Como Melhorar o Inglês Mais Rápido no Intercâmbio

Já vi vários posts sobre como melhorar o inglês mais rápido no intercâmbio e a maioria das dicas são as mesmas, mas gostaria de compartilhar minha experiência e como eu fiz pra melhorar. Como já disse em um dos primeiros posts, depois de dois meses estudando, eu parei a escola e comecei a trabalhar. Fiz isso porque meu inglês melhorou mais rápido do que o previsto, e fui aconselhada a começar a trabalhar já que era verão, época mais fácil de conseguir empregos e também porque trabalhando é uma maneira ótima de aprender novo vocabulário, perder a vergonha de falar com canadenses e melhorar o listening.

Todo mundo sabe que deve-se evitar brasileiros, fazer amigos estrangeiros e falar o máximo que puder em inglês. Eu realmente evitei brasileiros ao máximo no começo, tentava conversar sempre em inglês, principalmente porque quando chegava em casa, já falava com os amigos e família no Skype em português. Além disso, com o trabalho, conheci vários canadenses e pude aprender mais a linguagem informal. Também experimentei coisas diferentes, fui a museus, shows e provei comidas que nunca imaginaria que um dia provaria, e gostei! Aqui vão outras dicas pessoais:

Estude antes de viajar

A gramática é a mesma em qualquer lugar e é bom saber pelo menos o vocabulário básico. Intercâmbio é bom para melhorar pronúncia, e entendimento e ampliar o vocabulário, e se você já souber a gramática tudo ficará mais fácil.

Saia da zona de conforto

Fazer amizade com brasileiros é mais fácil, eles possuem a mesma mentalidade e gostos parecidos, mas tente conhecer gente de outros países, você vai se surpreender como eles podem ser parecidos com a gente, e tenho certeza que você vai se identificar com vários deles, sejam coreanos, japoneses, árabes, latinos ou europeus. E quem sabe até acha um romance por aqui.

Não tenha vergonha de errar

O Canadá é um país multicultural, e é bem normal quem mora aqui não ter o inglês como primeiro idioma, por isso todos são bem pacientes com quem não tem o inglês perfeito, e tentam ajudar bastante. Portanto, não tenha vergonha de usar o seu inglês, mesmo que ele não seja muito bom, tente, tente, desenhe, faça mímicas até que você seja entendido.

Vá a lugares locais

Aqui em Toronto tem alguns lugares frequentados por estudantes internacionais, eles são divertidos, mas lá você vai apenas conhecer pessoas como você, e não vai experimentar a cultura local. Vá a bares universitários, participe de grupos de dança, teatro, música ou qualquer coisa que você tenha interesse, e puxe papo, converse, faça perguntas, faça amigos.

Assista filmes, ouça música e leia

Esse tipo de exercício são coisas que você poderia sim fazer em qualquer lugar, mas quando está em outro país imerso na cultura e língua local você vai perceber semelhança nas palavras que você está aprendendo com o que leu, ouviu, cantou, e com o tempo até vai começar a usá-las. Além disso, é importante ler jornais por exemplo, pra ficar atento a tudo que acontece na cidade.

Nunca diga NÃO

Seus novos amigos vão te chamar pra programas que você não gosta muito, ou que nunca experimentou. Tente ir ao máximo de coisas possíveis. Em um desses você vai descobrir alguma coisa que não conhecia e que gosta, ou pelo menos vai adquirir um pouco mais de conhecimento sobre algum assunto, e claro, tudo é diversão. Vá ao Karaoke com os Coreanos, coma comida africana, beba sake com os japoneses, dance raggaton com os latinos e divirta-se aprendendo!

5 Comment

  1. aline says:

    Amei esse curso

  2. Ephran Brown says:

    Muito boas as dicas de aplicativos. Mas sinceramente, na minha opinião, esses aplicativos funcionam melhor quando você já tem pelo menos um pouquinho de conhecimento, assim você pode "treinar" mais e aproveitar melhor o que eles tem a oferecer. No meu caso decidi investir aprender o idioma com um curso de japonês por skype (httpsss://preply.com/pt/japonesa-por-skype) para ter uma base da pronúncia, tirar dúvidas quanto a palavras similares em português e agora acho muito mais fácil estudar por conta.

  3. Mari Cimini says:

    Fazer um intercambio não apenas muda sua vida profissional mas também a pessoal. Quem faz intercambio amadurece muito, e aprende tanto. Também recomendo fazer, é uma experiencia inesquecível.

  4. lucas ramires says:

    ótima postagem todo mundo diz que no intercâmbio realmente você muitas experiências que mudam sua vida como profissional.Muito recomendado faze-lo.Parabéns.

  5. lucas ramires says:

    ótima postagem todo mundo diz que no intercâmbio realmente você muitas experiências que mudam sua vida como profissional.Muito recomendado faze-lo.Parabéns.

Deixe uma mensagem