O Que eu Achei do meu Curso de Educação Continuada

Educacao continuada no Canada

Em um post anterior expliquei o que é um curso de educação continuada, e pra quem ele é de grande valia, e muita gente gostou muito da dica. Hoje eu quero contar um pouco a minha opinião sobre o curso que eu estou fazendo no George Brown College

Educacao continuada no Canada

Eu fiz minha pós graduação no George Brown College, e dois anos após terminar o curso, senti que precisava voltar a estudar pra me aprofundar um pouco mais na área que eu queria seguir minha carreira (pra quem não sabe, eu trabalho com publicidade/marketing e estou me aprofundando no marketing digital). Aproveitando que a empresa que eu trabalho incentiva os funcionários a fazer cursos, dei uma olhada em outros colleges também, mas acabei optando pela GBC novamente pela comodidade de ser em downtown. A segunda opção seria a Universidade de Toronto, mas infelizmente os cursos lá são muito mais caros.

Curso escolhido

Escolhi o curso de Digital Analytics que aprofunda um pouco em técnicas de SEO, infográficos e análise de campanhas de marketing digital. Pra pegar o certificado eu são quatro matérias obrigatórias e duas eletivas, e cada matéria tem duração de uma média de dois meses.

Carga horária e professores

Estou fazendo uma matéria por vez, uma vez por semana, porque não queria ficar sobrecarregada com trabalho, aulas de francês e mais aulas do college. Cada aula dura aproximadamente 2:30 horas (18:15 as 21:00), e de forma geral, as matérias são bem fáceis e não exigem muito dos alunos. Cada matéria até agora foi avaliada de forma diferente, em algumas os professores passaram trabalhos pra ser entregue na semana seguinte, em outras eu tinha provas e quizzes e em outras tive trabalho em grupo.

Os professores são pessoas que trabalham na área e dão exemplos reais do que estamos estudando, e achei isso bem legal. Além disso, eles se prontificam a tirar várias dúvidas em assuntos mais aprofundados, e passar materiais extra caso os alunos queiram aprender um pouco mais sobre algum assunto fora da aula.

Cometi o erro grave de optar por uma matéria online ao invés de presencial, e simplesmente odiei. Me arrependi amargamente da minha decisão, e de tanto reclamar até consegui meu dinheiro de volta pra essa matéria. Infelizmente achei a matéria online muito superficial, pois o professor apenas passava textos que seriam facilmente encontrados na internet pra gente ler. A matéria que fiz online foi de SEO (Search Engine Optimization), e como é um assunto novo e que está em constante mudança, livros não conseguem acompanhar, e o ideal é ler online mesmo, mas isso eu poderia ter feito apenas pesquisando no Google, sem precisar pagar pelo curso, e esse foi meu argumento com o diretor do curso.

Essa foi a única matéria que não gostei até agora, e simplesmente porque foi online, as outras matérias foram muito boas e em algumas relembrei conceitos que eu já tinha me esquecido, e em outras aprendi muitas coisas novas que pude começar a usar imediatamente no meu trabalho.

As matérias que eu fiz foram:

No geral eu achei que o curso valeu a pena, aprendi bastante coisas, mas infelizmente não é super aprofundado, mas isso eu já esperava por ser matérias isoladas e de curta duração. Esses cursos de educação continuada são mais recomendados pra quem não tem muita experiência na área ou está procurando mudar de área de trabalho.

Claro que a experiência ruim com curso online é específico desse curso, não sei como são as outras matérias pois não fiz. Mas acho que as matérias online valem a pena ser feitas por pessoas que não tem tempo de ir na aula presencial, como quem trabalha à noite, ou mamães que tem que ficar em casa com os pequenos por exemplo.