Como Tirar os Documentos Canadenses

Pra quem vem passar um período superior a seis meses no Canadá, existem alguns documentos que são necessários/ úteis para a sobrevivência local e que muita gente não sabe. É o SIN Card, Ontario Photo ID e a carteirinha de estudante do TTC.

Uma coisa curiosa daqui é que os canadenses não têm um número de identificação como a gente tem o CPF no Brasil. Cada província tem sua identidade, em Ontário por exemplo tem a Ontario ID ou então a carteira de motorista, nesses documentos constam um número de identificação, endereço, altura e idade, mas o número de identificação desses documentos é raramente usado, por exemplo, quando você liga pra pro servidor da internet pra fazer uma reclamação, o número associado com o cadastro deles é o seu telefone, e não o seu número da identidade/carteira de motorista.

Quero deixar claro que esses documentos não tem nada a ver com o processo de imigração pro Canadá. A carteira de identidade do Canadá é uma boa alternativa pra não precisar andar com o passaporte o tempo todo, e evitar dor de cabeça em caso de perda ou roubo, apenas substitui o nosso documento brasileiro, mas não dá nenhum outro privilégio no Canadá. Já o SIN number é necessário pra trabalhar no Canadá, e a carteirinha de estudante do TTC é apenas uma forma de economizar ao comprar o metropass mais barato.

SIN Card

O Social Insurance Number é como se fosse a carteira de trabalho daqui, é o número de registro necessário pra trabalhar legalmente aqui ou pra ter acesso à programas do governo e benefícios. O número para quem não é canadense tem o 9 na frente, e é assim que eles identificam os estrangeiros dos canadenses com esse documento.

Onde tirar? Service Canada (já vi algumas pessoas falando que conseguiram tirar no aeroporto quando chegaram, mas não achei nenhuma informação sobre isso. Se você chegou, pergunte no aeroporto, e se quiser, deixe as informações nos comentários que eu atualizo aqui pra ajudar os próximos que vierem).

O Que precisa? Comprovante de endereço, Passaporte e work permit válidos.

Quanto custa? O serviço é gratuito e você recebe seu número na hora (antigamente eles enviavam um cartão pelo correio, agora só dão uma carta na hora com o número, e é bom sempre guardar com cuidado e num local seguro.

Importante: O SIN Number tem validade de acordo com a validade do work permit, se você renovar sua permissão de trabalho, é necessário ir ao Service Canada e atualizar o seu status. O mesmo deve ser feito quanto virar residente permanente. Esse número é o que te permite trabalhar legalmente no Canadá e é importante também quando você quer abrir uma conta bancária ou alugar um apartamento, não é mandatório mas ajuda.

Ontario Photo Card

É uma identidade canadense que qualquer pessoa pode fazer e que é muito útil pra substituir o passaporte. Essa identidade é válida pra quem não tem carteira de motorista canadense e é a identidade oficial daqui pra qualquer ocasião que é necessário apresentar identidade.

Onde tirar? Service Ontario 

O que precisa? Passaporte e study permit válido

Quanto Custa? $35. Pode ser pago com débito, crédito ou dinheiro. É enviada pelo correio.

Importante: A Ontario Photo ID só é válida pra quem não tem carteira de motorista, e quando você tira a carteira de motorista, esta identidade perde o valor.

Apesar de aceitarem em quase todos os lugares a carteira de identidade ou de motorista brasileiras aqui, é uma boa tirar essa carteirinha pra não precisar ficar andando com documentos brasileiros aqui. Já pensou se você perde seu passaporte ou algum outro documento do Brasil? Imagina a dor de cabeça…

Mais informações: www.ontario.ca/ontario-photo-card

TTC Student Photo ID

Muita gente não sabe, mas se você for estudante full-time de uma escola de inglês você pode fazer essa carteirinha e pagará o preço de estudante no metropass. Já vi vários lugares anunciando o metropass VIP que custa mais barato, mas quem vai ficar mais tempo vale a pena fazer essa outra carteirinha pra pagar mais barato e economizar um pouco mais. Pra quem não é estudante, usa muito o TTC e quer pagar mais barato, uma outra opção é o plano de desconto do TTC.

