Diferenças entre Casas brasileiras e Casas canadenses

banheiros no canada

Uma das grandes diferenças que vejo entre o Brasil e Canadá é a arquitetura e estrutura das habitações. Por aqui, o principal material usado nas construções é a madeira, já no Brasil, usamos tijolo e cimento em todo tipo de construção. Obviamente, na construção de prédios não se usa madeira em toda a estrutura, por aqui são usadas vigas de metal e concreto na estrutura principal, mas mesmo assim, se usa madeira e drywall por exemplo na estrutura das paredes internas dos apartamentos.

Eu não tenho conhecimento técnico nenhum pra julgar qual o tipo de construção é melhor ou tem um custo benefício maior, nesse post nem quero entrar em detalhes dessas coisas pra não falar bobagem, o que eu queria mesmo era listar algumas coisas que são bem diferentes, e que me pegaram de surpresa quando cheguei aqui.

Como já falei algumas vezes, eu acho que já morei em todo tipo de moradia existente em Toronto: Basement, casa, apartamento, condo, e todos os tipos possuem algumas características, ou faltam algo que temos nas casas do Brasil.

1 – Ralos:

Banheiros e cozinhas canadenses não tem ralo. Ou seja, nada de jogar água em tudo, pois vai dar um super trabalho pra secar. Além disso, por aqui não é comum ter azuleijos na parede inteira, só na parte do chuveiro mesmo, e na cozinha perto da pia ou na bancada.

banheiros no canada2 – Banheiras:

Ainda no assunto banheiros, a maioria das casas aqui tem banheiras ao invés de box com chuveiro. Sim, isso mesmo, você entra na banheira, fica em pé e toma banho normal na ducha, eu acho isso meio ruim, principalmente pra crianças e idosos, pois a banheira é bem escorregadia. Além disso, as banheiras ou chuveiros normalmente não possuem um “box” de vidro como é tão comum no Brasil, aqui temos que usar uma cortininha de plástico ou pano pra água não molhar o banheiro inteiro.

3 – Paredes de drywall:

Uma das coisas que me incomodam muito nas construções no Canadá são as paredes de drywall, que é uma espécie de gesso. Elas são muito mais finas, e sem isolamento acústico, e todo o barulho de um cômodo pode ser ouvido no outro. No meu prédio por exemplo, entre um apartamento e outro temos paredes de concreto, o que é ótimo pois bloqueia o som dos vizinhos, mas dentro de casa, as paredes são super finas, e dá pra ouvir tudo da sala quando estou no quarto por exemplo.

4 – Andares separados por madeira:

Uma das coisas que eu mais odiei de morar em casa, seja em basement ou no primeiro andar era que dava pra ouvir tudo do andar de cima. Passos, objetos caindo, animais andando, pessoas conversando, ouve-se tudo! E tudo piora quando a madeira já está ficando velha, e começa a rinchar quando alguém caminha sobre ela. Dá pra ver que eu sou bem chata com barulhos né?

5 – Apartamentos super pequenos:

Obviamente dá pra achar apartamentos maiores no Canadá, mas listei esse ponto aqui pois é uma coisa bem evidente, principalmente na área central de Toronto. Quando mostrei pra minha mãe o meu novo apartamento e falei o preço do aluguel, ela ficou espantada pelo tamanho, pois no Brasil conseguimos apartamentos bem maiores pela mesma média de preço. Como falei, quanto mais perto do centro, mais caro e menor, e o pior, as pessoas pagam uma fortuna pra morar numa caixa de sapatos sem reclamar!

lavanderia no canada

6 – Área de serviços:

Existem alguns tipos diferentes de lavanderias nas moradias do Canadá: Dentro de casa, comum pro prédio, ou coin laundry que são as lavanderias na rua que você paga pra usar. Com certeza é muito mais prático ter uma máquina de lavar e secar dentro do apartamento, ou pelo menos no prédio, pra não precisar levar as roupas pra rua pra lavar, mas você não vai escapar de ter que lavar as roupas na máquina e secar na secadora. Uma coisa que faz falta pra mim é ter um tanque em casa, pois as vezes quero lavar algo na mão, e aí ou tenho que usar a pia da cozinha ou a do banheiro. Outra coisa que não tem por aqui normalmente são varais. Se você quer estender uma roupa pra secar ao ar livre, no verão por exemplo, vai ter que comprar um varal de chão e colocar no meio da sua sala, ou na varanda. Em casas fica mais fácil caso você tenha um quintal, mas em apartamentos, falta essa área para serviços e secagem de roupas.

