Assessoria de Imigração, é mesmo necessário?

imigracao-consultoria

imigracao-consultoria

Um dos assuntos favoritos dos leitores do Virei Canadense são imigração e vistos. Recebo perguntas relacionadas com esse assunto diariamente e tento ajudar como posso usando as minhas pesquisas pros posts e a minha experiência no meu processo. Infelizmente não posso responder tudo porque cada caso é um caso mas sempre direciono pro site da imigração que tem todas as informações necessárias.

Como o site da imigração tem muitas informações, muita gente acha difícil e complicado pesquisar por conta própria e acaba usando grupos no facebook ou forums na internet pra fazer perguntas e ver se alguém já passou por uma situação parecida. Eu não vejo nada de errado em fazer isso, até acho esses recursos extremamente úteis, e usei muito, mas nem sempre outras pessoas podem ajudar, e nesse caso, ou você fica pesquisando e revirando a internet por conta própria, ou você opta por uma consultoria de vistos e imigração.

Mas o que é essa consultoria de imigração?

Consultores de imigração são pessoas especializadas nas leis de imigração canadenses, que vão ouvir a sua história, experiência, responder suas dúvidas e traçar o melhor plano para que você consiga seu visto ou imigrar. Eles são as pessoas que vão saber tirar todas as suas dúvidas, e são autorizados pelo governo canadense para preencher a papelada e lidar com todo o processo pra você.

Quanto custa o serviço?

O valor varia pra cada serviço, e cada empresa cobra de maneiras diferentes. Eles normalmente cobram um valor pela consultoria, mais o valor das taxas da imigração, e por isso, vai sair mais caro do que se você fizer sozinho.

Quais as vantagens?

A vantagem é que como os consultores sabem mais sobre os processos, eles poderão te auxiliar melhor e dar as dicas necessárias para que tanto o processo de vistos quanto o de imigração ocorra sem problemas e você receba uma resposta positiva.

Quais as desvantagens?

Além do valor mais alto a ser pago para as consultorias, eles não garantem que o processo será bem sucedido, pois algumas vezes, mesmo enviando a documentação correta, a imigração pode negar um visto.

Minha opinião:

Eu usei uma consultoria no meu primeiro visto de estudo pro Canadá ainda quando estava no Brasil, e depois, todos os outros fiz por conta própria. Eu confesso que tenho muita paciência pra ler e pesquisar sobre o assunto, e gosto de ter o controle total sob minhas aplicações. Eu acho o processo de vistos bem simples e fácil, por isso depois do primeiro visto de estudo, fiz todos os outros por conta própria, mas foram dias e dias pesquisando e lendo para ter certeza que tudo estava correto antes de enviar a documentação. Alguns casos como mudança de status são mais complicados e aí eu recomendaria uma consulta com um especialista, mas eu não tive que passar por isso.

Para o processo de imigração eu usei um serviço de consultoria em duas ocasiões, fiz uma consulta pra confirmar quais os melhores processos que eu poderia participar, e depois que já tinha recebido o ITA para o processo do Express Entry, fiz outra consulta pra ter certeza que toda a documentação a ser enviada pro processo estava correta. No final das contas, com tantas pesquisas, toda a documentação estava sim correta, mas eu precisava da paz de espírito de saber que estava tudo certo mesmo, e por isso não me arrependo de ter pago alguém pra me assessorar.

Por fim, eu acho que vale a pena sim usar uma consultoria pra alguns casos, principalmente se você não é uma pessoa que gosta de pesquisar e ler muito sobre o assunto, mas mesmo usando assessorias, eu recomendo que você leia sobre o processo, seja completamente honesto com o seu assessor e principalmente leia toda a documentação que está sendo enviada para aplicações.

Caso você esteja pensando em contratar uma assessoria, me mande uma mensagem e eu posso indicar um profissional sério que vai te ajudar.

Photo by Freepik

4 Comment

  1. Maria says:

    Oi Mari, eu e meu marido optamos por contratar uma empresa pra nos orientar. Como estamos aqui no Brasil, trabalhamos o dia todo, não sobra muito tempo pra pesquisar como você fez. Além disso, pensamos que justamente por ser um processo demorado, que está em constante mudança, feito de várias etapas e caro (por conta de toda a documentação, traduções juramentadas, taxas etc), contratar os consultores seria um investimento para garantir que nós fizéssemos tudo certinho – apesar de não termos garantia de conseguir o visto. Mas até agora eu não me arrependi mesmo, pelo contrário! Me sinto segura com o auxílio deles e tenho certeza de que mesmo que não dê certo, nós fizemos tudo o que pudemos e corretamente. Acho que o importante é achar uma empresa ou pessoa que seja credenciada pelo governo, né? http://iccrc-crcic.info/find-a-professional/

    1. Mari Cimini says:

      Com certeza Maria. O importante é se sentir confiante na aplicação e com certeza pesquisar o melhor profissional pra lidar com a documentação.

  2. Nadia says:

    Oi, Mari
    Gostaria da indicaçao de uma assessoria para me ajudar com o visto..
    Muito obrigada! Bjs!

    1. Mari Cimini says:

      Oi Nadia, meu contato de consultoria é na e-visa. Fale que eu te indiquei e você ganha um desconto 😉

      Marilene Quintana
      Regulated Canadian Immigration Consultant (RCIC)

      Phone: +1 604-979-0909
      Cel: +1 604-396-1364
      Skype: evisa_immigration
      marilene_quintana

      http://www.evisaimmigration.com
      info@evisaimmigration.com

Comentários fechados.