Andando de Bike em Toronto

Sou super nova nesse assunto, e pesquisei bastante antes de tomar a decisão de comprar uma bicicleta. Não que seja uma decisão super séria, mas eu queria ter certeza que quando comprasse uma, eu estaria pronta para abandonar o metropass e usar a bike como um meio de transporte no verão.

Onde encontrar bikes pra comprar

Pesquisei sobre bicicletas em três lugares: MEC, Canadian Tire e Walmart, e no final das contas decidi ir pela mais barata mesmo, assim, se caso eu mudasse de idéia, o investimento não teria sido tão grande. Comprei a bike no Walmart, junto com um bom cadeado e uma cestinha fofa para carregar minhas coisas. Pra quem quer investir menos em uma bike boa, uma outra opção é buscar por sites de classificados como o Kijiji, Craigslist e até mesmo os grupos do Facebook. Eu não fiz isso simplesmente por preguiça, pois nesses sites, a maioria das bikes baratas disponíveis precisam de algum tipo de reparo, e eu não estava com vontade de me preocupar com isso.

Dicas úteis

Algumas dicas legais que recebi de adeptos a bike foram o mapa para os melhores caminhos de bike:

http://www.ridethecity.com/ e também tem o mapa oficial da prefeitura pra dar uma olhada: http://www.toronto.ca/

O Google maps também fornece boas informações sobre as rotas mais seguras, mas o que eu aprendi depois desses quase cinco meses pedalando é que a gente aprende mesmo os melhores caminhos é na prática. Por exemplo, nos mapas, não mostra onde tem morros, e eu sempre vou evitar passar por onde eu tenha que fazer ainda mais esforço.

Uma dica legal também é registrar a bike na polícia de Toronto, pra que caso seja roubada, você talvez possa recuperar o veículo. Sim, infelizmente, por aqui um dos items mais roubados é a bicicleta, e a rua onde mais roubam bikes é a Younge Street, talvez por ser a maior rua, ou talvez pela quantidade de pessoas que passam por alí diariamente mesmo. Enfim, aqui você não vai ver assalto a mão armada, mas corre sim o risco de procurar sua bike e não acha-la.

Para tentar evitar isso, registre sua bike na polícia de Toronto nesse link:

http://www.torontopolice.on.ca/

Outra dica super importante é comprar um cadeado bom. Sua bicicleta pode ser barata, mas não tente economizar demais em um cadeado, pois isso pode custar sua bicicleta. O cadeado mais indicado é aquele em formato de U, que não dá pra ser cortado. Não compre cadeados na Dollorama!

E por último, gostaria de listar as regras pra bicicletas. Obviamente você não precisa de nenhum tipo de licença pra dirigir uma bike, apesar de já ter sido considerado uma licença obrigatória por aqui, e felizmente não foi pra frente, mas precisa seguir algumas regras, que se não seguidas podem gerar multas!

  • Pedalar em locais de passagem de pedestre onde está indicado que o ciclista deve descer da bicicleta ou em calçadas é considerado um ato de infração e pode gerar multa de $60 ou mais.
  • Em Toronto, o capacete só é obrigatório para menores de 17 anos.
  • Ciclistas devem usar luzes de sinalização começando meia hora antes de escurecer e parando meia hora depois de amanhecer. A multa pra quem não tem as luzes é de $30.

 Se proteja e aproveite o verão de bicicleta!

Foto Designed by Freepik

Deixe uma mensagem