Histórico de Crédito no Canadá: O que é e Como aumentá-lo

Já mencionei antes que pra aluguar um apartamento aqui no Canadá, normalmente é preciso do credit score, que é um número calculado de acordo com as suas finanças e crédito de pagamento no país. Nesse post, vou esclarecer o que é o histórico e como melhorá-lo.

O que é histórico de crédito?

O histórico de crédito, como o nome diz, é um levantamento do seu crédito no Canadá, ele começa a ser calculado quando você abre a sua primeira conta no país, seja um cartão de crédito, uma conta de celular, internet. Com esse histórico é gerado o credit score que é a pontuação calculada de acordo com o tempo de crédito você tem e com o seu comportamento financeiro. Essa pontuação indica o risco que você representa pra instituições de crédito comparado aos outros consumidores, para por exemplo obter um financiamento, alugar um apartamento, pegar um empréstimo e outros.

Como obter o relatório?

O relatório de histórico de crédito pode ser obtido por duas empresas no Canadá, a TransUnion ou o Equifax, o relatório completo pode ser pedido de graça pelo site e é entregue pelo correio, mas o credit score só pode ser feito online ou nas lojas físicas, e custa em média $25. Eu usei o Equifax online e obtibe o relatório na hora.

Qual pontuação é considerada boa?

A pontuação varia entre 300 e 900 pontos, sendo que acima de 680 é considerado bom.

Como melhorar o credit score?

  • Inicie o seu histórico de crédito o mais rápido possível.
  • Pague o valor total das contas e em dia. Nas contas de cartões de crédito no Canadá, aparece o valor total a ser pago e o valor mínimo de pagamento, se você não puder pagar o valor total, pague pelo menos o mínimo, e entre em contato com o banco pra negociar o restante do valor. Quanto mais vezes você paga o mínimo ou atrasa o pagamento, mais afeta a pontuação. Atraso no pagamento de contas de telefone, internet ou cabo também influenciam no credit score.
  • Aceite ofertas do banco para aumentar o limite do seu cartão de crédito, mas nunca use até o limite, a não ser que você tenha condições de pagar o valor integral. Evite pedir aumento do limite do cartão de crédito frequentemente, pois quando o aumento é negado a pontuação é afetada. Normalmente o banco oferece o aumento do limite quando eles vêem que você é qualificado para o aumento.
  • Evite ter vários cartões de crédito, e cancele os que você não usa. Infelizmente o limite do cartão pra quem acabou de chegar costuma ser bem baixo, em torno de $500, ou então, quando mais alto, exigem que você tenha a quantia do limite sempre na sua conta, e por isso muita gente pensa em aplicar pra vários cartões ao mesmo tempo, isso faz com que a pontuação caia, pois isso é considerado crédito de risco.

Para mais informações, consulte aqui.

4 Comment

  1. Mari Cimini says:

    Oi Guilherme, do Brasil a única coisa que você pode fazer é mostrar o extrato do banco pra provar que você tem dinheiro pra pagar o aluguel. Mas sinceramente não aconselho a alugar nada pra muito tempo estando no Brasil, feche algo de um mês e depois que chegar procure algo mais permanente.

  2. Guilherme Trento says:

    Boa tarde! e para fazer o credit score do BRASIL, alguma sugestão? vamos alugar um apartamento, mas a real state pede esse documento. Obrigado pela ajuda!

  3. Mari Cimini says:

    Pra quem chegou e ainda não tem um histórico bom, você pode alugar diretamente com o dono do imóvel, ou oferecer pra pagar alguns meses de aluguel adiantado. Pra alugar com agentes imobiliários aí você vai precisar do credit score com certeza, mas alugando diretamente alguns donos aceitam sem quando você explica que acabou de chegar e que tem dinheiro pra pagar o aluguel.

  4. Eve says:

    Mari, para quem acabou de chegar no Canadá, como faz para alugar um apartamento? Esse histórico de crédito não será possível com tão pouco tempo?

Deixe uma mensagem