Onde tirar? Sherbourne Station

O que precisa? Passaporte/ Ontario ID e comprovante de que você é estudante. Pode ser a carta de aceitação da escola, ou o horário das aulas se você estiver estudando em um college.

Quanto custa? $5,25. O pagamento é em dinheiro e eles não dão troco.

Importante: Algumas escolas de inglês não são aceitas, veja aqui as escolas aceitas.

Esse cartão precisa ser mostrado no ônibus/ streetcar/ metrô todas as vezes junto com o metropass, normalmente os motoristas não pedem essa carteirinha, mas se você for pego usando o metropass de estudante sem a carteirinha, eles podem pegar seu metropass e ainda te cobrar uma multa.

Mais informações: www.ttc.ca/Getting_a_ttc_photo_identification

Mais informações em como usar o TTC aqui.

23 Comment

  1. Mari Cimini says:

    Oi Luciana. Eu aconselho tirar o SIN Number assim que chegar, e o Ontario photo ID assim que tiver uma residência mais definitiva pq o documento vai ser enviado pelo correio e nele vai ter o endereço. Aí por exemplo se você estiver numa moradia temporária vai constar esse endereço, fora que corre o risco de chegar depois que você já tiver se mudado. Caso você já venha com um endereço mais fixo, aí da pra tirar tudo junto.

    A photo Id não inviabiliza a carteira de motorista, mas uma cancela a outra. Aí se você tiver a Id e tirar a carteira de motorista, a id será cancelada e a carteira de motorista passa a ser o seu documento oficial. Se você quiser tirar a carteira de motorista primeiro, aí não precisa tirar a id.

  2. Luciana says:

    Oi, tudo bem? Me tira uma dúvida, se puder, você acha melhor tirar o SIN NUMBER e depois tirar o Ontario photo card, ou o contrário?

    Vi num site que o Ontario photo card inviabiliza a carteira de motorista, é verdade?

    “Note: If you have a driver’s licence and want to get an Ontario Photo Card, you have to give up your licence. Your driver’s licence will be cancelled when you apply for your Photo Card”.

    Grande abraço, obrigada por manter esta página =)

    Bjs!!

  3. Mariana Cimini says:

    Oi Anna, se o curso é de 3 anos eu acredito que você vai poder trabalhar desde o primeiro semestre. Você provavelmente já ganhará o work permit quando aplicar pro visto de estudo.

    Abraço

  4. Anna Carolina de Roldão says:

    Oi Mariana!!! Adoro seu blog!!!! Parabéns!!!!

    Estou indo para Toronto no final de agosto. Vou fazer um curso de Marketing (diploma avançado), por 3 anos, no Seneca. O curso também tem opção de co-op. Nesse caso, eu posso tirar o SIN Card??

    Obrigada!!!

  5. Mariana Cimini says:

    Todos os metropasses valem do dia 1 ao dia 30/31. Infelizmente não existe a opção de nenhum passe que valha por 30 dias a partir da compra. Se caso você chegue no meio do mês, a opção é comprar os passes semanais.

  6. Mariana Lennert says:

    Esse metropass VIP vale pelo mes, por exemplo, vale do dia 1 de janeiro ao dia 30 de janeiro? ou vale por 30 dias a partir da compra? Obrigada pela ajuda.

  7. Mariana Cimini says:

    Oi Gabriel, no seu caso eu recomendo que você compre o metropass VIP, muitas agências de intercâmbio e escolas vendem aqui. Ele custa $113, fica o mesmo preço se você fizesse a carteirinha de estudante e comprasse o metropass de estudante. O seu cartão de estudante internacional não vale pra comprar metropass mais barato.

  8. Gabriel Henrique Araújo Jorge says:

    Olá. Irei fazer um curso de 4 semanas na escola de ingles SEC toronto. Consigo fazer o cartão de estudante? Caso não consiga, a carteira de estudante internacional pode substituir esse cartao do metropass? Obrigado.

  9. Mariana Cimini says:

    Oi Wilson, considerando que você está com malas grandes e pesadas o melhor seria pegar um taxi mesmo. Onde é a sua homestay?

