A Depressão do Inverno em Toronto

Inverno-depressao

O projeto #VidaEmTO traz pra vocês todo dia 15 um tema diferente relacionado com Toronto e região no ponto de vista de cinco blogueiras brasileiras que moram aqui. Hoje trazemos pra vocês um assunto que todo mundo tenta evitar ao máximo, a depressão causada pelo inverno.

Inverno-depressaoEsse sentimento, aqui chamado de Winter Blues, não é a depressão propriamente dita, mas sim aquela sensação de falta de vontade de fazer tudo, cansaço excessivo e desmotivação durante os meses de inverno. O assunto é sério pois o Winter blues pode sim ocasionar uma possível depressão.

Quem nunca morou em cidade fria sempre pergunta como é viver na geladeira durante quase seis meses e a verdade é que nem sempre é fácil. A vida continua no inverno, temos que trabalhar do mesmo jeito, as escolas não param, a não ser que uma tempestade de neve muito grande caia sobre a cidade, e a vida segue normal. Mas uma coisa com certeza muda, o nosso humor e animo de fazer as coisas durante os dias mais frios.

Não é que ficamos deprimidos nesta época, ficamos mais desmotivados, mais mau humorados e nos sentimos mais a vontade ficando em casa, e algumas vezes um programa simples como encontrar os amigos em um restaurante se torna uma saga. Entre se arrumar, vestir mil camadas, se empacotar toda, andar na rua no frio, um certo desânimo aparece e esse é um dos motivos que fazemos muito menos coisas no inverno. Fora que a mesma sensação que eu sinto, meus amigos também sentem, e daí acabamos nos acomodando na rotina de casa e trabalho, e deixamos até mesmo de marcar encontros.

Durante o inverno, também nos sentimos mais cansados por causa da falta de vitamina D em nosso organismo, pois o sol nessa época do ano é muito mais fraco, e como está frio, não dá pra ficar mais de 15 minutos tomando um solzinho, isso quando o sol aparece, pois algumas vezes ficamos dias com o céu nublado.

Eu nunca tinha sentido as consequências do winter blue como estou sentindo esse ano. Sempre gostei de todas as estações e sempre tentei aproveitar todas elas de maneira igual. No inverno adoro patinar e esquiar e essas eram as minhas principais atividade nos anos anteriores, mas esse ano eu estou sentindo mais as consequências do inverno, me sentindo muito mais cansada do que o normal, e a vontade de ficar em casa enrolada no cobertor assistindo Netflix prevalece a vontade de sair, e isso não tem só a ver com o frio que está lá fora, pois esse inverno nem está tão ruim, é mais uma coisa psicológica mesmo, e muitas vezes tenho que me forçar pra sair. 

O ideal pra não se sentir assim é experimentar as atividades de inverno, e marcar programas mais cedo, depois do trabalho pro exemplo, assim, não bate o desânimo de chegar em casa e ter que sair de novo. Praticar esportes e ter uma alimentação balanceada também ajuda a não sentir tanto o Winter blue, e se puder, tente tirar férias nessa época do ano e fugir pra uma praia ou um lugar quente, isso faz toda a diferença e da a energia necessária pra enfrentar o resto do inverno. 

Esse sentimento é bem comum durante o inverno, e acontece com a maioria das pessoas, eu me torno uma pessoa muito caseira no inverno, coisa que não sou durante o verão por exemplo, e se não nos controlar-mos esse desânimo toma conta mesmo. Já vi vários brasileiros por exemplo desistirem do sonho canadense após passar o inverno por aqui, não acho que seja uma fraqueza, só acho que essas pessoas não se prepararam direito pro que viria e por isso não aguentaram.

O inverno canadense não é nada fácil e depois desses quase cinco invernos por aqui, posso dizer que a gente não se acostuma com ele, podemos sim aprender a conviver, mas uma hora ou outra, vai bater sim aquela tristeza e desânimo de estar aqui, enquanto o verão está a tona no Brasil.

Gostou do post? Veja o que as outras meninas do projeto falaram sobre esse assunto:

vidaemtoLivi Souza: baianosnopolonorte.com

Carina Iani: outsidebrazil.com

Gabriela Ghisi: gabynocanada.com

Mirella Matthiesen: www.mikix.com

vidaemto

3 Comment

  1. Oi Mari. Que pena saber que este ano o “desânimo” te pegou… Eu senti um pouco no início do ano – PRECISAVA de sol – mas ai comecei a tomar vitamina D e melhorou muito. Beijos e se cuida

    1. Mari Cimini says:

      É, eu também comecei a tomar vitamina D e deu uma melhorada. Acho que a minha rotina também está me desanimando. Ainda bem que jaja a primavera começa! 🙂

  2. Ia falar a mesma coisa que a Gaby, de repente um vitamina D resolve esse problema de desânimo… eu também já tomei e ajudou bastante.
    Mas foca na primavera, logo ela está aí … amo ver aquele verdinho claro das coisas brotando.
    Bjão

Comentários fechados.