Intercâmbio por agência ou sem agência?

Fazer um intercâmbio é o sonho de muita gente, e era o meu também. Tomar a decisão de passar um tempo em outro país não é uma coisa barata, e deve ser pensada com muito cuidado. Ao começar as pesquisas sobre o assunto, vem a dúvida, uso uma agência ou faço tudo por conta própria?

Essa decisão pesa mais ainda quando começamos a pesquisar e vemos os preços de cada coisa, e esse preço aumenta um pouco quando adicionamos as taxas da agência. Eu gosto de ter controle sobre o meu planejamento, mas quando fiz meu intercâmbio, acabei optando pela agência pela praticidade e pelo número de detalhes que eu nem sabia que existiam. Eu não me arrependo nem um pouco, e nesse post gostaria de listar os pros e contras de contratar uma agência de intercâmbio ou para o College.

Vantagens de contratar uma agência de intercâmbio

  • Comodidade no planejamento feito por profissionais experientes: As agências sabem tudo que um estudante vai precisar, e vai oferecer os pacotes incluindo escola, seguro, moradia, e tudo do jeito que o estudante está procurando.
  • Assistência em todos os detalhes que envolvem um intercâmbio: Eu gosto de dizer que as agências fazem o serviço do Google pra você, tudo o que eles vão te mostrar, você conseguiria por conta própria, a diferença é que eles vão te dar tudo já mastigadinho, só pra você escolher.
  • Preços promocionais em passagens, seguros e escolas quando se fecha um pacote: Principalmente agências grandes conseguem oferecer um pacote com descontos maior quando você fecha com eles.
  • Maior flexibilidade no pagamento e parcelamento: Agências no Brasil podem parcelar um intercâmbio a perder de vista, se você fechar direto, vai ter que pagar tudo a vista e em dólar, ou moeda do país que deseja ir.
  • Oferta de programas diferentes de acordo com idade, e condição financeira: Como as agências tem acesso a vários tipos de programas, eles vão saber indicar do jeito que você procura.
  • Assistência durante o intercâmbio: Se você fecha com uma agência, eles também te dão assistência durante o período do curso, por exemplo, se der algum problema com a escola, eles vão te ajudar a resolver, isso é extremamente importante principalmente pra quem ainda não fala inglês ou não domina a língua completamente.

Desvantagens de contratar uma agência de intercâmbio

  • Pagamento de taxas extras pela consultoria: Você pagará uma taxa pela comodidade de uma empresa fazer tudo por você, e algumas vezes essas taxas são bem altas.
  • Opções limitadas de escolas e colleges: As agências tem parceria com um número de escolas, e só oferecem essas, optando por fazer tudo por conta própria, você terá mais opções pra escolher.
  • Falta de transparência na qualidade de ensino: Algumas agências querem vender e ganhar sua comissão, e muitas vezes vendem uma escola que não tem tanta reputação só pela comissão mais alta.

Conclusão

Se você não fala inglês, eu recomendo 100% fechar o intercâmbio por uma agência, se você fala, eu recomendo pesquisar por conta própria, entrar em contato com a escolas e colleges, e só depois decidir se vale a pena pagar as taxas extras. Uma dica muito importante é não escolher tudo de mais barato, por exemplo a escola mais barata, ou a agência mais barata, pois essa escolha pode acabar saindo cara, opte pela qualidade, e não pelo preço.

Photo designed by Freepik

Deixe uma mensagem