parece não vai baixar muito além disso. Tente aumentar a pontuação no inglês, ou analisar seu perfil direitinho pra ver se tem jeito de aumentar em mais alguma coisa.

    Boa sorte! Abraço

  5. Kantynho says:

    Ricardo, eu acompanho alguns blogs e na última leva de convocados pelo Express Entry a pontuação entre os candidatos estava acima de 450.

  6. Kantynho says:

    Ricardo, eu acompanho alguns blogs e na última leva de convocados pelo Express Entry a pontuação entre os candidatos estava acima de 450.

  7. Olá Mariana (também serve para outras pessoas que possam ajudar),
    Sabe informar se tem como fazer uma simulação para saber qual a minha pontuação antes de iniciar o processo? Ainda não fiz o IELTS, então queria saber mínimo que tenho que tirar.

    Obrigado!

  8. Olá Mariana (também serve para outras pessoas que possam ajudar),
    Sabe informar se tem como fazer uma simulação para saber qual a minha pontuação antes de iniciar o processo? Ainda não fiz o IELTS, então queria saber mínimo que tenho que tirar.

    Obrigado!

  9. Olá Felipe, você pode calcular pelo site do CIC…
    http://www.cic.gc.ca/english/express-entry/grid-crs.asp

    Abraço

  10. Olá Felipe, você pode calcular pelo site do CIC…
    http://www.cic.gc.ca/english/express-entry/grid-crs.asp

    Abraço

  11. E ainda é bonita…

  12. Gosto dos vídeos e post da Mandy, bom demais. Vocês ajudam bastante com informações preciosas para quem pretende imigrar ou passear. Obrigada !

Comentários fechados.