Preço do iPhone no Brasil, Canadá e Estados Unidos: Comparação

Uma dúvida frequente no planejamento de uma viagem é o preço das coisas. Vale a pena comprar no Brasil, no Canadá, ou deixar pra quando for visitar os Estados Unidos? Uma rápida pesquisa responde essa dúvida, e nesse post gostaria de levantar algumas coisas importantes que muita gente esquece na hora de calcular os preços.

Conversão do dólar:

O dólar canadense está com uma cotação mais baixa do que o americano, no momento a diferença entre os dois está de quase 1 dolar (dólar americano: 3.27 e dólar canadense: 2.48)

IOF: 

Se a compra for feita pela internet, o valor e de 6.38%, em dinheiro é 1.38%. (Obrigada pela informação querido leitor Roberto que ajudou a melhorar o post)

Impostos:

Tanto no Canadá, quanto nos Estados Unidos, o preço que você vê não é o preço que você paga, ainda tem que incluir os impostos em cima desse valor. No Canadá, o imposto varia em cada província, em Ontário por exemplo, é de 13%.

Contratos com operadoras:

Nesse exemplo que usei, o iPhone, ou qualquer outro aparelho celular, você pode comprar com um contrato com uma das operadores de telefonia celular pra que o aparelho fique mais barato, ou em alguns casos saia de graça, mas isso só vale pra quem mora no país, se você está só visitando, o valor pago será o valor total sem contrato, o que é normalmente mais caro. Pra tornar mais atrativo aos consumidores, o valor com contrato é normalmente o que aparece primeiro e que chama mais atenção, mas esse não é o valor que turistas pagarão.

Taxa de reciclagem de eletrônicos:

Eu não sei se nos Estados Unidos existem essa taxa, mas no Canadá existe um valor adicional pago em todos os aparelhos eletrônicos, que é a Environmental Handling Fees. O valor não é muito alto, pra telefones celulares por exemplo é só 7 centavos, mas é mais uma taxa a ser considerada na conta para itens maiores, como TVs por exemplo, onde a taxa pode chegar a $39.50. Para mais informações sobre essa taxa em outras provícias, veja essa tabela do site Best Buy.

Usando o Iphone 6s como exemplo, entrei na loja da apple Brasil, Canada e Estados unidos e selecionei exatamente o mesmo aparelho pra ver qual seria o valor final. Usei Nova York como cidade dos Estados Unidos e Toronto no Canadá pra calcular os impostos:

Vamos a continha de conversão simples então:

Valor  Valor Total  Cotação do dólar hoje  Valor Total em Real
USA       649.00            706.60                                          3.49                          2,467.70
Canadá       899.00         1,015.87                                          2.65                          2,690.67
Brasil    3,599.00         3,599.00                                          1.00                          3,599.00

Portanto, nesse exemplo, vale mais a pena comprar nos Estados Unidos, lembrando que ainda tem o IOF do cartão ou da compra do dólar a ser incluída em cima desse valor acima.

Você pode pesquiar online os valors pra qualquer tipo de eletrônico ou produtos em geral, e a partir daí converter pra ver o que vale mais a pena.

Alguns sites pra compração:

Best Buy

Esses links acima são pro Canadá, mas a maioria das lojas grandes possuem lojas tanto aqui quanto nos Estados Unidos, então é só trocar o .ca do endereço por .com e você verá os preços americanos.

4 Comment

  1. O IOF do cartão de crédito é de 6,38%

  2. Unknown says:

    Um amigo comprou um Iphone pra mim no Canadá, pagando no cartão de crédito. Incide quanto de IOF neste caso? 6,38% ou 1,38% ?

  3. Verdade Roberto, já editei o post e dei o devido crédito ao leitor que me corrigiu! 🙂 Obrigada

  4. Olá Mari, apenas uma info extra, faltou o nosso bom e querido IOF. Se comprar pela internet 6.38% a mais … se for pessoalmente e a compra for em cash 1.38%. A cotação do dólar hoje com o IOF de 6.38% é:
    USD3.46
    CAD2.67
    Vamos que vamos … the winter is coming!
    Roberto

Deixe uma mensagem