Origem do Nome Canadá

Que o Canadá é um país que fica na América do Norte, está entre a lista dos melhores países pra se viver, e uma porção de brasileiros quer se mudar pra cá, todo mundo sabe, mas você sabe qual a origem e significado do nome desse país tão novinho e tão comentando nos últimos tempos?
O nome Canada (sem acento em inglês) vem da palavra kanata, que significa vila em Huron-Iroquois (língua de um povo indígena). Em 1535 o explorador Francês Jacques Cartier ouviu sobre a rota kanata que levava até a atual cidade de Quebec (chamada na época de Stadacona). Por falta de um outro nome, Cartier usou a palavra Canada para identificar não só a cidade mas toda a área controlada pelo “cacique” Donnacona. O nome depois se expandiu pra uma área maior a medida que exploradores e comerciantes de peles descobriam novos territórios.
Oficialmente, o nome Canada foi usado pela primeira vez em 1791, quando a província de Quebec foi dividida em duas colônias Upper Canada e Lower Canada. Em 1841 as duas colônias se reuniram com o nome de Província do Canadá, mas só mais tarde o nome foi eleito como nome oficial do país.
Para a escolha oficial do nome do país, vários nomes foram propostos como Albertsland, Albionora, Borealia, Britannia, Cabotia, Colonia, Efisga*, Hochelaga, Norland, Superior, Transatlantia, Tuponia** e Victorialand.
*Combinação da primeira letra dos países England, France, Ireland, Scotland, Germany, e Aboriginal lands.
**Acróstico com o nome das províncias na época
Muito criativos esses nomes né?!
Em 9 de Fevereiro de 1865 Thomas D’Arcy McGee  declarou que o nome Canadá o que melhor se encaixava com a nova nação e ainda comentou:
“I read in one newspaper not less than a dozen attempts to derive a new name. One individual chooses Tuponia and another Hochelaga as a suitable name for the new nationality. Now I ask any honourable member of this House how he would feel if he woke up some fine morning and found himself instead of a Canadian, a Tuponian or a Hochelagander.”
Tradução livre: “Eu li em um jornal mais de uma dezena de tentativas de nominar este território. Uma pessoa escolheu o nome Tuponia, outra Hochelaga como os melhores nomes. Agora eu pergunto para os membros desta casa, como você se sentiria se acordasse numa manhã e se visse sendo chamado não mais de canadenses, mas de tuponianos ou hochelangandense”
Imagina se o Canadá chamasse Hochelaga? Não sei nem falar esse nome! Obrigada senhor McGee pela sua sensatez!
Finalmente, em 1 de Julho de 1867, as Províncias do Canadá (atuais Quebec e Ontário) se juntaram oficialmente às províncias de Nova Scotia e New Brunswick se tornaram um único domínio de nome Canadá.
Picture by  Designed by Freepik