Como Pesquisar Sobre o Mercado de Trabalho no Canadá?

Salario por provincia

Uma das perguntas mais frequentes aqui no blog é sobre mercado de trabalho. Muita gente me manda mensagens expondo suas vidas profissionais, perguntando se com tal perfil será fácil conseguir um emprego no Canadá. Eu sempre respondo com muita sinceridade que não sei, pois cada área é diferente, e a possibilidade de conseguir um emprego varia de acordo com a experiência profissional de cada um.

Eu já citei esse site antes, mas hoje gostaria de apresentar a vocês com mais detalhes uma ferramenta super útil na hora de pesquisar sobre mercado de trabalho no Canadá, o Job Bank.

http://www.jobbank.gc.ca/

Esse site oferece estatísticas de mercado por províncias e áreas específicas baseadas no NOC (National Occupational Classification), e com certeza dá uma idéia boa sobre cada mercado e profissões específicas.

Antes de começar a sua pesquisa, considere que as informações desse site levam em conta canadenses e pessoas de outro país que possuem um work permit e já estão no Canadá, ou seja, se você está pesquisando na esperança de conseguir um emprego ainda no Brasil, para que a empresa faça os trâmites legais, algumas dessas informações não se aplicarão a você.

Continuando… Por exemplo, assim que entrei no site, já vi estatísticas atualizadas (Junho 2016) sobre a média salarial de cada província por semana.

Nesse gráfico dá pra ver que a província que paga melhor é Alberta, e que a média salarial mais baixa são nas províncias de Nova Scotia e Prince Edward Island. Mas olhando mais a fundo e combinando com informações sobre desemprego, também vemos que Alberta, New Brunswick, Newfoundland and Labrador e Prince Edward Island estão acima da média na taxa de desemprego no país.

Salario por provinciaEssas informações são só uma visão geral, o que importa mesmo são as informações por área, essa é a que vai te dar uma idéia melhor sobre a sua área.

 

Vou usar como exemplo a área de Design Gráfico pra ilustrar o tipo de informação que pode ser conseguida nesse site, e farei um passo a passo de como pesquisar.

explore careersAssim que você entra no site, você pode ir no menu “Explore Careers” que fica no canto direito da página e clicar ou em Wage pra ver a média salarial das profissões por províncias e cidades, ou então em Outlooks pra ver mais informações sobre a área, como nível de empregabilidade, estatísticas dos trabalhadores e várias outras coisas.

Wage:

Usando o exemplo do designer gráfico coloquei a ocupação GRAPHIC DESIGNERS AND ILLUSTRATORS (NOC 5241-B), e logo de cara dá pra ver que a média salarial por hora nessa área é de $22.60, mas se olharmos por província, é fácil ver o destaque para as províncias de Alberta e Ontário. Ainda dá pra ir mais longe e ver a média salarial por cidades, e a partir daí é só fazer uma continha básica pra descobrir o salário anual:

Média salarial por hora em Toronto para designer gráfico: 25.48

Horas de trabalho semanais: 35

Número de semanas em um mês: 4

25.48 x 35 x 4 = $3.567,20

Salario designLembrando que isso é a média, e que esse é o valor bruto, tem impostos para serem descontados, e você pode calcular isso aqui.

Bem fácil né? Agora vamos ver mais informações usando o Outlook Report. Nesse relatório dá pra ver qual a real situação do mercado de trabalho por área e província. Nele você vê quais estatísticas de empregabilidade, e também uma análise do futuro.

Por exemplo em Ontário, essa área está na média de empregabilidade, ou seja, não está super em demanda, mas também não está completamente sem oportunidades. Além disso dá pra ver algumas informações interessantes como principais áreas que empregam esse tipo de profissional, quantas pessoas trabalham nessa área e outras informações como:

  • 34% dos designers gráficos trabalham por conta própria.
  • 82% dos designers gráficos tem entre 25 e 54 anos
  • 56% são homens
  • 55% tem certificados de college ou outros cursos inferiores ao bacharel
  • 21% tem curso superior (bacharel)

Eu acho o site do job bank uma ferramenta fundamental pra pesquisar sobre o mercado de trabalho no Canadá. É uma ferramenta que pode ajudar quem está planejando vir estudar aqui e não sabe como a área de estudo vai ser, ou pra quem está pensando em imigrar e ainda está inseguro com a questão de emprego. Obviamente esse site dá uma visão geral, e cada empresa e área tem suas particularidades em questão de pré-requisitos pra empregar, salários, e muitas outras coisas, mas acho que com esse post consigo ajudar as pessoas que me perguntam sobre áreas específicas.

Deixe uma mensagem