Golpes Mais Comuns no Canadá

Um dos golpes mais comuns que estrangeiros caem quando chegam ao Canadá é o golpe do aluguel. Você começa a procurar um lugar pra morar ainda do Brasil, se depara com uma casa linda pra alugar com localização e preço excelentes e já quer logo ir alugando sem nem ver. A pessoa do outro lado do e-mail te pede pra fazer um depósito do dinheiro pra cobrir o aluguel de aluns meses, e diz que a chave estará disponível quando você chegar. Quando você chega, descobre que ninguém deixou uma chave pra você, e que a pessoa que estava negociando nem mesmo mora naquele endereço. Pronto, você acabou de cair em um golpe! Já falei sobre esse golpe em outro post, e é uma coisa pra se ter muito cuidado, nesse outro post dou dicas de como evitar cair nesse golpe.

Infelizmente por aqui também existem muitos aproveitadores que tentam tirar vantagem de pessoas inocentes e não é só o golpe do aluguel que temos por aqui. Nesse post gostaria de falar de golpes aplicados pelo telefone e e-mail, que muita gente cai. O cenário normalmente é parecido, uma pessoa te liga, dizendo que faz parte de um departamento do governo e que você precisa pagar uma quantia que está devendo, ou que você ganhou um prêmio, ou alguma outra desculpa pra cobrar algo, em seguida, dão algumas alternativas de pagamento, como compra de gift card, ou transferência de dinheiro por empresas do tipo Western Union, e até mesmo pedem os dados do cartão de crédito. As formas de pagamento já são uma bandeira de que algo está errado, mas muita gente cai. 

Segundo uma matéria no National Post , em 2014 o departamento anti-fraude recebeu 75 queixas de ligações falsas pelo CIC (imigração) e 1251 pelo CRA (imposto de renda). Já em 2015, as queixas aumentaram bastante, sendo 381 para o CIC, envolvendo um prejuízo de mais de $106,000 para a população, já o golpe do CRA teve 2855 queixas, e o prejuízo de mais de $250,000. Esse número só aumenta, e é bom ficar atento pra não cair num golpe desses:

Golpe da imigração:

Uma pessoa liga, dizendo que é do CIC e que você está em situação ilegal no Canadá (ou precisa atualizar seu status) e pede informações pessoais (númedo da conta do banco, número do passaporte, SIN number) ou até mesmo pagamento de taxas pelo telefone. Esse golpe é fácil de cair já que mais da metade da população canadense não nasceu aqui. Esse golpe também é comum por e-mail, e é sempre bom ficar atento ao clicar em links de emails. Normalmente quando o CIC quer entrar em contato, eles mandam um e-mail, falando pra fazer o login no site e ler a correspondência.

Citizenship and Immigration Canada (CIC) tem uma página em seu site listando todos os tipos de golpe comuns, e deixa claro que não entra em contato com as pessoas por telefone com o objetivo de cobrar pagamentos. Eles podem sim entrar em contato para pedir informações adicionais pra um processo em adamento, mas nunca pedem dinheiro no telefone. Quando um oficial do CIC entra em contato, eles não pedem pra pessoa confirmar informações pessoas que já foram enviadas em formulários de aplicação de visto/imigração, pelo contrário, eles se identificam, e te dão informações sobre o seu processo que só a imigração ou você saberia (número do processo por exemplo).

Golpe do CRA:

Esse golpe acontece com mais frequência em períodos após o imposto de renda (o prazo de entrega do imposto de renda é no final de Abril). O CRA (Canada Revenue Agency) assim como CIC, não pede confirmação de informações pessoais no telefone, e também não entra em contato diretamente por email (envia um email avisando que você tem uma nova mensagem no site). Golpistas ligam dizendo que precisam das suas informações pessoais e bancárias pra cobrar o que você está devendo, e assim pegam todas as suas informações, eles ameaçam dizendo que se a pessoa não pagar o que é devido serão presas ou até deportadas (caso não sejam canadenses).

Golpe da loteria/viagem/ prêmio:

Esse telefonema é um que eu recebo frequentemente, uma gravação diz que você ganhou um prêmio e que pra receber terá que pagar um valor, e na própria ligação já te dá a opção de pagar pelo cartão de crédito. Não sei quantas viagens já ganhei cruzeiros nessas ligações, e o mais engraçado, nunca nem participei deles. Nesse golpe desconfie de prêmios que você tem que pagar pra receber, e também desligue o telefone caso você não se lembre de ter participado de um sorteio. Nesse golpe, muitas vezes é pedido gift cards como pagamentos ao invés de depósitos em conta.

Golpe do Emprego:

Você é chamado pra um emprego dos sonhos, que vai te pagar muito dinheiro super rápido, mas antes que você comece, você precisa fazer um depósito, ou pagar pelo material do trabalho. Esse é um golpe muito comum também, e pega quem está desesperado por um emprego. Duvide de empregos que oferecem alto pagamento e principalmente desconfie quando você tem que investir dinheiro para que possa começar a trabalhar, afinal, a empresa é quem deveria arcar com todas as despesas do funcionário, e não o contrário.

Esses são só alguns exemplos de golpes que as pessoas caem e que podem deixar uma dívida imensa. Se você receber uma ligação/e-mail desses ou de qualquer outra coisa que ache suspeito entre em contato com Canadian Anti-Fraud Centre e denuncie!