    Tem a opção do transporte público, mas com muitas coisas, e principalmente nesse horário não sei se seria o mais recomendado. Me manda o endereço da homestay por email que eu posso te dar uma dica melhor.
    marianacimini@gmail.com

  10. Mariana Cimini says:

    Oi Wilson, considerando que você está com malas grandes e pesadas o melhor seria pegar um taxi mesmo. Onde é a sua homestay?

    Tem a opção do transporte público, mas com muitas coisas, e principalmente nesse horário não sei se seria o mais recomendado. Me manda o endereço da homestay por email que eu posso te dar uma dica melhor.
    marianacimini@gmail.com

  11. Wilson Botelho says:

    Você tem alguma sugestão?

  12. Wilson Botelho says:

    Você tem alguma sugestão?

  13. Wilson Botelho says:

    Sim. De segunda à sexta-feira, 03 horas pela manhã e 03 hora à tarde.
    Saio do Brasil hoje às 20:00 e chego a Toronto por volta das 06:00 de amanhã.
    Também estou pesquisando a melhor maneira de ir do Toronto Pearson International Airport para meu Homestay. Não sei o que vale mais à pena, considerando que levarei uma mala grande, uma pequena e a mochila do laptop. Você tem alguma sugestão.

    Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda.

  14. Wilson Botelho says:

    Sim. De segunda à sexta-feira, 03 horas pela manhã e 03 hora à tarde.
    Saio do Brasil hoje às 20:00 e chego a Toronto por volta das 06:00 de amanhã.
    Também estou pesquisando a melhor maneira de ir do Toronto Pearson International Airport para meu Homestay. Não sei o que vale mais à pena, considerando que levarei uma mala grande, uma pequena e a mochila do laptop. Você tem alguma sugestão.

    Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda.

  15. Mariana Cimini says:

    Olá Wilson, 6 horas por dia é sim considerado full time. O curso é todos os dias da semana?

  16. Wilson Botelho says:

    Olá Mariana e parabéns pelo blog.
    É muito esclarecedor e tem ótima dicas.

    Minha dúvida é à respeito da TTC Student Photo ID e do Monthly Post-Secondary Student Metropass. Farei um curso de Inglês durante 12 semanas, 6 horas/dia, numa escola que consta na lista desse link que você publicou. Esse meu curso é considerado full-time? Posso solicitar a Carteirinha de Estudante e comprar o Passe Mensal de estudante?

    Muito obrigado.

  17. Mari Cimini says:

    Obrigada pelo carinho! Quando cheguei aqui não tive todas essas informações, e agora quero ajudar as pessoas a não passar pelo que eu passei. Continue lendo o blog que já já tem várias novidades!

  18. Mari Cimini says:

    Obrigada pelo carinho! Quando cheguei aqui não tive todas essas informações, e agora quero ajudar as pessoas a não passar pelo que eu passei. Continue lendo o blog que já já tem várias novidades!

  19. Rhaniery Tavares says:

    como são esclarecedoras as suas postagens! Parabéns! (e obrigada também haha)

  20. Rhaniery Tavares says:

    como são esclarecedoras as suas postagens! Parabéns! (e obrigada também haha)

  21. Mari Cimini says:

    Oi Mariana, que bom que está gostando do blog! Toronto realmente é uma cidade adorável. Seja bem vinda de volta! E aproveite a experiência. Não se esqueça de continuar lendo o blog e compartilhar.:)

  22. Mariana says:

    Mari,

    Estou adorando seu blog =D

    Eu e meu namorado estamos fechando pacote de Work & Study para o ano que vem, e gostei das dicas desses documentos e até mesmo sobre emprego, curiosidades …
    Ja estivemos ai ano passado (2012) e nao tem como nao amar esse país,ficamos em Toronto e sinceramente nao tem comparação. O desejo de voltar é grande

    Espero novos posts ^^

    Beijoos

  23. Mariana says:

    Mari,

    Estou adorando seu blog =D

    Eu e meu namorado estamos fechando pacote de Work & Study para o ano que vem, e gostei das dicas desses documentos e até mesmo sobre emprego, curiosidades …
    Ja estivemos ai ano passado (2012) e nao tem como nao amar esse país,ficamos em Toronto e sinceramente nao tem comparação. O desejo de voltar é grande

    Espero novos posts ^^

    Beijoos

Deixe uma mensagem