Como Encontrar um Family Doctor em Toronto

como achar um medico de familia

O Canadá possui um sistema de saúde pública de graça pra todos os moradores, desde que eles tenham os requisitos necessários. Alguns estudantes internacionais também tem direito a esse benefício, desde que trabalhem full-time.

Como cada província tem suas próprias regras, eu vou falar especificamente da província de Ontário, que é onde eu moro.

Contei algumas histórias no snapchat (segue lá: vireicanadense) outro dia sobre um dia que tive que ir numa Walk-in clinic. Em resumo, tive que esperar três horas pra ser atendida, pra uma consulta de cinco minutos. Como eu tenho o OHIP (Ontario Health Insurance Plan), decidi então finalmente pesquisar como fazer pra conseguir um médico de família, e sinceramente, se eu soubesse que era tão fácil assim, já teria feito isso há muito tempo.

Tudo que eu fiz foi fazer o meu cadastro no Health Care Connect Program, e nas instruções dizia que eles iam analisar o meu perfil, e indicar algum médico disponível próximo a área que eu moro. Também dizia nas instruções que eles me enviariam informações pelo correio, e me ligariam assim que encontrassem um médico.

O cadastro para achar um médico é feito neste site: https://hcc3.hcc.moh.gov.on.ca/HCCWeb/faces/layoutHCCSplash.jsp

Se você preferir, dá pra procurar um médico por conta própria na busca no site, ou ser indicado por alguém por um médico que esteja recebendo novos pacientes, mas eu achei essa maneira mais fácil.

Para minha surpresa, no dia seguinte eles me ligaram com opção de três médicos. Achei legal que eles perguntam se eu tenho preferência por homem ou mulher, e me dão as opções mais próximas da minha casa.

Das três opções que me deram, escolhi o que era mais conveniente pra mim. A atendente me passou todas as informações do médico e disse pra eu ligar e marcar uma consulta inicial, que seria mais como uma entrevista, pra ver se eu gostava do médico. Ela também explicou que se eu não gostasse, não tinha nenhum problema, tudo que eu deveria fazer era entrar em contato com o HCC que eles indicariam outro médico.
Eu já ouvi muita gente reclamando que demora muito pra conseguir uma consulta, mas pra minha sorte, liguei pra marcar numa sexta e conseguir uma consulta pra próxima segunda feira!
Contarei mais detalhes sobre a consulta e o OHIP em outros posts.



Picture by Michael