luz de chao

8 – Luzes no teto:

Um dia desses esse assunto apareceu de novo quando um amigo estava lá em casa e estávamos comentando sobre os abajours de chão. Os apartamentos canadenses tem pouquíssimas luzes, e muitas vezes não tem nenhuma na sala e no quarto. Ou seja, você é obrigado a colocar abajours ou luminárias! Alguns vêm com o espaço pra lâmpada ser instalada, outros nem isso. No meu apartamento por exemplo que é um open concept da sala com a cozinha, tenho luz na cozinha, mas não tenho nenhuma na sala. O mais engraçado é que tenho até o interruptor pra acender a luz do abajou, ai me pergunto, não seria mais fácil simplesmente colocar a luz no teto?

9 – Janelas que não abrem:

Uma coisa que me incomoda muito nas casas daqui é o fato de não poder escancarar as janelas. Claro que só faria isso no verão mas mesmo assim não posso. As janelas aqui tem uma tela de proteção pra insetos e mosquitos, e vidro duplo, que só abre um pouquinho. Já li que é um mecanismo de segurança pra crianças, mas sinceramente não faz o menor sentido pra mim. Por exemplo, as paredes externas do meu apartamento são todas de vidro, mas no quarto só consigo abrir 10 centímetros da pequena janela que dá pro balcony. Mas aí, na sala, tenho uma porta pro balcony, que obviamente pode ser completamente aberta e é a única fonte de ar pra minha casa.

10 – Duchas higiênicas ou bidês:

No Brasil os bidês já estão fora de moda, mas ainda estão presentes em casas mais antigas. Eles foram substituídos pelas duchas higiências, mas aqui no Canadá, você não vai encontrar isso nem em casas novas, nem em casas velhas. Esse artigo pode ser comprado em lojas com a Home Depot e ser instalado, mas eu nunca vi uma casa que já vinha com isso, e convenhamos, se o apartamento for alugado, não sei se vale a pena fazer essas modificações, pois o custo pode ser alto.

11 – Campainhas:

Um item extra na lista de coisas que aqui não tem com tanta frequência são as campainhas. Em casas, normalmente tem, mas em apartamentos isso é artigo de luxo, o que faz um pouco de sentido, já que só sobe pro meu apartamento quem passou ou pelo porteiro ou pelo interfone, mas se você quiser bater na porta do vizinho, vai ter que bater na porta mesmo pra chamar. Ainda nesse assunto, os inferfones aqui são ligados ao telefone fixo ou celular, e abrimos a porta pelo telefone mesmo. O meu interfone é ligado com o meu celular porque não tenho telefone fixo em casa, e posso abrir o portão mesmo se eu não estiver em casa, é só atender o telefone e apertar o 9!

4 Comment

  1. Mari Cimini says:

    O bidet que você fala é a ducha higiênica né? Pq os banheiros daqui não cabem o bidet de verdade. Hehe. Já vi no Home Depot mesmo pra comprar mas fica mais complicado de fazer essas coisas quando moramos em casa alugada. Vai que da um problema aí a culpa é nossa.

  2. Rafael says:

    É possível instalar os bidêts ai! Não é muito difícil, mas você pode contratar alguém pra instalar e só comprar o bidêt.

    A privada tem um cano de abastecimento de água que geralmente fica fora da parede. Esse cano costuma ter uma boca “extra” pra instalação de bidet. Se não tiver, você precisa fechar o registro, trocar o cano por um que tenha, e instalar o bidêt. É bem simples.

  3. Mari Cimini says:

    Oi Samira. Pode enviar pra info@vireicanadense.com

  4. Samira says:

    Olá Mari! Muito bacana sua história. Poderia enviar seu email para compartilhar a minha história?

Deixe uma mensagem