Gorjeta: Quando e Quanto Devo Deixar?


Em 2014 escrevi um post sobre boas maneiras no Canadá onde incluí várias dicas de hábitos da cultura daqui que devem ser seguidos para não fazer feio.
Obviamente nada do que está nessa lista é algo obrigatório, mas são dicas pra você não passar por mal educado. Um dos pontos dessa lista é a gorjeta e esse é um ponto que vejo muitos brasileiros errando por aqui.
A gorjeta chamadas aqui de gratuites ou tips, são parte da cultura canadense em qualquer estabelecimento que oferece serviços. Restaurantes, Salões de Beleza, Bares, Boates e taxi são alguns deles. Dar gorjeta é uma escolha sua, não é obrigatório, mas se você recebeu um bom serviço, é de bom tom deixar tip.
Para restaurantes o normal é deixar de 15 a 20% de tip. Esse valor é calculado antes dos impostos. Se você gostou muito do serviço, deixe mais de 20%, e de 5 a 10% se não gostou muito. Para serviços muito ruins, aí tudo bem, não deixe nada, e faça uma reclamação com o gerente do estabelecimento. Apenas não deixar gorjeta não vai fazer com que o serviço melhore, mas falar com o gerente pode fazer toda a diferença.
Ainda em restaurantes, é comum adicionarem automaticamente 18% de gratuity para grupos maiores que 6 pessoas. Quando o valor é adicionado, fica discriminado na conta, e é bom sempre prestar atenção na conta pra não dar gorjeta dobrada. Eu mesma já dei tip dobrada várias vezes por não prestar atenção na conta.
Para boates ou bares que você mesmo pega a sua bebida também é comum deixar um trocado. Por exemplo, se você compra uma bebida que custa $8, a tip seria de $1,20. Você não precisa deixar o valor exato, pode deixar menos dessa vez, mais na próxima, o importante é sempre deixar algo. E lembre-se que em lugares assim, bartenders podem ficar irritados que você não deixou tip e simplesmente te “esquecer”. Se você quer um bom serviço, dê tip!
O salário de servers por hora é mais baixo do que o salário por hora de outras profissões, e essas pessoas contam com as gorjetas para complementar o salário. Além disso, eles trabalham duro pra te servir bem, e ao invés de estarem se divertindo como você, eles estão trabalhando pra que você se divirta. Então, se você quer ser bem atendido, dê tips e não venha com mimimi de que essas pessoas não estão fazendo mais do que a obrigação de te servir bem.

Picture by Al

5 Comment

  1. Aqui a gorjeta normalmente vai direto pra pessoa que te atendeu, ou então é dividida igualmente entre todos os garçons, e com certeza essa gorjeta faz toda a diferença pra essas pessoas, como você disse, tem alguns lugares que os empregados só recebem a gorjeta, aí você imagina se ninguém deixa nada? Você fica sem o seu salário.

  2. Aqui a gorjeta normalmente vai direto pra pessoa que te atendeu, ou então é dividida igualmente entre todos os garçons. É sim livre, mas é de bom tom deixar gorjeta sim.

  3. Aqui no Brasil eles os patrao roubam as gorjetas, mas no exterior como os EUA e Canada eles dividem entre eles. O patrao nao coloca as maos. Trabalhei nos EUA so a base de gorgeta, sem salario.

  4. Eu particularmente acho que essa questão de gorjetas deveria ser mais livre, pois a pessoa está recebendo para trabalhar, aqui no Brasil tem a questão dos 10% que também não é obrigatório mas eles já incluem na conta sem te perguntar e se não quiser pagar você tem que pedir pra tirar. Mas já que a questão é dar a gorjeta ainda prefiro que seja dar direto para o trabalhador do que esperar o patrão pague depois os recebidos dos 10%.

  5. Eu particularmente acho que essa questão de gorjetas deveria ser mais livre, pois a pessoa está recebendo para trabalhar, aqui no Brasil tem a questão dos 10% que também não é obrigatório mas eles já incluem na conta sem te perguntar e se não quiser pagar você tem que pedir pra tirar. Mas já que a questão é dar a gorjeta ainda prefiro que seja dar direto para o trabalhador do que esperar o patrão pague depois os recebidos dos 10%.

Deixe uma mensagem