Preciso de um Seguro Saúde Privado no Canadá?

plano saude canada

plano saude canada

Assim como no Brasil, no Canadá também temos direito à saúde pública de graça. Esse direito é para cidadãos, residentes permanentes e portadores de work permit com emprego full time. Infelizmente estudantes tem que contratar um seguro particular que normalmente já está incluído no preço dos colleges, e nos pacotes para estudantes de inglês. Para os estudantes internacionais, ter um seguro particular é obrigatório, portanto sim, você precisa dele. No caso dos turistas, não é obrigado ter um seguro mas eu recomendo muito. Você não vai usar o sistema público daqui pra atendimento não emergencial como os que vou citar abaixo, mas talvez tenha que usar pra uma emergência, e nesse caso, pode preparar o bolso, pois serviços emergenciais são mais caros ainda.

Mas e as pessoas que tem direito ao serviço público, será que aqui é como no Brasil que temos o SUS mas também pagamos um plano à parte? 

O serviço de saúde pública aqui é bem melhor do que o do Brasil, isso sem dúvida alguma. Por aqui ninguém precisa ficar em corredores de hospitais, e filas intermináveis pra conseguir uma consulta. Mas apesar de ser melhor, não quer dizer que seja perfeito, ainda temos que esperar horas e horas pra ser atendidos na emergência do hospital por exemplo, dependendo da urgência.

Esse post não é pra falar mal do sistema de saúde daqui, até porque eu não tenho muita experiência nesse assunto, já que nunca precisei usa-lo pra nada sério, mas sim pra alertar de que ter um seguro particular junto com o OHIP pode ser uma boa idéia sim. O OHIP cobre os casos mais sérios de saúde, como cirurgias, mas também consultas, e várias outras coisas que já expliquei melhor nesse post, mas alguns serviços não são cobertos, e se colocarmos na ponta do lápis acaba sendo um gasto extra bem grande. 

Por aqui, é muito comum empresas oferecerem um plano de saúde e dental particular aos seus funcionários. Algumas vezes um valor é descontado do salário do empregado, e muitas vezes é um benefício extra. Esses planos são do estilo que você paga pelo serviço e é reembolsado. Eu estava olhando o meu plano hoje, e por isso resolvi escrever esse post, pra falar de valores de alguns serviços aqui e mostrar que ter um seguro desses é ótimo, principalmente quando é um benefício extra que a empresa oferece! 

O seguro que tenho do trabalho é ta Great-West Life e nele eu tenho direito a massagens, acupuntura, fisioterapia, exame de vista, óculos ou lente, plano dentário, nutricionista, desconto em remédios e uma lista de outras coisas que não são oferecidas pelo OHIP. Ah, e o meu seguro pode ser estendido pra família também, ou seja, marido e filhos. Pra mostrar um pouco do preço das coisas por aqui, vou listar as últimas coisas coisas que usei o seguro, e aí vocês vão ter uma noção dos preços e da economia: 

economia em remedios

Nessa lista, que inclui algumas das coisas que usei, dá pra ver que economizei $479 por causa do seguro, ainda tive que pagar algumas coisas, mas mesmo assim, de quase $700 meu gasto caiu pra pouco mais de $200. Pra decidir se você deve ou não contratar um seguro a parte, o ideal é fazer as contas e ver quanto você gasta fora do OHIP e quanto seria o seguro. Lembrando que nem todo seguro inclui desconto em medicamentos e planos dentários, então é bom olhar tudo direitinho. Este post não é patrocinado e infelizmente eu não tenho a menor idéia de valores dos seguros, mas acho que deve ser bem fácil obter um orçamento.

Deixe uma mensagem