Você já viu essas florzinhas por aí?

remembrance poppy

Novembro chegou e com ele vieram essas florzinhas vermelhas que todo mundo usa no casaco. Mas o que são elas, e por quê todo mundo usa isso aqui no Canadá nessa época do ano?

Essa florzinha artificial está ligada ao Remembrance Day (11 de Novembro), um dia muito especial para os canadenses, onde as pessoas fazem um tributo aos soldados que arriscaram suas vidas e morreram nas batalhas da Primeira Guerra Mundial.

A Remembrance Poppy, como é chamada, se tornou o símbolo dessa data em 1921 por causa de um poema chamado “In Flanders Field“, escrito por John McCrae, onde ele descreve a guerra e cita as flores vermelhas que cresciam nos campos de batalha. Inspirada pelo poema, uma professora da Universidade da Georgia, Moina Michael, escreveu o poema “We Shall Remember“, e prometeu usar a flor todo dia 11 de Novembro. A tradição se espalhou pela Europa e Canadá, e desde então, as pessoas usam esse broche nos casacos da última Sexta-Feira de Outubro, até o dia 11 de Novembro.

 

Remembrance Soldados

Hoje em dia, essas florzinhas de plástico são super comuns no Canadá e na Inglaterra, do Primeiro Ministro, ao jornalista, celebridades e pessoas comuns, todo mundo usa esse broche para demonstrar o respeito pelos que se foram na guerra. No Canadá, elas podem ser adquiridas em troca de uma doação em vários pontos comerciais das cidades, como Tim Hortons e Canadian Tire. O dinheiro arrecadado nas vendas vai para os veteranos de guerra e suas famílias.

Para mais informações: http://www.legion.ca/

Foto by Mark Teasdale

3 Comment

  1. Olá Mariana
    Gostei Muito do seu blog
    Eu sou do Brasil e estou no ensino médio queria saber oque eu faço para imigrar para O Canada quando eu terminar o ensino médio ,vou começar curso de inglês no próximo ano ,quero saber oque eu faço…
    Ficarei grato pela resposta

  2. eslimaf says:

    Só complementando, essa florzinha é chamada de Remembrance Poppy, ela foi adota após o fim da primeira guerra mundial baseada em um poema de guerra, "In Flanders Fields". Uma outra curiosidade é que o escritor do poema era canadense, LCol. John McCrae. Em Guelph tem uma estatua dedicada a ele na área externa de um museu.

  3. Rita says:

    Que gesto bonito!

Comentários fechados.