Médico de Família ou Walk-in Clinic, o que é melhor?

medico de familia x walk-in clinic

O sistema de saúde do Canadá é um pouco diferente do Brasil. Aqui mais ao norte, para conseguir uma consulta com um especialista, deve-se primeiro passar por um clínico geral, e este vai te indicar o especialista. Tá, mas e daí? E aí é que vem a diferença entre o médico de família e uma walk-in clinic. Vamos as definições:

Walk-in Clinic é uma clínica que atende todo mundo por ordem de chegada, elas são para casos mais simples e sem urgência, como uma dor de garganta, gripe, e essas coisas que precisamos de remédio e não podemos comprar sem receita.

Vantagens:
Você pode ser atendido no mesmo dia. Você não fica preso a uma clínica, pode ir em qualquer uma que for conveniente a você.

Desvantagens:
Pode demorar horas para ser atendido, e os médicos não possuem seu histórico, por isso não sabem das suas condições, a menos que você diga. Além disso, quando é pedido um exame, você não tem acesso ao resultado, as walk-in clinics só te ligam caso haja algo abnormal nos resultados dos exames.

Family Doctors são médicos que te acompanham por toda a vida, e possuem o seu histórico. Eles atendem com hora marcada apenas os pacientes de sua lista. E são clínicos gerais, algumas vezes com alguma especialidade, e que atendem também em casos sem muita urgência.

Vantagens: 
Um médico de família tem todos os seus exames e histórico médico. Ele vai poder te indicar melhor um profissional especializado para o seu problema.

Desvantagens:
Pode demorar muito para conseguir um médico de família, e também pra marcar consultas.

Emergency: Para casos urgentes, que precisam de atendimento imediato, tanto os pacientes da Walk-in clinic quanto os pacientes do médico de família devem procurar a emergência do hospital.

Em geral, eu acho que ter um médico de família que conheça o seu histórico é bom para o futuro. Enquanto você é jovem e saudável, não precisa de muitos cuidados, mas com o passar do tempo, ter um médico que te conhece e que você confie vai fazer a diferença.

Se você possui OHIP e quer ter um médico de família, leia esse post para ver como achar o seu.

Picture by Michael