Documentos necessários para alugar um apartamento no Canadá

aluguel-toronto

No Brasil precisamos de um fiador pra alugar um apartamento, e eu me lembro bem de ouvir pessoas reclamando disso quando se mudavam pra uma cidade que não conheciam ninguém. Se é difícil conseguir um fiador em outra cidade, imagine em outro país? É por isso que pra alugar um apartamento/ casa no Canadá não é preciso um fiador, mas sim outros documentos pra provar que você terá condições de pagar o aluguel.

aluguel-toronto

Não vou dizer que é super fácil alugar algo por aqui, mas também não é super difícil, principalmente se você tem um emprego, fica mais fácil. Outros fatores a se considerar são o valor do aluguel, e se a negociação é feita diretamente com o dono, ou se tem um agente imobiliário envolvido na transação.

Aqui vou listar os documentos básicos necessários, mas lembre-se que pode variar de acordo com os fatores listados acima.

Credit Score:

O credit score é o histórico de crédito do Canadá, que é calculado por uma pontuação. O seu histórico começa a ser calculado a partir do momento que você abre a sua primeira conta no Canadá, seja pra cartão de crédito, telefone, internet ou algum outro serviço. A pontuação reflete a sua situação atual de crédito, e pode mudar de acordo com o seu comportamento, por exemplo, se você pagou suas contas em dia, não tem vários cartões de crédito estourados, não tem empréstimos, sua pontuação não será ruim, mas será mais baixa dependendo to tempo da sua chegada. Pra obter o relatório do credit score, você pode escolher usar os serviços da TransUnion ou do Equifax e tudo pode ser feito online. Pra obter o relatório credit score online na hora, serviço custa em torno de $25, mas você pode pedir o relatório completo, sem o credit score de graça pelos correios, mas demora mais. O processo é super fácil, basta preencher as informações necessárias, pagar e você recebe o relatório para ser entregue para o proprietário/agente imobiliário do lugar que você quer alugar.

Employment Letter:

Como aqui no Canadá não temos uma carteira de trabalho ou um documento que mostre onde trabalhamos, pra alugar um apartamentos precisamos pedir ao empregador uma carta que comprove o emprego, salário e quanto tempo estamos na empresa. Essa carta é padrão e as empresas estão bem acostumadas com o modelo.

Extrato Bancário

Mesmo com a carta provando quanto ganha, algumas vezes é necessário provar que você tem dinheiro no banco. Essa exigência não é tão comum, mas pode acontecer, por isso, esteja preparado pra tirar um extrato do banco. Esse extrato pode ser tirado online ou você pode ir ao banco e pedir pra eles imprimirem pra você.

Certified Cheque/ Money Order/ Bank Draft:

Uma regra padrão aqui é pagar o primeiro e último mês de aluguel no primeiro mês. O que normalmente acontece é que pedem um certified cheque /money order ou bank draft pra cobrir o último mês e pedem os cheques pre-datados pros outros meses, normalmente o contrato é de 12 meses, e por isso pedem 11 cheques pre-datados mais esse cheque. A diferença entre o certified cheque/ money order ou bank draft pros cheques pre-datados é que o primeiro você tem que ir no banco pra fazer, e o dinheiro sai da sua conta imediatamente, os outros vão sendo descontados a cada mês. A diferença entre os três é basicamente a taxa a ser paga pelo serviço, que pode variar de banco pra banco.

Post dated cheques:

Primeiro você vai precisar de um talão de cheques, e isso aqui demora um pouco, não é igual nos bancos do Brasil que pode ser impresso no caixa eletrônico, então faça o pedido do talão assim que abrir a conta no banco. A maioria dos lugares vai pedir cheques como pagamento de aluguel, se não pedirem todos pre-datados, vão pedir pra ser entregue a cada mês.

Referências dos últimos landlords:

Landlord é como é chamado o dono do imóvel que você está alugando. É bem comum pedirem referências passadas quando preenchemos um formulário pra alugar um apartamento. Mas se esse é o primeiro lugar que moramos, como teremos referência? Nesse caso, o ideal é explicar a situação e dar a referência do lugar temporário que você ficou, seja uma homestay, Airbnb, hotel, casa de amigo ou o que for.

Referência pessoal:

Na maioria das aplicações pra aluguéis, além da referência dos últimos landlords, eles também pedem referência pessoal, que pode ser um amigo, parente ou qualquer pessoa. Nessa parte, é preciso apenas colocar o nome de uma pessoa e um telefone. Eu nunca vi checarem essas informações, mas enfim, a maioria das aplicações pedem isso também.

SIN Number:

O Social Insurance Number é um número de identificação necessário pra trabalhar legalmente aqui no Canadá ou pra ter acesso à programas do governo e benefícios. Em aplicações de aluguel, tem o espaço pra colocar esse número, mas não é obrigatório preencher isso, e na verdade nem é recomendado por questões de segurança, já que esse é um número confidencial. Normalmente esse número é pedido pra o credit score seja checado, mas se você já está fornecendo o relatório, o landlord não precisa do seu SIN Number.

Esses são os documentos mais comuns na hora de aplicar pra alugar uma casa ou apartamento no Canadá, eles podem variar, mas são mesmo os mais básicos. Em caso de você não ter todos os documentos necessários, você pode negociar para pagar mais meses adiantados ou provar que tem dinheiro no Brasil. Segundo o Ontario’s Residential Tenancies Act, que é o órgão que regulamenta aluguéis, o landlord não pode exigir que você pague mais de dois meses (primeiro e último) adiantados, mas você pode oferecer. Nesse caso, exija um recibo dos pagamentos feitos, e um contrato de aluguel. Outra dica é negociar diretamente com o dono, nesse caso, há mais chances de conseguir alugar algo sem prova emprego fixo, ou credit score, independente do tipo de acordo, SEMPRE exija um contrato de aluguel.

Photo by stockvault

Deixe uma mensagem