Brasil x Canadá: Bancos

Que a burocracia no Brasil é extremamente exagerada todo mundo sabe. Não precisa morar em nenhum outro país pra perceber isso, mas as vezes passa dos limites. Uma coisa que eu sempre odiei fazer no Brasil é ir ao banco. Só ia mesmo quando não tinha nenhuma outra opção, e toda vez passava raiva. Simplesmente porque tudo demora, sempre tem filas, os funcionários não são preparados ou não tem conhecimento sobre as atividades do banco, muitas vezes contradizendo uns aos outros, e são extremamente mal humorados.

Dito isso, gostaria de comentar como é o funcionamento dos bancos no Canadá. Pra começar, não tem aquelas cadeiras pra esperar, simplesmente porque não existem filas quilométricas. Sim, tem cadeira pros idosos ou pessoas com deficiência, mas as filas são minúsculas, nunca demoro mais de 5 minutos pra ser atendida.

Atendimento

Segundo, os funcionários estão sempre de bom humor e são extremamente educados. Eu sei que está no script deles perguntar como vai você, como vai o trabalho e tal, mas faz muita diferença esse tratamento. E quando um funcionário não tem a resposta pra você, ele vai até o gerente que te orienta. Você nunca vai sair da agência sem que seu problema seja resolvido.

Segurança

Além disso, os bancos aqui não possuem aquelas portas giratórias com detector de metais, onde você tem que tirar tudo da bolsa, aqui você entra com todos os seus pertences. E existem vários caixa eletrônicos nas calçadas, fora dos bancos, e ninguém te assalta.

Inovação

Os cartões e cheques também são diferentes. Existe um cartão pra crédito e um pra débito, separados, e caso você perca seu cartão de débito, é só ir em qualquer agência que eles te dão outro na hora, pois eles não possuem nome. O cartão de crédito é nominal, e este você tem que fazer o pedido. Além disso, existe uma tecnologia aqui chamada TAP, que você não precisa digitar sua senha nas compras de até $100, mas é possível diminuir esse limite no seu banco, é só encostar o cartão na máquina e pronto, pagou. Os cheques são feitos sobre encomenda, não é igual no Brasil que podemos imprimir no caixa eletrônico.

Praticidade

Pra citar um pouco mais de praticidade, além de dar pra fazer pagamentos e transferências online e pelo aplicativo do banco, e agora também dá pra fazer depósito de cheques tirando foto pelo aplicativo, não sei se isso já tem no Brasil, mas acho que sim. Ah! e não existem mais envelopes para depósitos no caixa eletrônico, é so inserir o dinheiro ou cheque e pronto, as árvores e o meio ambiente agradecem!

E por último, os bancos aqui tem horário extendido, e funcionam no fim de semana, ou seja, você não precisa sacrificar seu horário de almoço ou se atrasar pro trabalho pra ir ao banco.

Eu quase não vou ao banco aqui, mas quando tenho que ir nem reclamo.