Meu PR Card chegou!!!

Finalmente, depois de ficar presa em Toronto no final do ano, e esperar por quatro meses meu cartão de residente permanente chegou!! Mas como assim Mari? Você já não tinha virado residente permanente há dois meses?

Sim! Eu recebi o status de residente permanente em Novembro, mas o cartão demora uma média de 45 dias pra chegar, e nesse período, eu não posso entrar de volta no Canadá por ar, ou seja, pelo aeroporto, apenas por terra, pela fronteira dos Estados Unidos. O único jeito de entrar de volta pelo aeroporto é aplicando pra um Travel Document.

O plano era viajar pra uma praia e aproveitar um pouco de verão no meio do inverno canadense, mas infelizmente o meu cartão de PR não chegou em 45 dias como foi falado quando fiz o meu landing. Pela carta que veio junto com o cartão, o motivo da demora foi a mudança do layout do cartão em Novembro para um novo mais seguro.

Algumas das mudanças são:

  • Novas especificações para foto
  • Aumento do número de caracteres para nome completo
  • E novos itens de segurança como impressão resistente a cópia, nova marca d’água e chip RFID (Identificação por rádio frequência).

Essas mudanças são para o projeto de automatização de entrada dos residentes permanentes, que já conseguem entrar no Canadá por alguns aeroportos passando por apenas uma verificação eletrônica (sem a chatice de passar por um oficial da imigração). O novo projeto é implementar o mesmo sistema para bordas terrestres e agilizar a entrada de volta ao país.

Nesse processo do cartão, algumas coisas estranhas aconteceram. Primeiro eu recebi uma carta pedindo novas fotos pro meu cartão, pra não perder tempo, corri num dia de tempestade de neve pra tirar a foto e enviar logo. Enviei no mesmo dia que recebi a carta, e duas semanas depois recebi o cartão. O estranho é que o cartão veio com a foto antiga! Pois é, tive um super trabalho de sair no meio da neve pra tirar a foto, corri pra chegar a tempo no Canada Post pra enviar a foto pelo correio pra nada!! Segunda coisa estranha, a carta do pedido da foto chegou no meu endereço residencial, já o cartão chegou no endereço do trabalho, endereço esse que nem lembro de ter dado em momento algum pra imigração como endereço para correspondências.

Enfim, deu pra perceber que até na imigração canadense tem algumas falhas de comunicação, mas o que importa é que meu cartão chegou finalmente!

Link para ver tempo de processamento das aplicações: http://www.cic.gc.ca/english/information/times/

2 Comment

  1. Lamoniely says:

    Olá Mari, tenho algumas dúvida você poderia entrar em contato comigo por email

    1. Mari Cimini says:

      Oi! Me manda um email no info@vireicanadense.com com suas duvidas. Abraço

Comentários fechados.