VidaEmTO: Como se preparar para o Inverno de Toronto

winter clothes

Já escrevi vários posts sobre o inverno, inclusive falando que vivemos normalmente e que dá sim pra sobreviver no inverno sem problemas.  Nesse post, no projeto #VidaEmTO vou fazer um guia de itens indispensáveis pra quem está chegando agora e quer se preparar pro inverno.

Pra começar, quem está chegando agora e não está acostumado com o frio, vai sentir muito mais frio do que quem já está aqui há mais tempo. Infelizmente nunca acostumamos com as baixas temperaturas, mas com o tempo aprendemos a suportar melhor, e também achamos as roupas certas pra usar, o que facilita bastante.

Como se vestir:

A primeira dica é a mais importante, que é usar camadas. As camadas são extremamente importantes pois precisamos de mais cobertura quando estamos na rua, mas se entramos em algum lugar fechado, em dois minutinhos, toda aquela roupa vai começar a esquentar demais, e se você não começar a tirar as camadas, vai acabar suando.

Claro que as camadas dependem do tanto de frio que cada pessoa sente, mas vamos aos itens básicos:

Primeira camada:

winter clothesA não ser que você vá usar calças pra neve, (por favor, não use calças de neve na rua, e meio feio), você vai precisar de uma calça como segunda pele embaixo do jeans ou qualquer outro tipo de material. No inverno eu gosto de usar leggings, e nos dias mais frios eu uso uma legging com uma segunda pele por baixo, ou então duas leggings, e eu acho que me protege bem, mas se você for mais friorento, talvez use duas até se acostumar com o frio. As segunda peles são fininhas e dá pra usar tranquilo embaixo de jeans.

A mesma segunda pele pode ser usada na parte de cima, embaixo de uma blusa ou sweater. Uma dica de loja pra comprar a segunda pele é a uniqlo, uma loja japonesa que acabou de abrir em Toronto e tem várias coisas de ótima qualidade e com um preço excelente também.

Segunda Camada:

Essa é a roupa normal, que você vai usar no dia, que pode ser uma calça jeans ou qualquer outro tipo de calça, e uma blusa de manga comprida. Pros homens, eu vejo que muitos deles sentem calor mesmo com uma blusa fina de manga cumprida, então o que eu recomendo é usar uma blusa de manga curta como a primeira camada, um sweater e o casaco de inverno por cima. Pras mulheres, que normalmente são mais friorentas, a ordem é a segunda pele, uma blusa de manga cumprida, de lã ou malha, e o casaco de inverno. Caso isso não seja o suficiente, coloque um outro sweater ou blusa de moleton embaixo do casaco.

Terceira Camada:

casacoEssa é a camada do casaco e das botas de inverno. Procure um casaco que tenha capuz, de preferência com os pelinhos, pra se proteger do vento e da neve. No casaco também é super útil ter bolsos fundos e elástico nas mangas pra proteger bastante a entrada do vento.

A marca do casaco não importa muito, dá pra achar casacos super quentes com preço mais em conta em lojas como Winners e Marshals, que por sinal são lojas que eu adoro. Uma dica é procurar por casacos de plumas, na etiqueta normalmente indica (60% down, ou 500 down), eles mantém a temperatura corporal e esquentam mais do que os de poliéster.

Para as botas, o ideal é ter uma bota pros dias de neve, e uma outra pros dias de frio, pra neve, as botas tem que ser waterproof e insulated (impermeáveis e com uma camada térmica), essas duas coisas são fundamentais pra que seu pé não se molhe nem congele. A última dica para as botas é a sola, ela deve ter ranhuras, pra não escorregar na neve. Pros dias frios sem neve, eu não uso a bota pesada de neve, uso botas normais, de couro, mas com isolamento térmico por dentro, e uma meia térmica também.

Eu acho que três camadas são suficientes, mas quem tem mais frio, deve colocar mais camadas. Já vi muita gente recomendando mais camadas, mas isso depende muito do tempo que a pessoa vai ficar exposta ao frio. Se for só pra andar de casa até o metrô por 10 minutinhos, eu acho que três ou quatro camadas é mais do que suficiente.

Acessórios:

Além das roupas, acessórios fundamentais são luvas, gorro e cachecol. Pra mais dicas sobre Como se Proteger do Frio, leia esse post.

Veja aqui os posts relacionados com essa época do ano:

Pergunta dos Leitores: Inverno Canadense
Como Viver no Frio
O que levar pro Canadá no Inverno

 

Gostou do post? Veja o que as outras meninas do projeto falaram sobre esse assunto:

vidaemtoLivi Souza: baianosnopolonorte.com

Carina Iani: outsidebrazil.com

Gabriela Ghisi: gabynocanada.com

Mirella Matthiesen: www.mikix.com

vidaemto

6 Comment

  1. Mari, adorei as suas dicas!!! Estou lendo tudo o que posso para comprar as roupas certas hehehe
    Carina
    http://www.outsidebrazil.com
    Bj

  2. As camadas são fundamentais! Sem elas a gente não consegue viver no inverno né Mari? Beijos

  3. As camadas são fundamentais! Sem elas a gente não consegue viver no inverno né Mari? Beijos

  4. Anônimo says:

    Meu Deus do céu que tanta roupa é essa!!! rsss que frio hem?

  5. Anônimo says:

    Meu Deus do céu que tanta roupa é essa!!! rsss que frio hem?

  6. Legal obrigado pela dica estou pensando em ir para o canada o ano que vem e isso me ajudo muito.

Comentários fechados.