Aula de Francês em Toronto: Como é?

aulas de frances no Canada

Comecei minha aula de francês há pouco tempo mas já da pra falar um pouco sobre as minhas primeiras impressões.

Eu estou no nível iniciante, bem iniciante mesmo, do tipo que sabia só merci e pardon me, então entendo que as primeiras aulas seriam bem básicas e que me cansariam muito, mas vamos ao que interessa!

Pra começar, contei aqui que o curso que estou fazendo é de graça, oferecido pela província de Ontário para todos os residentes permanentes que não tenham o inglês como primeira língua. Pra conseguir me matricular tive que fazer uma prova de nivelamento, e ficar na lista de espera por três meses até finalmente conseguir me matricular.

Duração do curso e sala de aula:

Cada nível tem duração de cinco meses, com aulas de duas horas e meia, duas vezes na semana, e a sala tem em média 30 alunos de todas as idades (dos 18 aos 70).

Minha opinião sobre o curso:

Apesar de apenas alguns meses de curso, eu já consigo ver que aprendi bastante. Ainda não consigo formar frases complexas, mas já consigo me apresentar, perguntar e responder as horas, identificar alguns objetos e outras coisas básicas neste estilo. O início do curso é o bê-a-bá chato de aprender letras, números, pronomes, verbos mais importantes, frases básicas e vocabulário, mas acho bem legal quando consigo ler alguma coisa ou formar uma frase completa.

Apesar da carga horária de cinco horas semanais, o curso não é muito pesado, tem poucas tarefas pra casa, e provas regulares com pouco conteúdo, que não necessitam de muito estudo.

A desvantagem do curso é que como é muito concorrido, só se pode faltar três vezes em cada nível, e se a pessoa faltar mais que isso é desligada do curso, e aí volta pra lista de espera. Outra desvantagem é que como a sala é grande, as vezes fica muito repetitivo, e se perde muito tempo explicando as dúvidas de cada um. Além de que com muita gente, com habilidades de aprendizado diferente, quem tem mais facilidade sente que o curso é meio devagar.

A vantagem, além de ser de graça, é que os professores ensinam francês da França e não de Quebec, e como o curso é dado pelo governo, o diploma é reconhecido nacionalmente.

Uma opinião bem pessoal sobre aprender uma terceira língua:

Como as regras gramaticais do Francês são mais parecidas com o Português, estou achando super cansativo a mistura da língua, já que a aula é dada em inglês, e eu tento converter e associar com o português uma terceira língua.

Enfim, acho que está valendo muito a pena este curso. Eu estou gostando bastante das aulas, acho o meus colegas bem legais, e acho que estou aprendendo bem rápido a língua. É uma excelente opção pra quem quer aprender um novo idioma e conhecer novas pessoas.

Photo by School vector designed by Freepik edited by Virei Canadense

1 Comment

  1. shell says:

    Muito bom saber desses detalhes! A gente vai correr atras de cursos de Frances em breve e depois de ler o teu texto vi que vale a pena me esmerar (muito) pra aprender algo antes e tentar pular essa fase inicial que parece ser bem massante mesmo! =) Valeu pela dica! E parabens pela residencia pemanente! =)

Deixe uma mensagem